SóProvas


ID
3835102
Banca
FEPESE
Órgão
SAP-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Lei de Execução Penal.

( ) A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.
( ) A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.
( ) A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.
( ) A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade.
( ) A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, obrigados a participar de atividade religiosa e dos serviços organizados no estabelecimento penal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A para os não assinantes. A única alternativa errada é a última, pois os presos tem direito à religião, seja ela qual for e também o direito de não exerce-lá caso seja essa sua vontade. Como muitas bancas cobram a letra de Lei seca, vou postá-la abaixo a fim de fazermos uma revisão.

    (V ) A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

    "Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado."

    (V ) A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.

    "Art. 10. A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade."

    (V ) A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.

    "Art. 17. A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado."

    (V ) A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade.

    "Art. 22. A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade."

    (F ) A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, obrigados a participar de atividade religiosa e dos serviços organizados no estabelecimento penal.

    "Art. 24. A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa.

    § 1º No estabelecimento haverá local apropriado para os cultos religiosos.

    § 2º Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa."

  • BIZU: Leiam todas as opções e veja se dá para responder por eliminação, isso poupa um tempo enorme na hora da prova.

    GAB: A

  • GABARITO: A

    (V) - Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

    (V) - Art. 10. A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.

    (V) - Art. 17. A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.

    (V) - Art. 22. A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade.

    (F) - Art. 24, § 2º Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa.

  • Assertiva A

    Nenhum preso ou internado será obrigado a participar de atividade religiosa.

    Força, Fé e Foco (PHDCONCURSO)

  • (F) A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, obrigados a participar de atividade religiosa e dos serviços organizados no estabelecimento penal.

  • GAB A

    Lembre que o país é laico, o preso não é obrigado a participar de atividade religiosa.

  • o preso não é obrigado a assistir cultos ou cerimônias religiosas, mas não por que o estado é laico, é por que a fé é um exercício livre e racional de opção dos indivíduos inclusive para a total descrença ou ateísmo...

  • mamão com açúcar!!! só bora

  • Complemento...

    ( F ) A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, obrigados a participar de atividade religiosa e dos serviços organizados no estabelecimento penal.

    O Superior Tribunal de Justiça possui entendimento de que é compatível com o art. 126 da Lei de Execução Penal – LEP a remissão pela leitura” (6ª Turma, HC 317.679/SP, j. 15/12/2015).

  • Questão fraca, sem talento kkk

  • só raciocinar que já mata a questão.

    NINGUÉM É OBRIGADO A PARTICIPAR DE CULTO RELIGIOSO

    a não ser que seja sua mãe mandando você ir kkkkkkkkk

  • LEP

    Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

    OBJETIVOS:

    1-EFETIVAR AS DISPOSIÇÕES DA SENTENÇA OU DECISÃO CRIMINAL

    2- PROPORCIONAR CONDIÇÕES PARA A HARMÔNICA INTEGRAÇÃO SOCIAL

    Art. 10. A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.

    Parágrafo único. A assistência estende-se ao egresso.

    Art. 11. A assistência será:

    I - material;

    II - à saúde;

    III -jurídica;

    IV - educacional;

    V - social;

    VI - religiosa.

    Da Assistência Educacional

    Art. 17. A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.

    Da Assistência Social

    Art. 22. A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade.

    Da Assistência Religiosa

    Art. 24. A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa.

    § 1º No estabelecimento haverá local apropriado para os cultos religiosos.

    § 2º Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa.

