SóProvas


ID
3801556
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Antes da domesticação, as fronteiras eram fluidas. A liberdade de abandonar um bando por outro fazia parte integral da vida do coletor-caçador. A integração mais ou menos obrigatória exigida pelas sociedades complexas prepara o terreno propício para a violência organizada. Em muitos lugares, as chefias nasceram da supressão da independência das comunidades menores. A centralização proto-política nas Américas foi com frequência impulsionada pelas tribos que tentavam desesperadamente confederar-se para combater ao invasor europeu. As civilizações antigas foram criadas em função da guerra e se pode dizer que a guerra é, ao mesmo tempo, a causa e o resultado deste estado.
Não mudou grande coisa desde que a guerra foi instituída pela primeira vez, enraizada no ritual e encontrando terra fértil na domesticação. Marshall Sahlins primeiramente apontou que o crescimento do trabalho segue o desenvolvimento da cultura simbólica. Pode se dizer que a cultura gera a guerra, apesar das declarações contrárias. Depois de tudo, o caráter impessoal da civilização se desenvolve com o surgimento do simbólico. Os símbolos (por exemplo, as bandeiras nacionais) permitem a nossa espécie desumanizar os nossos semelhantes, o que possibilita a carnificina sistemática dentro da espécie. (ANTES DA DOMESTICAÇÃO... 2017)

Os conflitos entre os humanos acompanham a história da humanidade, desde seus primórdios, podendo-se inferir que

Alternativas
Comentários
  • A a centralização política e administrativa que contribuiu para a formação do Estado centralizado no Egito Antigo e nas sociedades mesopotâmicas decorreu da necessidade de os povos coletores e caçadores se protegerem da concorrência comercial externa.

    Errada. Por volta de 3.500 a.C., os vários nomos da região do delta foram reunidos e formaram o reino do Baixo Egito, sob uma liderança única. O mesmo fizeram os povos do sul, que deram origem ao reino do Alto Egito. Ao que parece, um chefe do Alto Egito chamado Narmer ou Menés, não se sabe ao certo, uniu os dois reinos por volta de 3.200 a.C. A centralização do Egito nunca foi pelo motivo de se protegerem de concorrência externa.

    B o surgimento e a formação das primeiras civilizações e dos Estados centralizados na América resultou da necessidade das comunidades nômades ameríndias de se unirem contra os invasores europeus, no processo de colonização mercantilista.

    Errada. As sociedades nativas das Américas, já existiam muito antes de os europeus chegarem.

    C a formação dos Estados Nacionais, na época moderna, ocorreu com o objetivo de os europeus se protegerem do processo de invasão dos normandos, magiares e muçulmanos, o que acelerou o processo de urbanização e da aliança entre o rei, a burguesia e a nobreza.

    Errada. O processo de invasão dos normandos, magiares e muçulmanos era no período de Roma, além do mais, a formação dos Estados modernos ocorreu pelo enfraquecimento do feudalismo, e com o advento das grandes navegações que fez com que a burguesia se fortalecesse ainda mais no processo.

    D o nacionalismo, característico do século XIX, identificado com as ondas revolucionárias de 1820, 1830 e 1848, foi uma reação da burguesia contra as tentativas do restabelecimento do Antigo Regime, a partir das deliberações do Congresso de Viena.

    Correta. O Congresso de Viena foi uma tentativa dos reis de reorganizar a Europa após as guerras napoleônicas a fim de restaurar territórios perdidos pela ''bagunça'' de Napoleão Bonaparte. Obviamente que a burguesia não gostou.

    E o protecionismo, com o fim da Segunda Guerra Mundial, foi imposto às colônias afro-asiáticas pelas antigas metrópoles, como uma tentativa de manter os laços de dominação econômica e evitar a influência soviética nessas regiões.

    Errada. O protecionismo foi uma causa e não uma consequência da 2 Guerra. Além disso, a URSS estava bem enfraquecida como influência.