SóProvas



Questões de Gerenciamento das partes interessadas


ID
384316
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo com relação aos stakeholders de uma organização.
I. No mundo contemporâneo, o interesse dos stakeholders deixou ser uma opção e passou a ser um diferencial estratégico.

II. Os stakeholders secundários são aqueles indiretamente influenciados ou atingidos pelas ações empresariais, como por exemplo a mídia e os grupos de pressão.

III. O envolvimento dos stakeholders permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução de um processo.

IV. Se a empresa não atender aos anseios de seus stakeholders primários, poderá ter problemas, como o enfraquecimento da imagem e a desvalorização e o boicote à marca e ao produto, entre outros.

V. Uma organização, para atender às necessidades de todas as suas partes interessadas, precisa gerar um benefício maior do que o seu custo total.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Considere as afirmativas abaixo com relação aos stakeholders de uma organização.

    I.CORRETO -
     No mundo contemporâneo, o interesse dos stakeholders deixou ser uma opção e passou a ser um diferencial estratégico.

    II. CORRETO - Os stakeholders secundários são aqueles indiretamente influenciados ou atingidos pelas ações empresariais, como por exemplo a mídia e os grupos de pressão.

    III. CORRETO - O envolvimento dos stakeholders permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução de um processo.

    IV.CORRETO -  Se a empresa não atender aos anseios de seus stakeholders primários, poderá ter problemas, como o enfraquecimento da imagem e a desvalorização e o boicote à marca e ao produto, entre outros.

    V. CORRETO - Uma organização, para atender às necessidades de todas as suas partes interessadas, precisa gerar um benefício maior do que o seu custo total. 

    • Interessados no projeto.

    • Podem ser pessoas, grupos ou organizações ativamente envolvidos ou que exercem influência no projeto.

    • Seus interesses pode ser afetados  positiva ou negativamente com o resultado da execução ou do término do projeto.

    • Podem exercer influência sobre os objetivos e resultados do projeto.

    Em um projeto, a equipe do projeto precisa:

    – Identificar os stakeholders.

    – Determinas suas necessidades.

    – Gerenciar suas influências no projeto.

        
  • Stakeholder é a pessoa ou grupo de pessoas ou entidade com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização e cujas decisões e atuações podem afetar, direta ou indiretamente, essa mesma organizações. São eles:
    FUCIONÁRIOS
    GESTORES
    PROPRIETÁRIOS
    FORNECEDORES
    CLIENTES
    CREDORES
    PESSOAS JURÍDICAS ou ENTIDADES que se relacionam com a organização
  • Stakeholder, é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    O termo foi usado pela primeira vez pelo filósofo Robert Edward Freeman. Segundo ele, os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.

    De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização ).

    O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.

    Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas. Para fazer isso ela precisa "gerar valor", isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.

  • 1) Stakeholders primários: são indivíduos ou grupo que exercem impacto direto sobre a empresa. É o público tradicional que aparece nas primeiras análises das relações de stakeholders com a organização. São formados basicamente pelos empregados, fornecedores, clientes, concorrentes, investidores e proprietários.    2) Stakeholders secundários: são indivíduos ou grupos que não estão diretamente ligados às atividades econômicas da empresa, porém podem exercer influência considerável sobre ela ou podem afetar seriamente suas operações. Exemplos: Governo doméstico, Analistas Financeiros, Organizações não governamentais, Comunidades, Governo Internacional, Instituições Financeiras,  Imprensa, Grupos ambientalistas 
  • A democracia social não representa a vontade de um único homem, mas de uma agregação humana. Tais interesses possuem duas formas de se chegarem ao Estado para a busca de sua representação: os partidos políticos e os grupos de pressão.

    .

    “Os grupos de pressão, segundo J. H. Kaiser, são organizações da esfera intermediária entre o indivíduo e o Estado, nas quais um interesse se incorporou e se tornou politicamente relevante. Ou são grupos que procuram fazer com que as decisões dos poderes públicos sejam conformes com os interesses e as ideias de uma determinada categoria social.”

    .

    “Os grupos de pressão não são outra coisa senão as forças sociais, profissionais, econômicas e espirituais de uma nação, enquanto aparecem organizadas e ativas.”

    .

    Exemplos: 1.1) a Bancada Feminina, 1.2) a Frente Parlamentar da Pequena e Micro Empresa, 1.3) a Bancada da Amazônia Legal, 1.4) a Frente Parlamentar de Habitação e Desenvolvimento Urbano, 1.5) a Bancada da Agricultura Familiar, 1.6) a Bancada Sindical, 1.7) a Bancada Evangélica, 1.8) a Bancada dos Empresários, 1.9) a Bancada da Saúde, 1.10) A Bancada Ruralista, dentre outras.


ID
766258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam de gestão de projetos.

Na gestão de projetos, uma das desvantagens da utilização do método ZOPP é a de que ele não privilegia a participação de todos os envolvidos no projeto e prevê que o planejamento seja um papel restrito ao gerente do projeto.

Alternativas
Comentários
  • "O seu enfoque principal está sobre a participação dos indivíduos nos trabalhos, de modo que seus conhecimentos, ideias e experiências possam ser utilizados no planejamento do projeto. Isto porque os problemas e suas causas estarão sempre associados às pessoas e grupos da organização."

     

    Fonte: Carlos Xavier - Estratégia

  • ZOPP = ZAP = MUITA GENTE PARTICIPANDO

  • Errado

    ZOPP utiliza-se de 3 princípios básicos:

    i) Consenso entre as partes interessadas em função dos objetivos formulados claramente;

    ii) Foco na causa raiz dos problemas, analisando suas causas e efeitos e, formulando objetivos factíveis e efetivos;

    iii) Participação de pessoas, grupos e instituições afetadas no planejamento.


ID
766261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de projetos e das etapas para sua
realização.

O gerenciamento das expectativas das partes interessadas é próprio da fase de encerramento do projeto.

Alternativas
Comentários
  • É da fase de Execução!

  • Gabarito: E


    • O gerenciamento das expectativas das partes interessadas ocorre na Execução e não no Encerramento do projeto.

     

    Fonte: prof Bruno Eduardo, Gran Cursos


ID
946300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com base no Guia PMBOK (4.a edição), julgue os itens de 01 a15, relativos a gerenciamento de projetos.

O gerenciamento das expectativas das partes interessadas é um processo do grupo de iniciação da área de recursos humanos cujo objetivo é promover a interação entre as partes interessadas, atendendo às suas necessidades, e solucionar os problemas a` medida que ocorrerem.

Alternativas
Comentários
  • Gerenciar as expectativas das partes interessadas

    Área de Conhecimento - Comunicações do Projeto

    Grupo de processo - Execução

  • http://www.governancadeti.com/wp-content/uploads/2011/03/processos_pmbok4.png

  • Dá para matar esta questão através de outros dois pontos de vista. 

    1)É só lembrar que dentro do grupo de processo de Iniciação só possui os processos 4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do projeto e 10.1 Identificar as partes interessadas, E NÃO HÁ O PROCESSO 10.4 GERENCIAR AS EXPECTATIVAS DAS PARTES INTERESSADAS DENTRO DESSE GRUPO.

    2) O grupo de processos de Iniciação não possui processos do gerenciamento dos recursos humanos do projeto, mas sim das áreas da integração e das comunicações do projeto. 

    Bibliografia:

    IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI-ARAGON-2012-3 EDIÇÃO-PÁGINA 358

  • Apenas lembrando: como foi criada, na 5ª edição do PMBOK, a área de conhecimento de Partes Interessadas, esse processo "Gerenciar as expectativas das partes interessadas" deixou de existir.

