SóProvas


ID
3780247
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Vila Valério - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Paciente faz uso de diversos medicamentos, sendo que um deles aumenta o pH da urina. Tal situação contribui para a eliminação de medicamentos com caráter:

Alternativas
Comentários
  • Na excreção renal, temos três importantes e distintos processos fisiológicos, conhecidos como filtração glomerular, reabsorção tubular passiva e secreção tubular ativa. Durante a filtração, as drogas que não estiverem ligadas às proteínas plasmáticas sofrem passagem para dentro dos túbulos renais, através de poros presentes nos glomérulos. Nos túbulos renais dos néfrons, as drogas ainda podem sofrer reabsorção passiva e voltar para a corrente sanguínea, envolvendo transportadores de membrana presentes nas células epiteliais renais. Neste processo, moléculas de ácidos e bases fracas não ionizadas sofrem a reabsorção, ao passo que as moléculas no estado ionizado são passíveis à eliminação.

    Esta característica pode ser utilizada no manejo de drogas, frente a uma intoxicação, modificando o pH do meio para facilitar a excreção do fármaco em excesso no organismo. Como exemplo temos o fosfato de potássio e , utilizados para acidificar a urina, e o citrato de potássio para tratamento da litíase urinária provocada pelo excesso de ácido úrico, que ao alcalinizar a urina, promove a ionização e eliminação do ácido úrico.

    Fonte: https://www.infoescola.com/farmacologia/excrecao-de-medicamentos/