  • Para responder corretamente à questão, impõe-se a leitura do enunciado da questão e confrontá-lo com cada uma das assertivas contidas nos itens da questão para que possa extrair, à luz da Lei de Execução Penal, quais da assertivas são verdadeiras e quais são falsas.
    1 - Já em seu artigo 1º, a Lei nº 7.210/1984, trata do escopo da execução penal, senão vejamos: “artigo 1º  - A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado." A  assertiva contida neste item, se encaixa, portanto, de modo perfeito na mencionada disposição legal. Sendo assim, a assertiva contida neste item é verdadeira.
    2 -  No que tange à assistência ao preso, o artigo 10 da Lei nº 7.210/1984 dispõe expressamente que, "a assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade". A assertiva contida neste item é verdadeira, pois corresponde exatamente ao que prevê o dispositivo legal transcrito.
    3 - Nos termos do disposto no artigo 17 da Lei nº 7.210/1984, "a assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado". A proposição contida neste item reproduz exatamente o que estabelece o dispositivo transcrito. Logo, a assertiva contida neste item é verdadeira.
    4 - De acordo com o artigo 20 da Lei nº 7.210/1984, "a assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade". Com efeito, a assertiva contida neste item está em exata consonância com o dispositivo legal transcrito. Sendo assim, a proposição contida neste item é verdadeira.
    5 -  O dispositivo da Lei de Execução Penal, que trata sobre a assistência religiosa, é o artigo 24 da Lei nº 7.210/1984, que assim estabelece, no caput e seus parágrafos, senão vejamos:
    "Art. 24. A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa. 
    § 1º No estabelecimento haverá local apropriado para os cultos religiosos.
    § 2º Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa."
    Da leitura do dispositivo transcrito, verifica-se que o seu parágrafo segundo dispõe explicitamente que a assistência religiosa não pode ser obrigada a nenhum preso ou internado. Logo, a proposição contida neste item é falsa.
    Das cinco proposições, apenas a quinta é falsa. Por consequência, a alternativa correta é constante do item (A) da questão.
    Gabarito do professor: (A)


  • Gab : A

    Venceremos na raça

  • A unica falsa é a última alternativa

    (F) A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, obrigados a participar de atividade religiosa e dos serviços organizados no estabelecimento pena

    Art. 24. A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa.

    § 1º No estabelecimento haverá local apropriado para os cultos religiosos.

    § 2º Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa.

  • Mixuruca,

    anotem; Nunca o preso será obrigado a participar de algo religioso.

  • ( V ) A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

    ( V ) A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.

    ( V ) A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.

    ( F ) A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade.

    ( F ) A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, obrigados a participar de atividade religiosa e dos serviços organizados no estabelecimento penal.

    GABARITO: A

  • LEP - LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984.

    (V) Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

    (V) Art. 10. A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.

    (V) Art. 17. A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.

    (V) Art. 22. A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade.

    (F) Art. 24. A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa.

    § 1º No estabelecimento haverá local apropriado para os cultos religiosos.

    § 2º Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa.

    GAB.: A

  • Uma dica ao Qconcursos. Coloquem os cargos de Policial Penal no filtro das carreiras policias e não em outras.

  • Para responder corretamente à questão, impõe-se a leitura do enunciado da questão e confrontá-lo com cada uma das assertivas contidas nos itens da questão para que possa extrair, à luz da Lei de Execução Penal, quais da assertivas são verdadeiras e quais são falsas.

    1 - Já em seu artigo 1º, a Lei nº 7.210/1984, trata do escopo da execução penal, senão vejamos: “artigo 1º - A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado." A assertiva contida neste item, se encaixa, portanto, de modo perfeito na mencionada disposição legal. Sendo assim, a assertiva contida neste item é verdadeira.

    2 - No que tange à assistência ao preso, o artigo 10 da Lei nº 7.210/1984 dispõe expressamente que, "a assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade". A assertiva contida neste item é verdadeira, pois corresponde exatamente ao que prevê o dispositivo legal transcrito.

    3 - Nos termos do disposto no artigo 17 da Lei nº 7.210/1984, "a assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado". A proposição contida neste item reproduz exatamente o que estabelece o dispositivo transcrito. Logo, a assertiva contida neste item é verdadeira.

    4 - De acordo com o artigo 20 da Lei nº 7.210/1984, "a assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade". Com efeito, a assertiva contida neste item está em exata consonância com o dispositivo legal transcrito. Sendo assim, a proposição contida neste item é verdadeira.

    5 - O dispositivo da Lei de Execução Penal, que trata sobre a assistência religiosa, é o artigo 24 da Lei nº 7.210/1984, que assim estabelece, no caput e seus parágrafos, senão vejamos:

    "Art. 24. A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa. 

    § 1º No estabelecimento haverá local apropriado para os cultos religiosos.

    § 2º Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa."

    Da leitura do dispositivo transcrito, verifica-se que o seu parágrafo segundo dispõe explicitamente que a assistência religiosa não pode ser obrigada a nenhum preso ou internado. Logo, a proposição contida neste item é falsa.

    Das cinco proposições, apenas a quinta é falsa. Por consequência, a alternativa correta é constante do item (A) da questão.

    Gabarito do professor: (A)

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!