SóProvas


ID
3819247
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

      Os quatro quarteirões fechados para carros que compõem o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

      Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré).

      A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

      De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia. “A posição geográfica ajuda. Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

      Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

      Mas o forte são os calçados. “A cidade é um dos berços da comunidade armênia, que domina esse mercado”, explica Menezes.

(Amanda Nogueira. Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas. http://especial.folha.uol.com.br, 13.03.2016. Adaptado)

No trecho “Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais…” (3° parágrafo), a vírgula foi empregada pelo mesmo motivo que no trecho:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais…” (3° parágrafo)

    ➥ A vírgula foi usada para marcar uma enumeração de termos com a mesma função sintática (=sujeito); o mesmo ocorreu na letra E): Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa… (=termos com a mesma função sintática sendo enumerados= objetos diretos).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Vamos aos itens..

    A)  É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

    Usamos vírgulas diante de termos de ordem explicativa ou retificativas " ou melhor, aliás, isto é, claro " ( 556)

    B) o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

    Usamos vírgulas para separar adjuntos deslocados de usa posição natural ( 556)

    C)  A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. 

    Usamos vírgulas para separar termos intercalados no discurso. (557)

    Outro exemplo: O importante , insistiam, era que o plano desse certo.

    D) Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

    Usamos vírgulas para separar termos de ordem explicativa. Importante salientar que segundo a gramática é possível substituir por parênteses / parêntesis ou travessões. (558)

    E) Termos da mesma função sintética ou em enumeração.

    Fonte: Spadoto, 556-558, FTD, Pontuação.

    Equívocos? Mande msg.

    Valeu!!!

  • Assertiva E

    Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa… (6° parágrafo)

    Numerais como "1 moda ,2 bijuterias ........

  • da ideia de sequencia...

  • E

    ENUMERADORES

  • Vem tranquila Vunesp, vem tranquila !

  • ENUNCIADO - Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais…” [Claramente, a vírgula foi usada para enumerar termo que possuem uma mesma função sintática]

    LETRA E - Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa… (6° parágrafo)

    Cuidado, os termos em ambas as frases não possuem a mesma função sintática, mas em ambas as frases a vírgula está sendo usada para separar termos de mesma função. No primeiro período, os termos separados têm função de sujeito; no segundo período, função de objeto.

  • É empregada a virgula,devido a enumeração.Letra E

  • está enumerando

  • E

    No enunciado da questão, temos a regra de separar elementos de mesma função sintática: “Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes”, isto é, separando núcleos do sujeito composto do verbo “ser”. Em (e), gabarito, “Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias” separa objetos diretos, mas ainda, elementos de mesma função sintática. São a mesma regra.

  • Enumeração

  • Essa questão trata sobre a posição das vírgulas e as funções que elas exercem. As vírgulas são sinais indicativos de uma separação entre orações ou termos oracionais deslocados de sua função. Além disso, como veremos a seguir, as vírgulas também separam enumerações.

    De acordo com o enunciado, vamos buscar a opção que apresenta a mesma função para a vírgula desse exemplo:

    "Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito"


    Letra A: INCORRETA. A vírgula presente em "25 de Março, claro." separa uma interjeição da oração. Sem ela, a palavra claro poderia ser interpretada como um adjetivo, por exemplo.


    Letra B: INCORRETA. Nessa opção, o trecho "rua Antônio Agú, em Osasco, concentram" apresenta uma informação que explica a localização da rua. Ao colocar o adjunto adverbial entre vírgulas, forma-se um destaque para a informação a fim de que ela não gere má compreensão sobre onde a rua se situa.


    Letra C: INCORRETA. No trecho "A locutora Sonia De Piere, 53, é uma", novamente uma informação é adicionada ao sujeito e, para que não ocorra uma má compreensão da conexão entre o número e o local, colocamos a informação entre vírgulas.


    Letra D: INCORRETA. Apesar a conjunção coordenada aditiva "e" não precisar ser precedida por vírgula, quando ela assume o sentido que não seja o de adição, cabe colocar o síndeto (vírgula) para indicar a divisão entre orações. No caso de "Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou", perceba que a conjunção introduz uma oração de valor conclusivo.


    Letra E: CORRETA. Nessa opção encontramos a mesma enumeração presente no exemplo apontado pelo enunciado. Os termos estão listados, apontando mais complemento ao verbo.


    Resposta: Letra E.
  • PC-PR 2021

  • No trecho original, a vírgula em "Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo" isola termos coordenados entre si.

    Na letra A, a vírgula antes de "claro" isola uma expressão justaposta, que evidencia um ponto de vista do autor.

    Na letra B, as vírgulas em "em Osasco" isolam um adjunto adverbial deslocado da ordem direta.

    Na letra C, as vírgulas isolam um aposto explicativo.

    Na letra D, a vírgula antes do "e" se justifica pelo fator de os sujeitos das orações conectadas por essa conjunção serem diferentes. Trata-se de uma vírgula facultativa.

    Por fim, as vírgulas empregadas na letra E isolam termos coordenados entre si, ou seja, em enumeração.