  • O Gerenciamento das expectativas das partes interessadas pertente ao grupo de processos de execução, e à área de Partes Interessadas!

    Errada.

  • Gabarito errado para não assinantes.


ID
1115392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com os conceitos constantes do PMBOK 5, julgue os itens a seguir.

As partes interessadas devem ser envolvidas em todo o projeto, sendo suas expectativas e necessidades levadas em consideração ao se planejar o projeto, ao se criar o plano das comunicações, ao se identificar e gerenciar os riscos, bem como ao se criar o próprio plano de gerenciamento das partes interessadas.

Alternativas
Comentários
  • PMBOK 5a. Edição tem a area de processo: Partes interessadas e a  atividade de planejamento é: 10.2. Planejar o gerenciamento das partes interessadas, um plano de gerenciamento das partes interessadas deve ser elaborado.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Body_of_Knowledge

  • A área de conhecimento Envolvidos possui processos em todos os grupos de processos, com exceção do Encerramento

  • Gabarito Certo para não.assinantes.


ID
1117327
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma empresa de eventos está procurando melhorar seus sistemas e processos para se tornar mais competitiva e rentável. Porém, são muitas as demandas e, a cada vez que firma um contrato, as especificações são diferentes dos outros que realizou anteriormente. Isso torna a administração da empresa mais difícil e obriga que sempre sejam contratados novos recursos para cada contrato que precisa ser cumprido. Um dos diretores, avaliando a situação atual da empresa, propôs que se utilize, na gestão dos contratos da empresa, os princípios da gestão de projetos.

A proposta do diretor pode auxiliar a empresa na gestão de seus contratos porque, no gerenciamento de projetos,

Alternativas
Comentários
  • PMBOK define projeto como “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. 


    A ISO 10006 define projeto da seguinte forma: " Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. "



    Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/2055/introducao-a-gerencia-de-projetos.aspx#ixzz332YmnH3A

  • As principais características dos projetos são: temporalidade, objetividade, durabilidade, singularidade, progressibidade, realizado por pessoas, envolvem recursos, planejamento, execução e controle.

  • GAB LETRA E

  • Na verdade, ele pediu a definição mais básica possível. Então o gerenciamento de projetos funcionaria para esse caso, pois um projeto é "um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo é realizado, tendo sido estabelecido um período para sua execução, com início e término definidos". 

  • Projetos: esforço temporário para criar produto/serviço/resultado exclusivo.


ID
1172524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito de projetos, julgue os itens a seguir.

Para uma instituição pública, é válida a premissa de que o cliente, interno ou externo à instituição, é o destinatário do produto ou serviço de um projeto.

Alternativas
Comentários
  • Cliente é quem paga pelo projeto !

    usuário é quem usa o produto(destinatário )!
    questão  errada na minha opinião.
  • O certo seria CIDADAO, nao cliente. 

  • Uma instituição pública não deixa de ter clientes, destinatários de seus serviços públicos. Nós podemos considerar que esse “cliente” é um
    cidadão, um usuário ou até mesmo outro órgão público. Assim, o projeto deve considerar as necessidades desses “clientes” na definição dos requisitos. O gabarito é questão certa.

     

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
1172557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a projeto, julgue os itens que se seguem.

A declaração do escopo deve ser publicada, devendo conter explicitamente as metas ou objetivos, as entregas e os requisitos do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o PMBOK Declaração do escopo do projeto deve conter

    Descrição do escopo do produto. Elabora progressivamente as características do produto, serviço ou resultado descritos no termo de abertura do projeto e na documentação dos requisitos.

    Critérios de aceitação do produto. Define o processo e critérios de aceitação de produtos, serviços ou resultados concluídos.

    Entregas do projeto. As entregas incluem tanto as saídas que compõem o produto ou serviço do projeto, como os resultados auxiliares, tais como relatórios e documentação de gerenciamento do projeto. As entregas podem ser descritas em nível conciso ou em grande detalhe.

    Exclusões do projeto. Identifica de modo geral o que é excluído do projeto. Declarar explicitamente o que está fora do escopo do projeto ajuda no gerenciamento das expectativas das partes interessadas.

    Restrições do projeto. Lista e descreve as restrições específicas associadas com o escopo que limitam as opções da equipe, por exemplo, um orçamento pré-definido ou quaisquer datas impostas ou marcos do cronograma comunicados pelo cliente ou organização executora. Quando um projeto é feito sob contrato, as cláusulas contratuais geralmente serão restrições. Informações sobre as restrições podem ser listadas na declaração do escopo do projeto ou em um registro separado.

    http://projetoseti.com.br/declaracao-do-escopo-do-projeto/

  • Gabarito Certo para não.assinantes.


ID
1194439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gestão de projetos nas organizações, julgue o  item  subsecutivo.

Nas organizações em que há escritórios de projetos, estas unidades são as responsáveis pelo desempenho dos projetos e por todas as questões a eles relacionadas.

Alternativas
Comentários
  • Nada mais é do que um departamento dentro das organizações que tem por missão de manter uma visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor da organização e o objetivo de garantir a implementação dentro do prazo e custo definidos no plano estratégico.
    Não é responsabilidade do escritórios de projetos desempenhar o projeto.

  • Calma lá, um PMO pode, sim, gerenciar um projeto diretamente, mas isso não é uma regra. Vejamos o que traz o PMBOK 5ed.:


    Um escritório de gerenciamento de projetos (EGP, ou em inglês PMO) é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos, e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas, e técnicas. As responsabilidades de um PMO podem variar, desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até a responsabilidade real pelo gerenciamento direto de um ou mais projetos.


    Há vários tipos de estruturas de PMO nas organizações e elas variam em função do seu grau de controle e influência nos projetos da organização, tais como:


    De suporte. Os PMOs de suporte desempenham um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a informações e lições aprendidas com outros projetos. Este tipo de PMO atua como um repositório de projetos. O nível de controle exercido pelo PMO é baixo.


    De controle. Os PMOs de controle fornecem suporte e exigem a conformidade através de vários meios. A conformidade pode envolver a adoção de estruturas ou metodologias de gerenciamento de projetos usando modelos, formulários e ferramentas específicas, ou conformidade com a governança. O nível de controle exercido pelo PMO é médio.


    Diretivo. Os PMOs diretivos assumem o controle dos projetos através do seu gerenciamento direto. O nível de controle exercido pelo PMO é alto. 


  • Concordo com o Benjamin. Sendo o escritório do tipo diretivo, haverá um nível de controle maior por parte do escritório de projetos em relação aos projetos, o que inclui o desempenho destes.

  • Mas tem que verificar qual a versão do PMBOK foi cobrada na prova. Se for a 4, provavelmente estaria errada. Me corrijam se eu estiver errado.

  • Considerei errado o trecho "por todas as questões a eles relacionadas", pois tal afirmação excluiria as responsabilidades dos gerentes de projeto.

  • meu macete para decorar isso:

     

    Seu CD

     

    suporte - estruturas de suporte

    controle - exige conformidade

    diretivo - controle direto

  • GAB. ERRADO

     

    Na minha opinião o erro da questão está em dizer ''todas as questões a eles relacionadas'' visto que os projetos que devem ser realizados são definidos pela alta administração de uma organização e não pelo escritório de gerenciamento de projetos (EgP).

     

    Veja o que diz Maximiano:

     

    O EgP é definido como a unidade organizacional formalmente estabelecida, que tem a responsabilidade de:

    (1) definir, uniformizar e defender padrões, processos, métricas e ferramentas,

    (2) oferecer serviços de gerenciamento, treinamento e documentação,

    (3) garantir o alinhamento das iniciativas à estratégia organizacional e

    (4) confeccionar relatórios de progresso e acompanhamento e enviar os mesmos para os patrocinadores


ID
1268083
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale um objetivo à ser alcançado a partir de um Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de proporcionar as partes interessadas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    B e C - Completamente fora de contexto, visto que o programa de gerenciamento de risco é uma tentativa de identificar e mensurar os riscos que podem afetar os planos da companhia.

