SóProvas


ID
3836752
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de São Felipe D'Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Carta Magna, a Administração Pública direta e indireta de qualquer ente federativo, deverá obedecer aos princípios previstos na mesma. São princípios constitucionais controladores da atuação na Administração Pública:

Alternativas
Comentários
  • Artigo retirado da CF/88:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    Gabarito: D

    Espero ter ajudado!!!

  • LIMPE

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO. Legalidade, impessoalidade, eficiência e conveniência. Erro em negrito.

    B. ERRADO. moralidade, revogabilidade, pessoalidade, publicidade e motivação. Erros em negrito.

    C. ERRADO. legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e conveniência. Erro em negrito.

    D. CERTO. legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    E.ERRADO. autotutela, razoabilidade, proporcionalidade, pessoalidade, segurança jurídica. Erros em negrito.

    Gabarito: ALTERNATIVA D.

  • famoso limpe

  • L I M P E

    Legalidade- atos de acordo com a lei

    Impessoalidade- quem age é o órgão e não a pessoa incumbida

    Moralidade- atos de acordo com a moral, proba e costumes

    Publicidade- atos públicos, desde que não taxados como sigilosos

    Eficiência- atuação eficiente e econômica

  • Incrível como isso ainda cai em 2020. :O

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca dos princípios constitucionais que devem ser obedecidos pela Administração Pública, previstos no artigo 37 da CRFB/88.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. A conveniência não é princípio constitucional a ser seguido pela Administração Pública, mas sim elemento do poder discricionário.

    Alternativa B - Incorreta. A motivação, embora não esteja previsto na CRFB/88, é princípio que deve ser seguido pela Administração Pública, nos termos da Lei 9.784/99. A revogabilidade não é princípio constitucional que deve ser seguido pela Administração Pública, mas sim uma forma de extinção do ato administrativo. Além disso, a pessoalidade deve ser evitada, já que o princípio constitucional que deve ser obedecido pela Administração Pública é o da impessoalidade.

    Alternativa C - Incorreta. A conveniência não é princípio constitucional a ser seguido pela Administração Pública, mas sim elemento do poder discricionário.

    Alternativa D - Correta! É o que dispõe o art. 37, caput, da CRFB/88: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)".

    Alternativa E - Incorreta. A autotutela, a razoabilidade, a proporcionalidade e a segurança jurídica, embora não estejam previstos na CRFB/88, são princípios que devem ser seguidos pela Administração Pública, nos termos da Lei 9.784/99. No entanto, a pessoalidade deve ser evitada, já que o princípio constitucional que deve ser obedecido pela Administração Pública é o da impessoalidade.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.

  • Essa aí foi pra não zerar a prova.

    #@v@nterumo@posse

  • kkkkkkkkkkk

  • Art. 37. A administração pública DIRETA e INDIRETA de qualquer dos Poderes:

    1. da União,

    2. dos Estados,

    3. do Distrito Federal e

    4. dos Municípios

    Obedecerá aos princípios de:

    1. Legalidade;

    2. Impessoalidade;

    3. Moralidade;

    4. Publicidade; e

    5. Eficiência e, também, ao seguinte

    GABARITO -> [D]

  • A questão trata dos princípios da Administração Pública, que podem ser encontrados no art. 37 da Constituição Federal. 

    Art. 37: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (...)".

    Utilize a seguinte estratégia de memorização: LIMPE. L(legalidade), I(impessoalidade), M(moralidade), P(publicidade), E(eficiência).

    Gabarito do professor: d.

  • NA MINHA PROVA NÃO CAI!

  • Famosa questão "para não zerar"

  • Até voltei nos filtros para saber se eu havia selecionado realmente Nível Superior.

  • nao cairá na pc pa.

  • DICA DE PORTUGUÊS: "... previstos na mesma." - O PRONOME "MESMA/MESMO" NÃO PODE SER UTILIZADO COMO PRONOME SUBSTANTIVO!!!

    PENSEM NAQUELA CLÁSSICA FRASE DE ELEVADOR: "ANTES DE ENTRAR NO ELEVADOR, VERIFIQUE SE O MESMO ENCONTRA-SE PARADO NESTE ANDAR." NO LUGAR DO "MESMO", COLOQUE "ELE".

  • a galera tudo desmerecendo a questão.. chega na prova erra kkk