SóProvas


ID
3780673
Banca
FEPESE
Órgão
VISAN - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), de acordo com o texto.

( ) De acordo com a Teoria Contingencial, a liderança é um fenômeno dependente dos fatores líder, seguidores e situação.
( ) Segundo a Teoria dos traços de personalidade, o líder democrático é aquele que busca discutir as decisões em conjunto com a equipe e valoriza a participação de todos. Sua liderança caracteriza-se pela preocupação com as relações humanas.
( ) A Teoria dos traços de personalidade é centrada na figura do líder e busca identificar características e traços físicos, intelectuais, sociais e profissionais.
( ) O estilo de liderança laissez-faire, comparativamente ao democrático e autocrático, é o estilo que dá mais liberdade aos funcionários, desempenhando um papel discreto e permitindo que os subordinados tomem suas próprias decisões.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C Autocratico- centraliza todas as decisões. Democrático- descentralizada. Liberal - laisser faire- liberdade aos subordinados.
  • Erro da letra B esta em afirmar que e teoria dos traços..

  • Questão aborda algumas teorias que dizem respeito à forma como a liderança pode ser exercida. Tendo conhecimento sobre as teorias abordadas (Teoria dos traços, Teoria dos Estilos e Teoria Situacional), marque como V ou F.

    (V) A liderança Contingencial (Situacional) propõe que o líder tenha a capacidade de se adaptar às situações que surgem nas organizações. Assim, não existe um modelo de liderar, visto que é a situação ocorrida que determinará o modelo de liderança para cada caso.

    (F) De acordo com a Teoria dos Estilos, o líder democrático que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder ouve aqueles debaixo da sua liderança antes de tomar as decisões necessárias.

    (V) A Teoria dos Traços leciona que os líderes já nascem com as características/ traços necessárias para exercer a liderança. Acredita que os traços contidos em sua personalidade lhes distinguem dos liderados. Ou seja, a referida teoria busca por traços que distinguem líderes de não-líderes. Diante disso, é notável que essa abordagem ignora completamente os fatores situacionais.

    (V) A Teoria dos Estilos pressupõe que existem três formas pelas quais a liderança pode ser exercida, de modo autocrático, democrático e liberal. Ao passo que o modelo autocrático concentra todo o pode de decisão na figura do líder, a democrática busca incluir os liderados no processo de tomada de decisão, ora auxiliando o líder a decidir, ora decidindo com base no que o líder orienta. O outro estilo adotado na teoria é o liberal, em que participação do líder é mínima. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.

    GABARITO: C