SóProvas


ID
3838810
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Trabalho infantil ainda é preocupante no Brasil,

diz fórum; negros são maioria


      1. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016 mostram, que o Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando.

      2. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define como trabalho infantil aquele que priva as crianças de sua infância, seu potencial e sua dignidade. Além disso, é a forma de trabalho prejudicial ao desenvolvimento físico e mental das crianças, aquela as priva de oportunidades de frequentar a escola.

      3. Mal começou 2018, o governo brasileiro lançou o 3° Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil com ações de 2019 a 2022. O plano é um instrumento para atender ao compromisso assumido pelo Brasil, pois é imprescindível eliminar todas as formas de trabalho infantil até 2025.

Disponível em: <http://www.itatiaia.com.br/noticia/trabalho-infantil-ainda-e-preocupante-no-bras>. Acesso em 12 jun. 2019. Adaptado.

Segundo Bueno (2014, p.419), "para melhor estruturar o texto, o emprego da pontuação tem por objetivo, além de configurar pausa e entonação, separar termos ou orações a fim de garantir a coerência."

A esse respeito, leia a frase abaixo.


Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016 mostram, que o Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando.


Analise as asserções e a relação proposta entre elas.

I. Nessa passagem transcrita do texto, há uma ocorrência inadequada quanto ao uso da vírgula

PORQUE

II. não se emprega esse sinal de pontuação entre orações coordenadas assindéticas.


Sobre essas asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I. Nessa passagem transcrita do texto, há uma ocorrência inadequada quanto ao uso da vírgula → VERDADEIRO. A vírgula imediatamente após a palavra "mostram" é INADEQUADA, pois separa o verbo de seu complemento, o que é INACEITÁVEL na língua portuguesa. O trecho introduzido pelo termo "que" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta, pois exerce função de objeto direto do verbo mostrar. Como essa oração complementa o verbo mostrar, a vírgula é inadequada.

    II. não se emprega esse sinal de pontuação entre orações coordenadas assindéticas → FALSO. Na verdade, de acordo com a norma-padrão, as vírgulas servem para isolar orações coordenadas assindéticas. Por exemplo: ele estuda, trabalha, corre, para... Logo, é errado afirmar que não se emprega a vírgula entre orações coordenadas assindéticas.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Primeiro que a segunda oração não é coordenada assindética, pois possui o síndeto (conectivo) QUE.

    Só aí já estaria errada.

    Além disso, trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.