     

    D - O programa de gerenciamento de riscos vista identificar as incertezas e varibilidades do sistema e não aumentá-las. É possível que após a implementação do programa a companhia venha a descobrir que estava subestimando os risco ao qual estaria submetida.


ID
1446721
Banca
CETRO
Órgão
AEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Sobre as partes interessadas no projeto, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • letra e)


    PMBOK 5ª ed

    2.2.1 Partes interessadas no projeto
    As partes interessadas incluem todos os membros da equipe do projeto, assim como todas as entidades
    interessadas dentro ou fora da organização.


ID
1451575
Banca
CETRO
Órgão
AEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Segundo o Guia PMBOK®, identificar as partes interessadas corresponde ao processo de

Alternativas
Comentários
  • Exatamente como está escrito no capítulo 13, da 5ª edição do PMBOK

  • "A Figura 13-1 fornece uma visão geral dos processos de gerenciamento das partes interessados do projeto, que incluem o seguinte: 13.1 Identificar as partes interessadas —O processo de identificar pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados por uma decisão, atividade ou resultado do projeto e analisar e documentar informações relevantes relativas aos seus interesses, nível de engajamento, interdependências, influência, e seu impacto potencial no êxito do projeto. 13.2 Planejar o gerenciamento das partes interessadas —O processo de desenvolver estratégias apropriadas de gerenciamento para engajar as partes interessadas de maneira eficaz no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise das suas necessidades, interesses, e impacto potencial no sucesso do projeto. 13.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas —O processo de se comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender às suas necessidades/expectativas deles, abordar as questões à medida que elas ocorrem, e incentivar o engajamento apropriado das partes interessadas nas atividades do projeto, no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto. 13.4 Controlar o engajamento das partes interessadas —O processo de monitorar os relacionamentos das partes interessadas do projeto em geral, e ajustar as estratégias e planos para o engajamento das partes interessadas." Fonte: Guia PMBOK, 5ª edição - pág. 390.
  • E

  • E

  • E

  • E


ID
1459897
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A técnica utilizada no processo de identificação dos riscos do projeto que consiste na utilização de um questionário a ser respondido, de forma anônima, por especialistas em riscos, e que tem por objetivo obter o consenso desses especialistas em várias rodadas de respostas, é denominada

Alternativas
Comentários
  • E

    Técnica Delphi - Um seleto grupo de especialistas responde questionários e fornece comentários a respeito das respostas de cada rodada de coleta de requisitos. Para manter o anonimato, as respostas só ficam disponíveis ao facilitador.

    A técnica Delphi é um método utilizado para estimar a probabilidade e o impacto de acontecimentos futuros e incertos. No Delphi, por exemplo, um grupo de peritos é consultado para auxiliar na identificação de riscos e suposições e premissas a eles associados, e cada um individualmente apresenta suas estimativas e premissas para um facilitador, que analisa os dados e emite um relatório de síntese.

    Na sequencia, os membros do grupo discutem a analisam o relatório de síntese e individualmente apresentam novamente suas estimativas e premissas, agora atualizada e influencia pela opinião dos demais participantes.

    Este processo continua até que todos os participantes cheguem a um consenso. Os especialistas ao final de cada rodada tem conhecimento das previsões dos demais especialistas, mas não nominalmente, é crucial preservar o anonimato.

    O anonimato permite aos peritos expressarem as suas opiniões livremente, incentiva a abertura e as discussões em alto nível, e ao mesmo tempo que evita acusações e julgamentos, também evita a revisão de previsões de rodadas anteriores.

    Fonte: PMBOK 4 edição e https://www.trf5.jus.br/downloads/Artigo_23_Tecnica_Delphi_um_Guia_Passo_a_Passo.pdf

    Bons estudos !


ID
1725397
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Numa etapa prévia ao início das atividades de desenvolvimento dos entregáveis de um projeto, um Gerente está planejando as interações e comunicações que acontecerão com um dos interessados para quebrar resistências e garantir o seu engajamento. Considerando que ele segue o PMBoK 5ª edição, essa atividade é integrante do Processo

Alternativas
Comentários
  • [UPDATE - De acordo com o colega Nobre Nobre] Existem 4 processos (dentro dos 47 possíveis) na área de conhecimento de partes interessadas (lembre-se, são 10 áreas no total) dentro do PMBOK 5ª Ed. e são eles:

    Identificar as partes interessadas (Grupo de Processos Iniciação)

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas (Planejamento);

    Gerenciar o envolvimento das partes interessadas (Execução);

    Controlar o envolvimento das partes interessadas (Monitoramento e Controle).

     

    Como a questão falou "um Gerente está planejando as interações" então só pode ser o processo Planejar o gerenciamento das partes interessadas

  • O comentário do colega Daniel Souza está EQUIVOCADO.

     

    Existem QUATRO PROCESSOS (dentro dos 47 possíveis) na área de conhecimento de Partes Interessadas (lembre-se, são 10 áreas de conhecimento no total).

     

    Vamos aos processos:

    Identificar as partes interessadas (Grupo de Processos Iniciação)

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas (Grupo de Processos de Planejamento);

    Gerenciar o envolvimento das partes interessadas (Grupo de Processos de Execução);

    Controlar o envolvimento das partes interessadas (Grupo de Processos de Monitoramento e Controle).

     

    Tirando isso o nobre colega acerta em cheio:

    Como a questão falou "um Gerente está planejando as interações" então só pode ser o processo Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas.

     

    Gabarito " C "

  • tem questao que pergunta quais sao os niveis de engajamento

     

    eu sempre erro

     

    Não informado

    Resistente

    Neutro

    Dá apoio

    Lidera


ID
1889647
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com o objetivo de ampliar os serviços da biblioteca, a equipe responsável, elaborou um projeto referente à colocação de caixas estantes em locais determinados da cidade, com um número específico de livros recentes. No entanto, ao ser encaminhado à administração superior para aprovação, descobriu que esta não estava disposta a investir recursos em favor de medidas futuras, argumentando que já tinha gastos demasiados. Neste caso, na busca de execução do projeto, o tipo de obstáculo ou problema encontrado é conhecido/classificado como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: METODOLOGIA DA PESQUISA
    Para elaboração deste estudo foi utilizada uma abordagem qualitativa e consiste em responder a
    seguinte pergunta: Quais os obstáculos enfrentados e resultados obtidos pela administração pública com a
    implantação da metodologia de Gerenciamento de Projetos?
    Os sujeitos da pesquisa de campo foram os gestores atuantes no gerenciamento de projetos no âmbito
    do atual Governo do Estado do Espírito Santo. O governo propôs, a partir do ano de 2007, realizar seus
    projetos por meio da implantação do Programa de Gerenciamento Intensivo de Projetos (Pró Gestão). Esse
    programa contém uma carteira de projetos distintos entre si, sendo atualmente administrado por uma Secretaria
    denominada Segep - Secretaria Extraordinária de Gerenciamento de Projetos (BERGOLI, 2009). 

     

  • não entendi... =/

  • Não entendi =/ 2 

  • Verifiquei o gabarito e consta como correto, infelizmente não considero correto, pois foi salientado pela mesma que ela já tinha gastos demasiados e não tinha interesse a investir recursos em medidas futuras, ou seja temos dois problemas:

     

    Cultural = a falta de cultura de investimento em inovação;

     

    Circunstancial = os demasiados gastos que já tinha;

  • Projeto é algo único, novo. Tudo que é novidade gera mudanças, logo envolve a cultura organizacional.

