SóProvas


ID
3828490
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Anápolis - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o Texto  para responder a questão.

Texto 

“Carlos Nuzman é fantástico”

(Juca Kfouri)

Carlos Nuzman jamais imaginou aparecer, como acaba de acontecer, durante tanto tempo, no “Fantástico”. Além de ver e ouvir todas as acusações que pesam contra ele como intermediário de compra de votos para a escolha do Rio como sede da Olimpíada de 2016, teve a honra do destaque de uma frase sua na abertura dos jogos “Aqui é o melhor lugar do mundo”. Era mesmo. Para quem imaginava impunidade eterna. Ricardo Teixeira também disse a mesma coisa em entrevista recente à “Folha de S. Paulo”. Parece que está deixando de ser. E eles precisam aproveitar o tempo que lhes resta por aqui mesmo, porque não podem mais sair do “melhor lugar do mundo”. Nuzman ainda teve o direito de aparecer na mesma reportagem com referências aos malfeitos de José Maria Marin e Marco Polo Del Nero. Minutos intermináveis, imagens expostas, visita forçada à Polícia Federal. Jesus! Difícil, agora, tamanha popularidade, ir ao restaurante preferido, ao cinema, teatro, a um simples jogo de vôlei. Maracanã? Nem pensar! Pobres cartolas milionários do esporte brasileiro. A mão que afagava é a mesma que apedreja. 

Disponível em: <http://blogdojuca.uol.com.br/2017/09/carlos-nuzman-e-fantastico/>. Acesso em: 10 set. 2017.

Em sua crônica, Juca Kfouri recorda as palavras de Carlos Nuzman na abertura das Olimpíadas do Brasil de 2016: “Aqui é o melhor lugar do mundo”. Sucessivamente, essa frase é retomada no texto quatro vezes. Observam-se nessas retomadas que

Alternativas
Comentários
  • considerei as 4 retomadas como sendo:

    1 era (o melhor lugar do mundo) mesmo

    2 a mesma coisa

    3 deixando de ser (o melhor lugar do mundo)

    4 “melhor lugar do mundo”

    as únicas retomadas que trazem conotação irônica à expressão "melhor lugar do mundo" são a 3 e a 4.

    Erros? me corrijam.

    Bons estudos!

  • Alô QConcursos! Questões como essa precisam de comentários dos professores!

    Quem não dá assistência perde para concorrência! Já diz o ditado!

  • Para quem, assim como eu, se confundiu com a alternativa C, não se esqueça que a elipse é a omissão de um termo que fica subentendido, enquanto o zeugma é a omissão de um termo que já foi dito anteriormente.

  • antonímia é a relação que se estabelece entre palavras de sentidos opostos. Essas palavras, que exprimem ideias contrárias, são chamadas de “antônimas”.

    Elipse: Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto.

  • eu vou em busca da humilhação porque o não nessa prova do TJGO é certo. Ei Deus, olha eu aqui novamente
  • 1 - "Era mesmo";

    2 - "disse a mesma coisa";

    3 - "Parece que está deixando de ser";

    4 - "porque não podem mais sair do “melhor lugar do mundo”";

    a) na primeira e na segunda vez, a retomada nega o referente por antonímia - não há antonímia, pois não há relação de sentido que opõe termos;

    b) na primeira e na última vez, a retomada acontece por elipse - elipse é omissão, sendo que na última vez, ou seja, na quarta, não há omissão em razão de fazer expressa menção ao "melhor lugar do mundo";

    c) na terceira e na última vez, a retomada altera o sentido do referente - resposta correta, porque nessas frases o melhor lugar do mundo está deixando de sê-lo.

    d) na segunda e na terceira vez, a retomada mantém o sentido do referente. - na segunda mantém-se o sentido de melhor lugar do mundo e na terceira não.