SóProvas


ID
3842347
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Gaspar - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo psicodiagnóstico com vistas à psicoterapia envolve procedimentos complexos de levantamento de informações, com vistas a estabelecer objetivos de trabalho. Os aprendizados com sobre psicodiagnóstico são importantes para processos avaliativos de outra natureza, visando outros tipos de intervenção por parte do psicólogo. Encontram-se indicadas, a seguir, aspectos de diferentes tipos de entrevistas utilizadas em psicodiagnósticos clínicos. Indique o que seja correto, a partir das características e na ordem a seguir, sobre qual tipo de entrevista se trata.
I. Nesse tipo de entrevista, além da apresentação há de se fazer o enquadramento, sendo que tal entrevista ocorrer por meio da entrevista livre. Mais ao seu final deve-se buscar preencher alguma lacuna, ou fazer algum fechamento, de acordo com os objetivos da entrevista ou ainda falar de continuidades.
II. Deve envolver a Lei do Fechamento e, por conseguinte uma reconexão interna entre aspectos da pessoa entrevistada, a partir da discriminação de identidades. Com ela a prova da realidade se faz, quando o psicólogo pode livrar-se das persecutoriedades da transferência em alguma medida.
III. Deve envolver um sequencia que vá da ambiguidade para a especificidade. A quantidade de entrevistas deve ser equilibrada com o restante do processo, pois prolongamentos ou rapidez podem levar a fantasias de complexidade do caso ou de capacidades mágicas do psicólogo, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • I. Entrevista inicial: Nesse tipo de entrevista, além da apresentação há de se fazer o enquadramento, sendo que tal entrevista ocorrer por meio da entrevista livre. Mais ao seu final deve-se buscar preencher alguma lacuna, ou fazer algum fechamento, de acordo com os objetivos da entrevista ou ainda falar de continuidades.

    II. Entrevista Devolutiva: Deve envolver a Lei do Fechamento e, por conseguinte uma reconexão interna entre aspectos da pessoa entrevistada, a partir da discriminação de identidades. Com ela a prova da realidade se faz, quando o psicólogo pode livrar-se das persecutoriedades da transferência em alguma medida.

    III. Entrevista de aplicação de testes: Deve envolver um sequencia que vá da ambiguidade para a especificidade. A quantidade de entrevistas deve ser equilibrada com o restante do processo, pois prolongamentos ou rapidez podem levar a fantasias de complexidade do caso ou de capacidades mágicas do psicólogo, respectivamente.

    Gabarito: item C.

  • ENTREVISTA INICIAL I. Nesse tipo de entrevista, além da apresentação há de se fazer o enquadramento, sendo que tal entrevista ocorrer por meio da entrevista livre. Mais ao seu final deve-se buscar preencher alguma lacuna, ou fazer algum fechamento, de acordo com os objetivos da entrevista ou ainda falar de continuidades. 

    ENTREVISTA DEVOLUTIVA II. Deve envolver a Lei do Fechamento e, por conseguinte uma reconexão interna entre aspectos da pessoa entrevistada, a partir da discriminação de identidades. Com ela a prova da realidade se faz, quando o psicólogo pode livrar-se das persecutoriedades da transferência em alguma medida. 

    ENTREVISTA DE APLICAÇÕES DE TESTES III. Deve envolver um sequencia que vá da ambiguidade para a especificidade. A quantidade de entrevistas deve ser equilibrada com o restante do processo, pois prolongamentos ou rapidez podem levar a fantasias de complexidade do caso ou de capacidades mágicas do psicólogo, respectivamente.