    Toda vez que falar em algo novo lembre-se da cultura organizacional.

  • Ampla e sólida fundamentação teórica com o gabarito na mão é mole demais... Acorda povo, estão querendo enganar a quem?

    Nitidamente a questão é contraditória, no formato de pegadinha

  • Por que não organizacional?

  • Por que não Organizacional? Questão bizarra.


ID
2245606
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No contexto do trabalho nas universidades, a utilização de projetos está centrada, primordialmente, no âmbito acadêmico. Os projetos de pesquisa constituem-se, inclusive, de fontes de captação de recursos extraorçamentários. Por outro lado, para o alcance de objetivos estratégicos, o trabalho administrativo desenvolvido na universidade também pode se valer do uso de projetos. Os projetos podem ser utilizados para

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Projeto tem um inicio e um término...... Serve para resolver situações especificas.... Dentro de um prazo!

ID
2563363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à gestão por processos e por projetos e à gestão de contratos, da qualidade e do conhecimento.


Estabelecer os objetivos gerais e as especificações de um novo sistema digital para que um tribunal atenda aos advogados são exemplos de itens que caracterizam a programação para um projeto.

Alternativas
Comentários
  • (...) que caracterizam o planejamento para um projeto.

  • Allan Silva colocou muito bem ao dizer que caracteriza o planejamento para um projeto. Mas noto outro erro na questão, pois ela mescla o planejamento estratégico e o operacional. Estabelecer os objetivos gerais do novo sistema digital estaria no plano estratégico, já estabelecer as especificações estaria no plano operacional.

     

     
  • Não seria de um processo? Indiquem para comentário 

  • Não entendi a questão mas acertei. Julguei que estaria errada por que imaginei que ao inves de processo seria uma estratégia. Certo?

  • Grupos de Processos:

    1. Iniciação;

    2. Planejamento: definir escopo, refinar objetivos, desenvolver curso de ação para alcançar objetivos;

    3. Execução;

    4. Monitoramento;

    5. Encerramento,

  • Como eu entedi a resposta. Na definição do Planejamento Estratégico são definidos os projetos que a empresa poderá adotar, porém não é definido as espeficicações deste. No planejamento estratégico do tribunal pode ser definido um novo sistema para atender os advogados, mas as espeficicações operacionais para a execução desse projeto só serão definidas com o projeto já iniciado. 

    Fase do Projeto

    1 - Iniciação

    2 - Planejamento ----- definição das fases do projeto e estimar custo para sua realização. 

    3 - Execução

    4 - Monitoramento e Controle 

    5 - Encerramento 

  • Estabelecer os objetivos gerais e as especificações de um novo sistema digital para que um tribunal atenda aos advogados são exemplos de itens que caracterizam a programação para um processo.

  • especificações, etapas, atividades inter-relacionadas. Ou seja, tudo isso misturado e juntos caracterizam a operação de um processo.

    Processo conjunto de atividades inter-relacionadas que busca gerar valor ao cliente.

    GAB ERRADO.

  • Errado.

     

    Estabelecer os objetivos gerais (estratégico) as especificações (operacional) de um novo sistema digital para que um tribunal atenda aos advogados são exemplos de itens que caracterizam o planejamento para um projeto.

  • Possível erro: Se a banca usou o termo "programação" como sinônimo de "planejamento" (2ª fase do projeto), o erro está em dizer que "estabelecer objetivos gerais" caracterizaria tal fase, pois essa atividade ocorre na 1ª fase - Iniciação/Concepção. Quanto às especificações, essas sim ocorrem na fase "planejamento". (obs: não conheço autor que use essa terminologia: programação).

     

  • Processo = atividades interligadas entre si, visa alcançar determinado efeito final. Seria algo mais objetivo. 

    Ex.: processo de uma linha de montagem = coloca as rodas - coloca pneu - parafusa no veiculo

     

    Planejamento = define objetivos, metas, oscopo, curso de ação. Algo mais subjetivo

    Ex.: Montar um veiculo que facilitará a locomoção.

  • Concordo com você Miguel, se fosse projeto teria começo e fim. Ao passo que "processo" se encaixa bem melhor no conceito. 

  • Pensei assim, (me corrijam se for o caso)

    A questão não fala em tempo de execução - então não pode ser projeto. 

    Especificações gerais não têm a ver com processo, que é o passo a passo repetitivo para obtenção do mesmo produto várias vezes. Então imagino que ... a programação tem a ver com planejamento, que define o resultado geral, total, que se quer no final das contas.

     

  • Creio que, além dos erros já citados pelos colegas, outro erro consista no fato de que projetos possuem caráter transitório, com período de execução determinado. Tal medida de implantação de um sistema de atendimento consiste em uma medida permanente, não podendo caracterizar um projeto.

    Me corrijam se eu estiver errado, por favor.

  • Luan Oliveira

     

    A IMPLANTAÇÃO de um software ou novo sistema digital é sim um projeto. Pois possui início e fim, logo é transitória.  

     

    Já a UTILIZAÇÃO do software é que será permanente e, portanto, formada por processos.

     

    Espero ter ajudado

  • A programação tem relação com o tempo, ou seja, com o início, com o desenvolvimento das etapas de execução e com o fim do projeto. Os objetivos e especificações não estão relacionados com a programação do projeto.

  • "Estabelecer os objetivos gerais e as especificações de um novo sistema digital..."

     

    Você está definindo procedimentos e não estebelecendo um projeto.

    Projeto tem início, meio e, obrigatoriamente, um fim.

    Processo há interdependência entre as ações e tem continuidade.

     

    Item errado.

  • Vamos à questão.

    Estabelecer os objetivos gerais e as especificações de um novo sistema digital para que um tribunal atenda aos advogados são exemplos de itens que caracterizam a programação para um projeto.

     

    ===================================================

    Infelizmente não tenho a fonte, mas peguei aqui do QC.

     

    Para ficar mais claro, há que:

    1) PLANEJAMENTO: é a definição dos OBJETIVOS que se busca atingir;
    2) PROGRAMAÇÃO: é a definição das ATIVIDADES necessárias à consecução desses objetivos;
    3) PROJETO: é a estimação dos recursos de TRABALHO necessários à realização das atividades;
    4) ORÇAMENTAÇÃO: é a estimação dos recursos FINANCEIROS.

  • Não é projeto, é PROCESSO.

  • Comentando para guardar a questão, desculpem-me os demais colegas. Foco, Força e Fé na Luz pois ela nos iluminará o caminho e nos guiará à vitória.
  • programação para um PROCESSO (não para projeto)

    *resposta do professor

  • errado !!!  projeto NÃO.

    é PROCESSO...

  • ...projeto...

    para um PROCESSO! projeto tem fim!. 

     

    não se vai estabelecer e implementar algo assim (uma melhoria) com prazo pra acabar né

    não na adm pública brasileira, que tem pitadas de psicopatia

  • Acrescento: Objetivos gerais está relacionado a planejamento e não programação. Corrijam-me se equivocada!

  • Estabelecer objetivos e especificações (atendimento aos advogados), bem como os meios para alcançá-los (no caso da questão: um sistema digital) são itens que caracterizam o planejamento e não a programação.

    Programação são planos (consolidação do processo de planejamento) operacionais que relacionam atividades com o tempo. Quando falamos, por exemplo, sobre a programação de um congresso, estamos nos referindo a ordem dos palestrantes e os horários de cada uma dessas palestras.

