Gab. D
Sistema de reposição contínua = Modelo de máximos e mínimos = Sistema de quantidades fixas. Sempre que o estoque atingir uma determinada quantidade, um novo pedido de compra é emitido. Esta quantidade é chamada de ponto de pedido ou Ponto de Ressuprimento/Revisão ressuprimento/revisão. Seria semelhante ao “sistema” utilizado por quem vai ao supermercado somente quando a geladeira está ficando vazia.
Sistema de reposição periódica = Modelo de estoque máximo = Modelo de intervalo padrão. Os pedidos para reposição de estoques são feitos periodicamente. A quantidade comprada, somada com a existente em estoque, deve ser suficiente para atender o consumo até a chegada da encomenda seguinte. Guardadas as devidas proporções, é o sistema utilizado por quem vai ao supermercado uma vez por semana, por exemplo. Neste modelo, decorrido certo período T, verifica-se o que falta para chegar ao estoque máximo (Emáx) e faz-se o pedido do lote de compra (LC).
---------------
Fonte: ENAP, Apostila de Administração de Materiais
A questão em análise aborda alguns sistemas de reposição de estoques. Dentre as alternativas apresentadas, devemos marcar como correta aquela que apresenta o sistema, segundo Marco Aurélio P. Dias, também conhecido por sistema de quantidades fixas. Vamos, agora, analisar as alternativas em busca daquela que esteja dentro do que se pede.
A – INCORRETA. Creio que a alternativa esteja se referindo ao sistema de Duas Gavetas. Para entender melhor tal sistema, vá até a alternativa C.
B – INCORRETA. A filosofia Just In Time defende a minimização dos níveis de estoque como forma de redução de desperdícios. Partindo do pressuposto de que estoque geram custos, essa filosofia visa livrar a organização desses custos. Para isso, preconiza que a organização só produza o que for solicitado, quando solicitado e na quantidade solicitada, buscando manter sempre o estoque nulo do produto final.
C – INCORRETA. No sistema de Duas Gavetas, a gaveta 1 conterá os itens responsáveis pelo atendimento do consumo durante o período considerado normal. A gaveta 2, por outro lado, conterá uma quantidade de materiais suficiente para cobrir o consumo durante o tempo de reposição (quando a gaveta 1 for esvaziada).
D – CORRETA. O sistema dos Máximos-Mínimos, ou de quantidades fixas, é usado dada as dificuldades para determinar o consumo. Consiste em:
◼ determinar o consumo previsto para determinado item;
◼ fixar o período de consumo previsto;
◼ calcula o ponto de pedido em função do tempo de reposição do item;
◼ faz o cálculo dos estoques mínimos e máximos;
◼ calcula os lotes de compras.
E – INCORRETA. No sistema das Revisões Periódicas, os pedidos para reposição de estoques são feitos periodicamente. Nele, a quantidade comprada, adicionada a que já existe, deve ser suficiente para atender o consumo até a chegada do pedido seguinte.
Após analisar as alternativas da questão, concluímos que o sistema em questão (máximos-mínimos) pôde ser localizado na alternativa “D”.
GABARITO: D
Fontes:
DIAS, M. A. P. Administração de Recursos Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
SISTEMA DOS MÁXIMOS E MÍNIMOS (método de controle de estoque): tbm chamado de ''sistema de quantidades fixas'', consiste na atribuição de níveis de estoque máximo e mínimo desejados pelo Administrador, o qual assim o faz por meio de uma análise qualitativa da expectativa de consumo para um período.
''É utilizado devido à dificuldade de determinação de consumo e pelas variações no tempo de reposição. VANTAGEM: razoável automatização do processo de reposição, que estimula o uso do lote econômico de compra, em situações em ele pode ser usado naturalmente, e abrange os itens das classes A,B,C. É recomendado para produtos da classe C'' (DIAS, 6 EDIÇÃO).