SóProvas


ID
3818116
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pai do vício nas telas agora quer oferecer a cura


       Quase 80% dos usuários de smartphones checam seus celulares nos primeiros 15 minutos depois de acordar. E a tendência é só piorar, diz Nir Eyal, professor de Stanford e consultor especializado em ajudar empresas de tecnologia a tornar seus produtos mais viciantes. Nesse mercado, ele afirma que “as empresas que vencem são aquelas que conseguem inventar os produtos mais grudentos”.

      Eyal esclarece que as empresas criaram o processo de fisgar pessoas, de jogar o anzol, acionando quatro passos básicos. Começa com um gatilho, algo que diz ao usuário o que fazer, podendo ser externo ou interno. No Facebook, por exemplo, seria uma notificação que chama atenção para o que está acontecendo na rede. Isso leva ao segundo passo, a ação, algo que o usuário faz em busca de uma recompensa. Ele vai abrir o aplicativo, checar a notificação e começar a ler seu “feed” de notícias. O terceiro passo é a recompensa variável. O psicólogo americano B.F. Skinner mostrou que, quando uma recompensa é dada sem que possa ser prevista, a ação se torna mais frequente. E, então, chega-se à fase do investimento: quando o consumidor usa o produto de forma a aumentar a probabilidade de voltar a usá-lo.

      Eyal admite que depois de um tempo, as empresas nem precisam mais de gatilhos externos. Em vez disso, eles começam a acontecer por causa dos gatilhos internos, associações na mente do usuário. Quando você está entediado, entra no YouTube, se se sente sozinho, abre o Facebook, se tem uma dúvida, checa o Google. Geralmente, são os sentimentos negativos que fazem as pessoas voltarem.

      Agora, Eyal começa a pensar em um método para reverter o vício e ele não está sozinho. Antigos executivos do Facebook e WhatsApp tornaram-se críticos da tecnologia. Eles criaram o vício e agora querem oferecer a cura. Mas para isso acontecer é preciso que os consumidores entendam como sentimentos ruins, como tédio ou solidão, são manipulados para mantê-los fiéis a essas empresas. “Quero que as pessoas pensem em formas de ganhar mais controle de suas vidas, em vez de serem controladas pela tecnologia”, arremata Eyal.

(www1.folhauol.com.br.Adaptado, acessado em 13.10.2019)

Assinale a alternativa que completa, corretamente, de acordo com o padrão da concordância, a frase.

Se anzol, gatilhos, recompensas, tudo __________ ?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ Se anzol, gatilhos, recompensas, tudo __________ ?

     a) colaboram para viciar o usuário, poderão haver soluções para livrá-lo do vício → INCORRETO. A concordância deve ser feita com o aposto resumitivo "tudo" (=fica no singular).
     b) colabora para viciar o usuário, haverão soluções para livrá-lo do vício → INCORRETO. Verbo "haver" com o sentido de "ocorrer/existir" é um verbo impessoal e deve-se manter no singular (=haverá).

     c) colabora para viciar o usuário, poderá haver soluções para livrá-lo do vício → CORRETO.
     d) colaboram para viciar o usuário, poderá haver soluções para livrá-lo do vício → INCORRETO. A concordância deve ser feita com o aposto resumitivo "tudo" (=fica no singular).
     e) colabora para viciar o usuário, poderão haver soluções para livrá-lo do vício → INCORRETO. Verbo "haver" com o sentido de "ocorrer/existir" é um verbo impessoal e deve-se manter no singular bem como qualquer verbo que o acompanhar (=poderá haver).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    colabora para viciar o usuário, poderá haver soluções para livrá-lo do vício

  • Se "haver" indicar existir, permanecerá no singular.

    "....Colabora para viciar o usuário, PODERÁ HAVER (=HAVERÁ) soluções para livrá-lo do vício?"

    Porém, substituindo haver por existir na frase, aí sim o existir vai para o plural.

    Ex: ...poderão existir (=existirão) soluções para livrá-lo do vício?

    Gab. Letra C

    FOCO, FORÇA E FÉ!

  • quanto a locução verbal vai a dica.

    Se o verbo principal for um verbo impessoal, a locução verbal fica no singular .

  • O verbo principal (haver) contamina o verbo auxiliar (poder) e como o verbo principal significa, nesse caso, existência, a locução verbal fica no singular:

    "... tudo colabora para viciar o usuário, poderá haver soluções (objeto direto pq a locução verbal é impessoal (Sujeito Inexistente), mas é transitiva) para livrá-lo do vício".