    Perceba que os conceitos estão relacionados, mas não se confundem. Os planos, em geral, são a formalização (colocar no papel) dos resultados do processo de planejamento. Voltando ao nosso exemplo: muito antes de formular a programação dos congressos, os gestores definiram um objetivo, por exemplo: “Fomentar o debate científico sobre temas contemporâneos da administração pública”, bem como definiram um meio: “formatar um evento que congregue diversos estudiosos para debater sobre esses temas”. Posteriormente esse planejamento inicial foi sendo desdobrado em várias estratégias para realizar o evento.

    Várias etapas depois, com os professores já contratados, com o espaço do evento já definido, você realiza um planejamento operacional de como ocorrerá a execução do evento definindo a ordem das tarefas (cada uma das palestras) e relacionando essas tarefas a determinados horários de modo a consolidar uma programação.

    Gabarito: Errado

  • Estabelecer objetivos e especificações (atendimento aos advogados), bem como os meios para alcançá-los (no caso da questão: um sistema digital) são itens que caracterizam o planejamento e não a programação.

    Programação são planos (consolidação do processo de planejamento) operacionais que relacionam atividades com o tempo. Quando falamos, por exemplo, sobre a programação de um congresso, estamos nos referindo a ordem dos palestrantes e os horários de cada uma dessas palestras.

    Perceba que os conceitos estão relacionados, mas não se confundem. Os planos, em geral, são a formalização (colocar no papel) dos resultados do processo de planejamento. Voltando ao nosso exemplo: muito antes de formular a programação dos congressos, os gestores definiram um objetivo, por exemplo: “Fomentar o debate científico sobre temas contemporâneos da administração pública”, bem como definiram um meio: “formatar um evento que congregue diversos estudiosos para debater sobre esses temas”. Posteriormente esse planejamento inicial foi sendo desdobrado em várias estratégias para realizar o evento.

    Várias etapas depois, com os professores já contratados, com o espaço do evento já definido, você realiza um planejamento operacional de como ocorrerá a execução do evento definindo a ordem das tarefas (cada uma das palestras) e relacionando essas tarefas a determinados horários de modo a consolidar uma programação.

    Gabarito: Errado

    Fonte: Prof. Marcelo Soares - Direção Concursos

  • #Respondi errado!!!


ID
2694976
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere à gestão de processos, julgue o próximo item.


Partes interessadas no projeto (stakeholders) são pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Os stakeholders nada mais são do que as pessoas e as organizações que podem ser afetadas por um projeto, de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente. Eles também são conhecidos por serem as partes interessadas, que fazem parte da base da gestão de comunicação, e são muito importantes para o planejamento e execução de um projeto.

     

    O grupo de stakeholders de um projeto pode ser formado por:

     

    Gestores da empresa;

    Funcionários;

    Fornecedores;

    Concorrentes;

    Proprietários;

    Clientes;

    Estado;

    ONGs;

    Mídia;

    Sindicatos.

     

    Fonte: https://www.euax.com.br/2017/02/o-que-sao-e-como-identificar-os-stakeholders-do-seu-projeto/

  • Os stakeholders são classificados como: primários e secundários.

     

    Os primários são: proprietários, clientes, fornecedores empregados e a concorrência;

    Os secundários são: governos internos, governos externos, mídia, comunidade, organizações sem fins lucrativos, analistas financeiros, instituições financeiras.

  • StakeHolders= são pessoas ou organizações que podem ser atingidas pelos processos, diretamente ou indiretamente

  • stockholder---- Proprietarios de uma parte da compania, detentor do estoque, resistentes a mudanças 

    shareholder---- Proprietarios de uma parte da compania, investidor

    stakeholder---- A parte que tem participação na empresa

     

    https://www.accountingtools.com/articles/what-is-the-difference-between-a-stockholder-and-a-sharehold.html

    https://keydifferences.com/difference-between-shareholder-and-stakeholder.html

  • CERTO

     

    Identificar partes interessadas/ stakeholders

     

    É o processo de identificar pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados por uma decisão, atividade, ou resultado do projeto, e analisar e documentar informações relevantes relativas aos seus interesses, envolvimento, interdependências, influência, e o impacto potencial no sucesso do projeto.

     

    FONTE: Glossário do PMBOK- pág. 549, 5ª Ed.

  • Gerência das Partes Interessadas: são indivíduos ou organizações que estejam ativamente envolvidos no projeto de forma positiva e também negativa e que possuem seus interesses próprios relacionados ao projeto.

    São eles: clientes, fornecedores, gerente e equipe de projeto, usuários do produto do projeto, organizações governamentais e não governamentais, meio ambiente, etc.

  • Os stakeholders são as partes interessadas, direta ou indiretamente, na execução do projeto.

  • Esse "ativamente" me confundiu. Me pareceu que a questão está afirmando que as partes têm que estar diretamente envolvidas, sendo que não é necessariamente um envolvimento direto. Ainda mais que para essa banca às vezes precisa adivinhar o que querem.


ID
2737207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gestão de riscos, julgue o item seguinte.


O uso da técnica Delphi é adequado caso uma organização queira evitar que líderes influenciem de forma inadequada outros participantes no processo de identificação de riscos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

  • Método Delphi é baseado no princípio que as previsões por um grupo estruturado de especialistas são mais precisas se comparadas às provenientes de grupos não estruturados ou individuais. Cada elemento é assim isolado da influência dos restantes. Como não ocorre a presença física dos participantes numa reunião, este método pode ser usado quando os elementos do grupo se encontram distantes geograficamente.

     

    Apresenta, contudo, alguns inconvenientes, entre os quais:

     - o maior consumo de tempo na tomada de uma decisão e

     - a perda dos benefícios associados ao intercâmbio pessoal de ideias proporcionado por outros métodos.

     

    Trata-se de uma técnica que pode ser usada para obter consenso a respeito dos riscos de um projeto. Note que a técnica de Delphi pode ser usada para obter qualquer tipo de consenso entre pessoas. Não é uma técnica apenas para identificação de riscos.

     

    Método Delphi para a tomada de decisão é caracterizado pelas seguintes fases:

    1- Identificação do problema, construção do questionário e apresentação a cada um dos elementos do grupo;

    2- Resposta ao questionário de forma anônima e independente por cada um dos elementos do grupo;

    3- Compilação das respostas e sua distribuição pelos membros do grupo acompanhadas do questionário revisto;

    4- Resposta ao novo questionário da mesma forma descrita na fase 2, isto é, de forma anônima e independente;

    5- Repetição das terceira e quarta fases até se atingir uma solução de consenso.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Delphi

     

     

    Adendo:

     

    A técnica Delphi é um método utilizado para estimar a probabilidade e o impacto de acontecimentos futuros e incertos.

    O anonimato permite aos peritos expressarem as suas opiniões livremente, incentiva a abertura e as discussões em alto nível, e ao mesmo tempo que evita acusações e julgamentos, também evita a revisão de previsões de rodadas anteriores.

     

    Fonte: https://www.trf5.jus.br/downloads/Artigo_23_Tecnica_Delphi_um_Guia_Passo_a_Passo.pdf

  • nunca nem vi

  • Certo 

    O uso do método Delphi  por ser realizado de forma anônima é adequado caso uma organização queira evitar que líderes influenciem de forma inadequada outros participantes no processo de identificação de riscos, ou seja, não há tendência de seguir opiniões (influências) dos demais participantes já que é realizado anonimamente.

     

    Técnica Delphi / Delfos
    Trata-se de uma técnica de tomada de decisão em grupo na qual um conjunto de especialistas busca o consenso em relação aos pontos que são discutidos.
    Em essência, trata-se de uma técnica não interativa, já que os membros do grupo não se reúnem fisicamente. Os especialistas participam de maneira anônima, respondendo questões sobre alguns pontos do projeto.
    Essas respostas são resumidas e redistribuídas para que outros especialistas façam novos comentários. Este processo é repetido por algumas rodadas até que seja alcançado um consenso, reduzindo a parcialidade que decorre da influência indevida de algum dos especialistas.

