SóProvas


ID
384304
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O gerenciamento de suprimentos por meio da abordagem do Supply Chain Management tem como objetivo estratégico

Alternativas
Comentários
  •            O sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos ou especificamente Supply Chain Management, pode ser estendido com conceito da integração da organização. Ou seja, é o método de tornar o canal logístico mais eficiente e competitivo, tornar o fluxo de materiais e informação entre o vendedor e o comprador.
               Tem como finalidade fazer com que as empresas agreguem valor ao cliente desde a produção até a entrega ao cliente final, nesse caso a empresa fabricante de matéria prima além de estar envolvida com seu cliente direto (fabrica), passa a se preocupar com o seu desempenho dentro da cadeia, pois em tempos passados, as relações eram binárias, ou seja, o fabricante de matéria prima enxergava somente a fabrica, a fabrica somente a logística ou distribuidor, sucessivamente até chagada ao varejista, que por sua vez teria como visão o cliente.
               A supply chain tem como os principais objetivos reduzir os custos de fornecimento, reduzir o tempo total (tempo do pedido até a entrega), aumentar margens de produtos, aumentar a produção e o retorno de investimentos.

    http://cadeiasupplychain.blogspot.com.br/
  • O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.
  • De acordo com Chiavenato no Livro Administração de Materiais, supply chain managemente (gerenciamento da cadeia de fornecedores) é a integração de fornecedores, compras e produção de maneira articulada e sincronizada.
  • Caso alguém ainda tenha dúvidas depois das explicações dos colegas... o gabarito é a Letra D.
  • Quando se fala em Supply Chain Management, sempre fazer a associação:

    CHAIN (corrente, em inglês) = UNIÃO

     

    (União de empresas – logo, uma integração EXTERNA à organização – explorando conjuntamente recursos logísticos a fim de obter vantagens mútuas). A associação pode ser entre cliente e fornecedor, clientes com clientes (em relação à entrega e/ou recebimento) ou fornecedores agregados para melhor atender o(s) cliente(s) em comum.

    A única alternativa que traz a palavra UNIÃO e o conceito de empresas distintas trabalhando em colaboração, é a "D".

    Bons estudos!


     

  • Qual o erro da A?! Por favor quem souber me responda!!
  • De acordo com os colegas acima, podemos entender que haverá uma UNIÃO(CORRENTE, CHAIN) ENTRE CLIENTES E FORNECEDORES.
    Desta forma, conclui-se que é uma interação EXTERNA.

    O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística Integrada. Enquanto a Logística Integrada representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração EXTERNA, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos fornecedores e ao cliente final. A gestão da cadeia como um todo pode proporcionar uma série de maneiras pelas quais é possível aumentar a produtividade e, em conseqüência, contribuir significativamente para a redução de custos, assim como identificar formas de agregar valor aos produtos. No primeiro plano estariam a redução de estoques, compras mais vantajosas, a racionalização de transportes, a eliminação de desperdícios, etc. O valor, por outro lado, seria criado mediante prazos confiáveis, atendimento no caso de emergências, facilidade de colocação de pedidos, serviço pós-venda, etc.

    O objetivo principal do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos é a obtenção do melhor atendimento ao cliente, com o menor custo total possível. Para atingir estes objetivos, é fundamental que se melhore o desempenho interno de cada um dos processos das empresas componentes da cadeia. Mas, só esta eficiência interna não basta, é necessário que se administrem as interações entre os processos de negócio de cada um dos elementos da cadeia de valor de maneira a se obter um ótimo total e não somente a eficiência localizada.

    Para a gestão destes processos internos e destas interações entre os elementos da cadeia de suprimentos, além de esforços na utilização de diversas técnicas de gestão logística, é fundamental que se utilizem intensamente as facilidades, proporcionadas pelas tecnologias de informação, visando tomar decisões com a menor margem de riscos, operar com os maiores níveis de eficiência, e se comunicar com clientes e fornecedores da melhor maneira possível.

    Por: Vanessa Noronha

    eSPERO TER SANADO A DÚVIDA DA COLEGA ACIMA.
    gRAÇA E PAZ DE CRISTO JESUS.

  • Márcia, tive a mesma dúvida que você! Marquei alternativa A como correta...
    Após ler os ótimos comentários dos colegas, aprendi que a Supply Chain Management faz uma integração EXTERNA (junto aos fornecedores e cliente). Sendo assim, acredito que a assertiva A esteja errada porque ela define como integração interna.
  • Supply Chain Management inclui processos de negócios que vão muito além das atividades relacionadas à logística integrada, considerando tanto os trade-offs internos quantos os interorganizacionais.

    A aplicação deste conceito vai exigir um esforço rumo à integração não só de processos dentro da empresa –o que sugeriria a adoção de uma logística integrada –,mas também dos processos-chave que interligam os participantes da cadeia de suprimentos.


    Confirma-se esta proposição ao argumentar-se que as organizações estão deixando de ser sistemas relativamente fechados para transformarem-se em sistemas cada vez mais abertos.

  • O SCM ou gerenciamento da cadeia de suprimento é um conceito amplo que envolve a integração dos processos de negócios (ligando o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra) desde o usuário final até o fornecedor, de forma a agregar valor ao cliente.

    Está relacionado ao conceito de logística integrada, como o processo de planejamento, operação e controle de fluxos de informação e matéria-prima, materiais em processo e produtos acabados, desde a fonte até a entrega ao usuário final, assegurando o mínimo custo e a satisfação do cliente.

    A logística (arte de calcular) refere-se a todas as atividades de manutenção de estoques e armazenagem, processamento dos pedidos e transporte desde o ponto de aquisição até o consumo final.

    A logística tem preocupação com toda a cadeia produtiva desde a fonte até consumidor final.

    FONTE: Professoa Elisabete do CERS



     


  • Resumindo: A questão correta é a letra 'D'. Não pode ser a letra 'A' pois esta afima que a finalidade do Supply Chain Management é:

    a) promover a integração logística de toda a cadeia interna de suprimentos da organização, quando na verdade o SCM vai muito além disso pois sua finalidade é promover a integração de setores das diversas empresas que possuem interesse em comum, a fim de somar esforços e atingir os objetivos estratégicos dos diferentes colaboradores - que é sempre o lucro. Essa estória de falar que é para agregar valor ao cliente é pura balela...No fundo, tudo se resume a dinheiro...

  • Por que não pode ser a letra E?