SóProvas


ID
384316
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo com relação aos stakeholders de uma organização.
I. No mundo contemporâneo, o interesse dos stakeholders deixou ser uma opção e passou a ser um diferencial estratégico.

II. Os stakeholders secundários são aqueles indiretamente influenciados ou atingidos pelas ações empresariais, como por exemplo a mídia e os grupos de pressão.

III. O envolvimento dos stakeholders permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução de um processo.

IV. Se a empresa não atender aos anseios de seus stakeholders primários, poderá ter problemas, como o enfraquecimento da imagem e a desvalorização e o boicote à marca e ao produto, entre outros.

V. Uma organização, para atender às necessidades de todas as suas partes interessadas, precisa gerar um benefício maior do que o seu custo total.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Considere as afirmativas abaixo com relação aos stakeholders de uma organização.

    I.CORRETO -
     No mundo contemporâneo, o interesse dos stakeholders deixou ser uma opção e passou a ser um diferencial estratégico.

    II. CORRETO - Os stakeholders secundários são aqueles indiretamente influenciados ou atingidos pelas ações empresariais, como por exemplo a mídia e os grupos de pressão.

    III. CORRETO - O envolvimento dos stakeholders permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução de um processo.

    IV.CORRETO -  Se a empresa não atender aos anseios de seus stakeholders primários, poderá ter problemas, como o enfraquecimento da imagem e a desvalorização e o boicote à marca e ao produto, entre outros.

    V. CORRETO - Uma organização, para atender às necessidades de todas as suas partes interessadas, precisa gerar um benefício maior do que o seu custo total. 

    • Interessados no projeto.

    • Podem ser pessoas, grupos ou organizações ativamente envolvidos ou que exercem influência no projeto.

    • Seus interesses pode ser afetados  positiva ou negativamente com o resultado da execução ou do término do projeto.

    • Podem exercer influência sobre os objetivos e resultados do projeto.

    Em um projeto, a equipe do projeto precisa:

    – Identificar os stakeholders.

    – Determinas suas necessidades.

    – Gerenciar suas influências no projeto.

        
  • Stakeholder é a pessoa ou grupo de pessoas ou entidade com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização e cujas decisões e atuações podem afetar, direta ou indiretamente, essa mesma organizações. São eles:
    FUCIONÁRIOS
    GESTORES
    PROPRIETÁRIOS
    FORNECEDORES
    CLIENTES
    CREDORES
    PESSOAS JURÍDICAS ou ENTIDADES que se relacionam com a organização
  • Stakeholder, é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    O termo foi usado pela primeira vez pelo filósofo Robert Edward Freeman. Segundo ele, os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.

    De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização ).

    O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.

    Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas. Para fazer isso ela precisa "gerar valor", isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.

  • 1) Stakeholders primários: são indivíduos ou grupo que exercem impacto direto sobre a empresa. É o público tradicional que aparece nas primeiras análises das relações de stakeholders com a organização. São formados basicamente pelos empregados, fornecedores, clientes, concorrentes, investidores e proprietários.    2) Stakeholders secundários: são indivíduos ou grupos que não estão diretamente ligados às atividades econômicas da empresa, porém podem exercer influência considerável sobre ela ou podem afetar seriamente suas operações. Exemplos: Governo doméstico, Analistas Financeiros, Organizações não governamentais, Comunidades, Governo Internacional, Instituições Financeiras,  Imprensa, Grupos ambientalistas 
  • A democracia social não representa a vontade de um único homem, mas de uma agregação humana. Tais interesses possuem duas formas de se chegarem ao Estado para a busca de sua representação: os partidos políticos e os grupos de pressão.

    .

    “Os grupos de pressão, segundo J. H. Kaiser, são organizações da esfera intermediária entre o indivíduo e o Estado, nas quais um interesse se incorporou e se tornou politicamente relevante. Ou são grupos que procuram fazer com que as decisões dos poderes públicos sejam conformes com os interesses e as ideias de uma determinada categoria social.”

    .

    “Os grupos de pressão não são outra coisa senão as forças sociais, profissionais, econômicas e espirituais de uma nação, enquanto aparecem organizadas e ativas.”

    .

    Exemplos: 1.1) a Bancada Feminina, 1.2) a Frente Parlamentar da Pequena e Micro Empresa, 1.3) a Bancada da Amazônia Legal, 1.4) a Frente Parlamentar de Habitação e Desenvolvimento Urbano, 1.5) a Bancada da Agricultura Familiar, 1.6) a Bancada Sindical, 1.7) a Bancada Evangélica, 1.8) a Bancada dos Empresários, 1.9) a Bancada da Saúde, 1.10) A Bancada Ruralista, dentre outras.