     

    O método "Delphi" apresenta três características fundamentais que são:

    - anonimato,

     -interação com "feedback" controlado, (a interação e a realimentação controlada);

    - a resposta do grupo em forma de estatística

     

     

     

  • Gabarito Correto.

     

    Os conceitos dos colegas estão correto, porém, meio que "obscuros" deixando de modo claro. o método de Delphi  é uma técnica usada mais por tecnologia da informação por meio de vídeos conferências. entre outro meios de acesso online, embora seja um pouco desvantajosa por causa do consumo de tempo que as vezes pode acontecer de uns online outros não. É eficaz no quesito de os lideres de determinado grupo não está presente com os outros membros, sendo assim. por isso a questão se torna correta.

     

    Não irei colocar o conceito, pois é desnecessário já que os colegas colocaram.

  • Delphi - Anônimo

    Brainstorm - Geral é conhecido

  • William ╔ seu comentário está completíssimo! Parabéns!

  • explicação em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7eOWv4DzJJU

  • Técnica DELPLI = é uma técnica usada no gerenciamento de riscos que serve para se buscar um consenso entre especialistas em uma determinada área. Ou seja, útil para os especialistas gerarem ideias sobre os riscos enfrentados no processo de identificação de riscos.

    GAB CERTO. (classificação errada QC)

  • Método Delphi é baseado no princípio que as previsões por um grupo estruturado de especialistas são mais precisas se comparadas às provenientes de grupos não estruturados ou individuais. Cada elemento é assim isolado da influência dos restantes. Como não ocorre a presença física dos participantes numa reunião, este método pode ser usado quando os elementos do grupo se encontram distantes geograficamente. Apresenta, contudo, alguns inconvenientes, entre os quais o maior consumo de tempo na tomada de uma decisão e a perda dos benefícios associados ao intercâmbio pessoal de ideias proporcionado por outros métodos. A técnica pode ser adaptada para uso em encontros presenciais, sendo então denominada de mini-Delphi ou Estimate-Talk-Estimate (ETE). O método Delphi tem sido largamente utilizado para previsões empresariais e tem certas vantagens sobre outras abordagens de previsões estruturadas em mercados preditivos. A técnica de Delphi é frequentemente citada em manuais de gerenciamento de riscos em projetos.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Delphi

  • método Delphi é um método de tomada de decisão em grupo que se caracteriza pelo facto de cada membro do grupo apresentar as suas ideias mas nunca face a face com os restantes elementos (como acontece por exemplo no método do grupo nominal ou no brainstorming).

    Cada elemento é assim isolado da influência dos restantes. Como não ocorre a presença física dos participantes numa reunião, este método pode ser usado quando os elementos do grupo se encontram distantes geograficamente. 

     

    fonte;http://knoow.net/cienceconempr/gestao/metodo-ou-tecnica-delphi/

     

    Gab''certo''

  • CERTO

     

     

    COMPLEMENTANDO:

     

     

    (Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: SERPRO Prova: Analista - Gestão Empresarial)

      

    Risco pode ser conceituado como um evento inesperado potencialmente causador de variação negativa em um resultado
    almejado. 

    Brainstorming e a técnica Delphi são métodos adequados para a fase de identificação de riscos. (CERTO)

     

  • Sempre que cair nomes estrangeiros e cobrar o conceito ,a questão estará certa.

  • Em termos práticos, para melhor entendimento do que vem a ser o método DELPHI:

    Imagine que você queira planejar um churrasco no fim de semana e quer opiniões de diferentes pessoas para levantar, analisar e discutir os possíveis e potenciais riscos que possam vir a comprometer o churrasco. Ainda, para que possíveis decisões não sejam parciais em decorrência de diferenças pessoais entre os participantes, você quer que nenhum saiba da identidade do outro. No resumo: imparcialidade. A ferramenta utilizada para realizar a reunião pode ser: simples chat on line, video-conferência sem identidade dos participantes, etc.

    É justamente nesse método que os participantes vão discutir quais prováveis riscos, quais as probabilidades de cada risco acontecer e quais seus respectivos impactos. Exemplo: risco chuva, com probabilidade de 80% de ocorrer, devido às informações do clima-tempo para a data que ocorrerá o churrasco. E seu respectivo impacto será grande, caso uma resposta contensiva ao risco não seja vislumbrada (pesquisas de local com cobertura ou, caso o custo de aluguel seja muito alto, possibilidade de alugar um toldo).

     

    O brainstorm também é uma forma de levantamento dos riscos, porém com sutil diferença: os participantes são conhecidos. E toda e qualquer colaboração (ideia/palpite/informação) apresentada pelos participantes é acolhida, mesmo que ela seja absurda. Já no método Delphi é que nesta há a crítica das informações que os participantes apresentam, delimitando, assim, quais as que são viáveis e "sensatas" para serem erigidas como importantes para discussão, análise e deliberação. 

     

  • CERTO

     

    Método Delphi é baseado no princípio que as previsões por um grupo estruturado de especialistas são mais precisas se comparadas às provenientes de grupos não estruturados ou individuais. Cada elemento é assim isolado da influência dos restantes. Como não ocorre a presença física dos participantes numa reunião, este método pode ser usado quando os elementos do grupo se encontram distantes geograficamente.

  • CERTA!


    "Batman Concurseiro, você deveria se chamar "Bino", tendo em vista que essa sua dica é pura "cilada".


    MÉTODO DELPHI


    Vantagens:

    Anonimato: Visa evitar a influência entre os participantes, proibindo a comunicação paralela entre especialistas.

    Interação por meio de um feedback controlado: Reduz as chances de perder o foco nos pontos centrais do problema — é por esse motivo que o intermediador informa apenas os dados necessários para a realização das análises.

    Respostas estatísticas: Ajuda a reduzir a pressão para que o grupo alcance a conformidade, ao mesmo tempo em que diminui uma dispersão considerável das respostas que cada participante revela.

    Não há necessidade de conciliar agendas: Como os questionários e os resultados são enviados por email, por exemplo, resolve-se o problema de conciliação de agendas para a elaboração de uma reunião e eliminam-se os custos necessários para deslocamento de pessoal.


    Desvantagens:

    Pouca objetividade. A informação tende a ser mais qualitativa e menos quantitativa. Para aumentar a informação quantitativa deve usar-se um inquérito estruturado

    Decisão com base em dados incompletos e visão parcelar do problema

    Dependendo da profundidade com que se pretenda realizar o estudo, a utilização da técnica Delphi pode obrigar a procedimentos complexos e que requerem um nível relativamente elevado de recursos.

    Chance de se forçar o consenso para agilizar a tomada de decisão.

    Possibilidade de demora na finalização do processo;


    FONTE > https://uvagpclass.wordpress.com/2017/11/20/tecnicas-de-identificacao-de-risco-metodo-de-delphi/

  • Este moço explica certinho o que é este método, veja: 

    https://www.youtube.com/watch?v=7eOWv4DzJJU

  • GAB:C

    Outra questão que ajuda a associar o conceito:

    Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: TCU

     

    Na identificação de possíveis riscos do projeto, pode-se utilizar a técnica Delphi para o levantamento de informações. (certo)

  • Certo.

     

    Outras questões ajudam a responder, vejam:

     

    Q106571 Programação   Linguagens de programação,  Delphi

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Arquitetura de Soluções de Software

    Entre as características da técnica de Delphi, que é um dos métodos de identificação de riscos, inclui-se a

     a) utilização de ativos de processos organizacionais.

     b) utilização de diagramas de causa e efeito.

     c) reunião de especialistas que participam de forma anônima.

     d) análise de forças e fraquezas.

     e) análise de oportunidades e ameaças.