  • Quando, em predicados nominais, o sujeito for representado por um dos pronomes tudo, nada, isto, aquilo, ou '' coisais'', o verbo ser concordará com o predicativo( preferencialmente) ou com sujeito.

    Exemplos:

    -No inicio, tudo é/ são flores.

    GRAMÁTICA DO FERNANDO PESTANA

  • I) Na verdade, No primeiro caso temos uma concordância Feita com aposto resumidor..(nome mais abordado pelas questões de concurso ..não desmerecendo )

    Geralmente percebemos a presença de "tudo, Nada ,Ninguém (..) O verbo deve ficar na 3ª.

    O céu , a terra, o Mar tudo cooperou para o sucesso.

    Spadoto, José Maria, Concursos públicos.

  • ENUNCIADO "Se anzol, gatilhos, recompensas, tudo colabora para viciar o usuário, poderá haver soluções para livrá-lo do vício ?"

    O verbo deve concordar com o termo resumitivo (TUDO) e não com os termos enumerados.

    Haver = Sentido de existir = Impessoal (Não varia em número e gênero)

    Locução Verbal formada por "haver" no sentido de existir = Verbo auxiliar se torna também impessoal.

    Poderá Haver ~> Correto

    Poderão Haver ~> Errado

    LETRA A - colaboram para viciar o usuário, poderão haver soluções para livrá-lo do vício

    LETRA B - colabora para viciar o usuário, haverão soluções para livrá-lo do vício

    LETRA C - colabora para viciar o usuário, poderá haver soluções para livrá-lo do vício

    LETRA D - colaboram para viciar o usuário, poderá haver soluções para livrá-lo do vício

    LETRA E - colabora para viciar o usuário, poderão haver soluções para livrá-lo do vício

  • Questão traz os assuntos mais cruciais das cobranças em prova, o candidato tem que prestar o certame certo da concordância verbal do verbo haver, HAVER no sentido de existir é impessoal, lembrando também que o verbo auxiliar também ficará invariável.

    Agora, quanto aos pronomes:

    ex: Nem tudo são flores. Nem tudo é flores. As duas formas estão corretas

    Recomendo assistir à aula da nossa professora Izabel daqui do Qconcurso, explica muito bem.

    É preciso ter disciplina, pois haverá dias que não estaremos motivados.

  • Letra C

    C) Colabora para viciar o usuário, poderá haver soluções para livrá-lo do vício.

    O verbo haver é impessoal e estando numa locução, ele leva o verbo auxiliar ao singular mesmo que o núcleo de sujeito estava no plural.

  • C

    Que questão diferente, não?

    “Se anzol, gatilhos, recompensas, tudo __________ ?”

    - O verbo deverá concordar com o aposto resumitivo “tudo”, então, deverá estar no singular, tiremos (a) e (d);

    - Em (b), temos o verbo “haver” no plural, incorreta, também descartada “haverão soluções”;

    - Em (c), correto “colabora para viciar o usuário, PODERÁ HAVER soluções para livrá-lo do vício” aqui temos uma locução verbal em que o verbo principal é o verbo “haver”, logo o auxiliar não sofre variação e foi isso que a (e) fez: “poderão haver soluções”, por isso está errada.

  • DEPOIS DE UMA ENUMERAÇÃO, TEMOS UM TERMO COESIVO RESUMIDOR (TUDO, NADA...)

    LOGO, A CONCORDÂNCIA SERÁ FEITA COM ELE

    JÁ O VERBO HAVER, NO SENTIDO DE EXISTIR, INFECTA O OUTRO VERBO QUE ESTÁ COMO AUXILIAR, FICANDO, PORTANTO, OS DOIS INVARIÁVEIS

  • Resposta:

    O verbo haver quando significar existir ou acontecer ou ainda quando indicar tempo decorrido, é impessoal e, por isso, tem de ser conjugado na terceira pessoa do singular. Se houver a formação de locução verbal, o verbo auxiliar também ficará na terceira pessoa do singular. Os principais verbos auxiliares são os seguintes: ser, estar, ter, haver, poder, dever, ir, querer.

    A frase apresentada contém o verbo haver, que está acompanhado do auxiliar poder, no significado de existir, por isso é impessoal; ele e o auxiliar ficarão, portanto, no singular:

     

    – Sempre poderá haver  soluções para livrá-lo do vício