SóProvas


ID
3797308
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Analise os seguintes dispositivos:

I. Resolução 17/1993 - Art. 5°, §5°: Em caso de flagrante de crime inafiançável, realizar-se-á a prisão do agente, que será entregue, com o auto respectivo, ao Presidente do Senado, atendendo-se nesta hipótese, ao prescrito no art. 53, § 3° da Constituição Federal.

II. Constituição Federal - Art. 53, §3° (redação original): No caso de flagrante de crime inafiançável, os autos serão remetidos, dentro de vinte e quatro horas, à Casa respectiva, para que, pelo voto secreto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão e autorize, ou não, a formação de culpa."

III. Art. 53, §2° (renumeração e redação dadas pela EC 35/2001): " Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão."

No caso de flagrante de crime inafiançável realizado por um Senador, qual procedimento deve ser adotado? 

Alternativas
Comentários
  • Lembrem-se do caso Delcidio.

  • GABARITO B

    O Corregedor do Senado deverá adotar o procedimento estabelecido na Resolução do Senado, por ser norma específica editada para o Senado Federal.

  • Não entendi a alternativa correta. Pensei que o texto constitucional deveria prevalecer sobre a resolução, pelo critério hierárquico, que prevalece sobre o critério da especialidade, que, por sua vez, prevalece sobre o temporal. Não seria um simples caso de antinomia de segundo grau?

  • Hugo Wigenter, não há conflito entre os critérios. Isto porque a resolução do Senado não é incompatível com as disposições constitucionais. Na verdade, ela apenas regulamenta o procedimento estabelecido pela Carta Magna. O presidente do Senado irá receber os autos da prisão em flagrante, mas será a própria casa legislativa que avaliará a necessidade da prisão, em conformidade com o mandamento constitucional. Perceba-se que o próprio artigo da resolução remete às disposições constitucionais.

  • Nao consigo entender essa questão. Peçam o comentário do professor. Por favor

    • TÍTULO XV (RISF)

    DOS PRINCÍPIOS GERAIS DO PROCESSO LEGISLATIVO

    Art. 412. A legitimidade na elaboração de norma legal é assegurada pela observância rigorosa das disposições regimentais, mediante os seguintes princípios básicos:

    (...)

    V - prevalência de norma especial sobre a geral;

    GABARITO: B, O Corregedor do Senado deverá adotar o procedimento estabelecido na Resolução do Senado, por ser norma específica editada para o Senado Federal.