SóProvas


ID
3824581
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As crianças devem saudar as pessoas distintas, os professores e senhoras conhecidas que encontrarem, que elas não se negarão a corresponder. Não devem empurrar ninguém nem cortar o passo dos transeuntes. Não escrever nas paredes e portas coisa alguma. Nunca atirar pedras. Não atirar cascas de frutas no chão, o que pode ser motivo de desastres gravíssimos. Nunca fitar de propósito os olhos sobre pessoas aleijadas ou rir-se de algum defeito físico do próximo.
A Imprensa, n. 67, 27 abr. 1914.

O discurso sobre a infância, veiculado pelo jornal no início do século XX, visava a promoção de

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda recomendações sobre o comportamento infantil considerados como adequados no início do século XX. O enunciado questiona o que estava sendo promovido pelo autor.

    A) Formas litúrgicas estão relacionadas celebrações religiosas o que não é o caso do texto em questão. 
    B) Cidadania pressupõe uma relação de direitos e deveres necessários para a harmonização da vida em sociedade. O texto está repleto de recomendações que não são nada abstratas e não aborda direito algum.
    C) Normas sociais são regras socialmente reforçadas cujo objetivo envolve o comportamento humano. Já a civilidade corresponde  ao respeito dessas normas por membros de uma sociedade. O texto aborda exatamente as normas consideradas adequadas para o comportamento infantil no período em que foi escrito. Alternativa correta.
    D) O texto aborda normas morais mais que recomendações de disciplina.
    E) Pedagogia refere-se ao estudo da educação ensino e aprendizagem e não possui relação com o objeto da questão.    



    Gabarito do professor: C

  • letra C. pois o texto está explicando como as crianças devem se portar diante da sociedade.

  • Aborda a questão da disciplina de Educação Moral e Cívica, bem comum à pedagogia da segunda metade do século XIX e da primeira metade do século XX, que era fortemente influenciada pelos ideais positivistas (ordem, disciplina, obediência, hierarquia, progresso etc.). O livro O Ateneu, do Raul Pompeia, representa bem essa questão.

    A Educação Moral e Cívica se tornou política de governo com a sua inclusão, por Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, no currículo escolar nacional. A Ditadura a utilizou como ferramenta para "controlar" a juventude, durante os turbulentos anos 60 e 70. Só foi retirada das ementas escolares no governo Collor, após a redemocratização.

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Fácil

  • Ao longo do texto são abordados condutas que as crianças devem tomar. Portanto letra C.