A questão fala instinto (deve ter sido um comportamental que formulou) mas Freud fala DA PULSÃO.
" É necessário distinguir PULSÃO de INSTINTO. Instinto são os fixos padrões hereditários do comportamento animal, típico de cada espécie"
Os componentes da PULSÃO são:
FONTES: órgão, partes do corpo ou zonas erógenas de onde procedem os estimulos.
FORÇA (ÍMPETO): refere se a uma quantificação de energia que busca descarga motora.
FINALIDADE (META): satisfação imediata a qual orginalmente so pode ser obtida por meio de uma descarga motora ou pela eliminação do estimulo procedente de alguma fonte.
OBJETO: aquilo em relação ao que ou pelo qual a pulsão é capaz de atingir sua finalidade.
Conceito Freudiano de Instinto:
Um instinto é definido como uma representação psicológica inata de uma fonte somática interna de excitação.
A representação psicológica é chamada de desejo, e a excitação corporal da qual se origina é chamada de necessidade.
Um instinto é um quantum de energia psíquica ou, como Freud colocou, “uma medida da exigência feita à mente para trabalhar” (1905a, p. 168). Todos os instintos tomados juntos constituem a soma total de energia psíquica disponível para a personalidade. O id é o reservatório dessa energia e é também a sede dos instintos. Ele pode ser considerado um dínamo que fornece a energia psicológica para as múltiplas operações da personalidade. Essa energia deriva-se, é claro, dos processos metabólicos do corpo.
Um instinto tem quatro aspectos característicos:
uma fonte, uma meta, um objeto e um ímpeto. A fonte já foi definida como uma condição corporal ou uma necessidade. A meta é a remoção da excitação corporal. A meta do instinto de fome, por exemplo, é abolir a deficiência nutricional, o que conseguimos, evidentemente, comendo o alimento. Todas as atividades que intervêm entre o aparecimento do desejo e sua realização são agrupadas sob o nome de objeto. O ímpeto de um instinto é a sua força, determina- da pela intensidade da necessidade subjacente.
Fonte: Hall, Calvin S. Lindzey, Gardner. Campbell, John B.Teorias da personalidade : técnicas, modelos e teorias (4a. ed.).
Pelas pesquisas realizada o conceito de instinto existe na teoria de Freud e na Biologia.