SóProvas


ID
3819334
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma organização em que estejam ocorrendo índices de rotatividade (turnover) muito altos, é importante que se faça um plano de ação para o diagnóstico das causas dessa rotatividade. Uma das providências que organizações mais atualizadas têm tomado é

Alternativas
Comentários
  • A entrevista de desligamento. Alternativa C.
  • Também chamado de taxa de “Turnover" (do inglês), o índice de rotatividade representa a taxa média de saída de funcionários (demissões voluntárias e involuntárias) em relação ao número médio de funcionários de uma empresa em determinado período.
    Manter seus colaboradores mais competentes e experientes ao seu lado na empresa é muito importante. Assim, a rotatividade com índice alto é bastante prejudicial à empresa e mostra que algum problema deve estar ocorrendo na organização. É  um sintoma que precisa ser analisado.
    E para detectar esse indicador, a palavra-chave é informação. Sem ela será impossível entender o que está fazendo com que seus colaboradores abandonem a empresa.
    Para se encontrar essas causas, o primeiro passo é analisar as chamadas fichas de desligamento preenchidas durante as entrevistas de desligamento realizadas tanto pelo departamento de Recursos Humanos como pelo superior imediato do colaborador.
    As entrevistas de desligamento documentadas são importantes para detectar as causas do Turnover, e já podem trazer muitas pistas e, inclusive, gerar alertas para a administração antes que o problema se agrave.

    Outro instrumento importante para o diagnóstico da rotatividade é a realização de uma pesquisa de clima organizacional.
    Pesquisas de clima conjugadas com as entrevistas podem esclarecer as causas da rotatividade, tais como:

    - Salários defasados em relação ao mercado.- Desejo de mais benefícios como planos de saúde e auxílio alimentação.- Falta de uma política clara de desenvolvimento de carreiras.- Poucas promoções internas, preferindo-se trazer profissionais de fora.- Falta de oportunidades e desafios.- Trabalhos monótonos e repetitivos.- Estar trabalhando fora de sua área de formação.- Falta de confiança na competência dos líderes.- Infraestrutura precária para realizar o trabalho.- Liderança fraca e omissa.- Liderança opressora e desrespeitosa.- Impossibilidade de expressar opiniões e sugerir soluções alternativas.- Falta de trabalho em equipe.- Falta de união entre os colegas.- Pouco ou nenhum feedback.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Também chamado de taxa de “Turnover” (do inglês), o índice de rotatividade representa a taxa média de saída de funcionários (demissões voluntárias e involuntárias) em relação ao número médio de funcionários de uma empresa em determinado período.

  • A questão fala em diagnosticar, logo é necessário fazer um estudo, um levantamento de informações.....por isso a entrevista de desligamento é necessária

  • GAB: C

     A entrevista de desligamento constitui um dos meios de controlar e medir os resultados da política de Recurso Humanos desenvolvida pela organização. Costuma ser o principal meio de diagnosticar e determinar as causas da rotatividade de pessoas.