    Gabarito: letra C

     

    Q888234 Administração Geral  Conceitos e Métodos do Processo Decisório,  Processo Decisório

    Ano: 2018 Banca: CS-UFG Órgão: SANEAGO - GO Prova: Administrador

    No processo decisório das organizações, algumas técnicas são aplicadas para facilitar a decisão, quer para geração de possíveis alternativas, quer para avaliação e escolha das alternativas encontradas. A técnica que reduz a influência da opinião de personalidades de referência no processo, uma vez que os participantes não sabem quem são os demais, é:

     a) Brainwritting. 

     b) Consenso. 

     c) Delphi.

     d) Indagação dialética.

    Gabarito: letra C

  • CORRETO

    Método DELPHI: técnica muito semelhante ao grupo nominal, só que sem a presença física

    dos participantes, para naão inibir ou influenciar a opinião dos demais, que, muitas vezes,

    nem sbem quem está participando do processo.

    Fonte:Elisabe de Abreu e Lima, Administração Geral e Pública. Página 250.

  • Valeu Angelica Alves por nao me fazer sentir só.. " Tb nunca nem ouvi falar "

  • Lembrei da faculdade, quando programava em Delphi. hue

  • Assista  https://www.youtube.com/watch?v=7eOWv4DzJJU

  • CORRETO

    Por ser uma FERRAMENTA de busca de CONSENSO DE ESPECIALISTAS, de forma Anônima.

  • Delphi é um chocolate? k

  • Delphi é uma reunião de líderes em anonimato

  • Método DELPHI: técnica muito semelhante ao grupo nominal, só que sem a presença física dos participantes, para não inibir ou influenciar a opinião dos demais, que, muitas vezes, nem bem quem está participando do processo.

  • E eu que achava que Delphi era linguagem de programação!

  • CERTO

    Não sou de confiar no wikipedia, mas achei essa definição interessante:

    " Trata-se de uma técnica que pode ser usada para obter consenso a respeito dos riscos de um projeto. Note que a técnica de Delphi pode ser usada para obter qualquer tipo de consenso entre pessoas. Não é uma técnica apenas para identificação de riscos."

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Método_Delphi

    PASSO A PASSO DA TÉCNICA: https://www.trf5.jus.br/downloads/Artigo_23_Tecnica_Delphi_um_Guia_Passo_a_Passo.pdf

  • Agora aprendi o que é!


  • Reunião anonima, consenso de especialistas de forma Anônima para obter consenso a respeito dos riscos de um projeto.

  • Método Delphi é baseado no princípio que as previsões por um grupo estruturado de especialistas são mais precisas se comparadas às provenientes de grupos não estruturados ou individuais. Cada elemento é assim isolado da influência dos restantes. Como não ocorre a presença física dos participantes numa reunião, este método pode ser usado quando os elementos do grupo se encontram distantes geograficamente. Apresenta, contudo, alguns inconvenientes, entre os quais o maior consumo de tempo na tomada de uma decisão e a perda dos benefícios associados ao intercâmbio pessoal de ideias proporcionado por outros métodos. A técnica pode ser adaptada para uso em encontros presenciais, sendo então denominada de mini-Delphi ou Estimate-Talk-Estimate (ETE). O método Delphi tem sido largamente utilizado para previsões empresariais e tem certas vantagens sobre outras abordagens de previsões estruturadas em mercados preditivos. A técnica de Delphi é frequentemente citada em manuais de gerenciamento de riscos em projetos.

    Técnica de Delphi em gerenciamento de projetos:

    Trata-se de uma técnica que pode ser usada para obter consenso a respeito dos riscos de um projeto. Note que a técnica de Delphi pode ser usada para obter qualquer tipo de consenso entre pessoas. Não é uma técnica apenas para identificação de riscos.

    Método Delphi para a tomada de decisão é caracterizado pelas seguintes fases:

    1- Identificação do problema, construção do questionário e apresentação do mesmo cada um dos elementos do grupo;

    2- Resposta ao questionário de forma anônima e independente por cada um dos elementos do grupo;

    3- Compilação das respostas e sua distribuição pelos membros do grupo acompanhadas do questionário revisto;

    4- Resposta ao novo questionário da mesma forma descrita na fase 2, isto é, de forma anônima e independente;

    5- Repetição das terceira e quarta fases até se atingir uma solução de consenso.

  • RESUMINDO:

    O método ou técnica Delphi é usada para obter consenso entre especialistas preservando o anonimato dos mesmos.

    Fonte

  • O método Dephi é a busca de consenso entre especialistas. Logo, diminui a ingerência política (líderes) nas decisões, que passam a ser guiadas por critérios técnicos (especialistas).


ID
2946334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a controle e avaliação de projetos, julgue o próximo item.


Em ambiente acadêmico, a contribuição do projeto para o avanço do conhecimento em determinada área de atuação é um indicador de sucesso.

Alternativas
Comentários
  • Parece meio lógico.

  • Se o projeto está agregando valor através de seus resultados, certamente é indicador de sucesso.

    GABARITO: CERTO

  • São as questões mais lógicas que erramos... Devemos fazer todas as questões com atenção.

  • O sucesso de um projeto é medido por meio do cumprimento de prazos, conformidade com o orçamento, grau de satisfação do cliente e entrega de acordo com o escopo planejamento.

    Em um ambiente acadêmico o resultado esperado é o avanço do conhecimento, assim, esse avanço pode ser utilizado como indicador de sucesso. Possivelmente, não seria tão simples utilizar esse indicador em virtude da provável dificuldade de mensurá-lo, contudo, isso não invalida o enunciado. 

    Gabarito: CERTO

  • Conforme o PMBOK (6º edição), o sucesso do projeto:

    sucesso é medido por qualidade do projeto, cumprimento de prazos, conformidade com o orçamento e grau de satisfação do cliente.

  • SUCESSO = Qualidade, prazo, orçamento e satisfação


ID
3018544
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma característica da gestão de projetos é demonstrar a responsabilidade de cada recurso humano e sua atribuição como membro da equipe. O gerente do projeto deve relacionar cada membro com suas respectivas funções e informar aos patrocinadores e partes interessadas. Para definir as responsabilidades do projeto a matriz mais indicada é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    Responsibility assignment matrix  - Uma matriz de atribuição de responsabilidades, também conhecida como matriz RACI ou gráfico de responsabilidades linear, descreve a participação de várias funções na conclusão de tarefas ou produtos a serem entregues a um projeto ou processo de negócios.

  • Nem sabia... Até achei que era um jogo de videogame.

  • Eu erraria porque RACI não é o mesmo que RASCI

  • Matriz RACI em que as letras representam a responsabilidade do integrante da equipe sobre o pacote de trabalho.

    Onde:

    R: Responsável pela execução

    A: Responsável pela aprovação

    C: Recurso deve ser consultado

    I: Recurso deve ser informado

    Uma variação também usada no mercado é incluir a letra S Matriz RASCI, onde:

    S: Recurso que suporta a execução do pacote de trabalho.

  • Gab B

    RACI: Matriz RACI ou tabela RACI é uma ferramenta visual de fácil utilização que define com clareza as atribuições, papéis e responsabilidades de cada colaborador nas atividades de um processo.

    R responsável

    A aprovador

    C consultado

    I informado

    FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é um método utilizado para prevenir falhas e analisar os riscos de um processo, através da identificação de causas e efeitos para identificar as ações que serão utilizadas para inibir as falhas.

    APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) nada mais é do que um sistema de segurança para alimentos.


ID
3189910
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Ao estabelecer as ações necessárias para alcançar os objetivos e o escopo de um projeto, o gestor está atuando na fase de planejamento, na qual são envolvidas as partes interessadas, pois elas têm conhecimentos que podem ser utilizados na definição desses elementos. Nessa fase, também são definidos os indicadores 

Alternativas
Comentários
  • letra c

    Q263224 - A elaboração de indicadores de acompanhamento de desempenho organizacional é uma das atividades desenvolvidas pela função planejamento, sendo utilizada pela função controle da administração.

  • Os indicadores de desempenho são aqueles que mostram o balanço final entre o que foi planejado e o que foi de fato realizado em um determinado período, indicando se as restrições estipuladas no planejamento do projeto, se estão sendo cumpridas ou não. (www.euax.com.br)

    Sintetizar os principais indicadores (ou KPIs) em 4 grupos:

    • os de impacto,
    • de efetividade,
    • de desempenho, e 
    • operacionais. 

     

    Esses últimos podem ainda ser subdivididos em, indicadores de eficiência, eficácia, capacidade, produtividade, qualidade, lucratividade, valor, entre outros. (www.projectbuilder.com.br/blog/tipos-de-indicadores-para-projetos/)


ID
3225859
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Os conceitos de projeto e gerenciamento de projetos podem ser mais bem entendidos através da abordagem de fatores críticos. Os estudos sobre os fatores que implicam sucesso ou fracasso de projetos fornecem excelente fonte que ajuda a identificar competências e maturidade para as empresas. Sobre fatores de sucesso em projetos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Tempo, custo, eficácia e satisfação do cliente são fatores que, se atendidos, considera-se sucesso em sua implementação

  • sucesso do projeto: tempo, custo, eficácia e satisfação do cliente são fatores que, se atendidos, considera-se sucesso em sua implementação.

  • Gabarito É para não.assinantes.


ID
3225862
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um gerente de projetos deve centrar suas competências também nos aspectos gerenciais, que referem-se também às habilidades em resolver conflitos, em se comunicar e em liderar sua equipe. Com base nisso, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • melindroso

    1. 1.
    2. que se faz com esforço, de difícil execução; laborioso, árduo, penoso.
    3. "negócio, trabalho, operação m."
    4. 2.
    5. que provoca ou em que há certa dificuldade; embaraçoso, complicado.
    6. "uma questão m."

  • Letra C para não.assinantes.


ID
3255130
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

São funções do gerente de projetos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O gerente do projeto é quem define: objetivo geral do projeto, objetivos individuais, cronograma de atividades, responsabilidades e recursos.

    Sua principal atribuição é evitar que as falhas inerentes aos processos aconteçam. O gerente de projeto deve ser capaz de prever as dificuldades e agir preventivamente assegurando o bom andamento dos trabalhos.

    Fonte: CPDEC

    Não tenhais medo!


ID
3357703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um tribunal de justiça pretende implementar uma nova sistemática para a gestão do fluxo documental, destinada, principalmente, a agilizar a tramitação dos processos com maior confiabilidade. A equipe envolvida no projeto identificou dois riscos com alta probabilidade de ocorrência e impacto significativo nos resultados esperados: (I) capacitação inadequada dos servidores; e (II) obsolescência dos equipamentos à época da implantação. Como forma de resposta aos riscos identificados, a equipe propôs aos gestores a adoção das medidas a seguir:

Medidas para o risco I – elaboração e aplicação de um programa de treinamento.

Medidas para o risco II – inserção da informação sobre o risco identificado nos trabalhos da unidade de tecnologia do tribunal, para ela acompanhar o seu andamento, avaliar os impactos das ações do projeto no parque tecnológico e propor aos gestores do projeto as correções e(ou) adequações necessárias para que avaliem a possibilidade de sua implementação.

Considerando essa situação, assinale a opção que indica a(s) estratégia(s) de resposta que a equipe do projeto propôs para os riscos identificados.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o tipo do risco, há estratégias diferentes para o tratamento de sua resposta, dentre as estratégias temos:

    Estratégias para Riscos Negativo ou ameaças:

    -Eliminar: Alterar o plano do projeto para eliminar totalmnte o risco, protegendo os objetivos do projeto dos impactos deste risco eliminado.

    exemplo: Transferir a festa do campo para um salão coberto, eliminando o risco de chuva ou mal tempo.

    -Transferir: Transferir o risco para um terceiro, transferindo os impactos e a responsabilidade. É preciso ter em mente que o risco não é eliminado, e quase sempre envolve o pagamento de prêmios a parte que está assumindo o risco.

    exemplo: Contratação de um seguro de carro ou residência.

    -Mitigar: Reduzir a probabilidade ou impacto de um risco até um nível aceitável.

    exemplo: Ir ao banco sacar 100 mil reais no caixa eletrônico, acompanhado de seguranças fortemente armados e sair de lá em um carro blindado.

    -Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe do projeto decide correr o risco.

    Estratégias para os Riscos Positivos ou oportunidades:

    -Explorar: É o desejo de garantir que a oportunidade aconteça e se concretize durante o projeto.

    exemplo: Certificar um profissional para a participação da empresa em uma licitação que exige tal certificação;

    -Compartilhar: Unir-se a um ou mais terceiros que tenham maior qualificação para capturar a oportunidade em benefício do projeto;

    exemplo: Montar um consórcio de empresas com parceiros que já tenham as qualificações exigidas para a participação em uma determinada licitação.

    -Melhorar: Procurar facilitar ou aumentar as possibilidades de que a oportunidade aconteça;

    exemplo: Finalizar o projeto atual dentro dos objetivos do cliente, pensando em futuras oportunidades de novos projetos.

    -Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe deseja a oportunidade mas não tem o objetivo de aplicar esforços para que ela aconteça.

  • De acordo com PMBOK 6CINCO estratégias alternativas podem ser consideradas para lidar com ameaças:

    Escalar. A escalação é apropriada quando a equipe do projeto ou o seu patrocinador concorda que uma ameaça está fora do escopo do projeto ou que a resposta proposta exceda a autoridade do gerente do projeto. 

    Prevenir. A prevenção de riscos ocorre quando a equipe do projeto atua para eliminar a ameaça ou proteger o projeto de seu impacto.

    Transferir. A transferência envolve passar a responsabilidade de uma ameaça a terceiros para gerenciar o risco e suportar o impacto, caso a ameaça ocorra.

    Mitigar. Na mitigação de riscos a ação é realizada para reduzir a probabilidade de ocorrência e/ou o impacto de uma ameaça. A ação de mitigação antecipada é quase sempre mais efetiva do que tentar reparar o dano depois que a ameaça ocorreu.

    Aceitar. A aceitação de risco reconhece a existência de uma ameaça, mas nenhuma ação proativa é tomada.

    Portanto, temos o seguinte:

    a) errado, pois a medida I não busca eliminar a ameaça, mas apenas reduzir a probabilidade de ocorrência.

    b) errado, pois a medida II não busca transferir a responsabilidade da ameaça a terceiros.

    c) errado, pois explorar é uma estratégia para riscos positivos/oportunidades.

    d) correto, de fato as duas medidas buscam reduzir a probabilidade de ocorrência e impacto das ameaças.

    e) errado, pois compartilhar é uma estratégia para riscos positivos/oportunidades.

  • cespe anda gostando de cobrar isso

    2020

    Considerando essa situação, assinale a opção que indica a(s) estratégia(s) de resposta que a equipe do projeto propôs para os riscos identificados.

    A prevenir, para ambos os riscos

    B mitigar, para o risco I, e transferir, para o risco II

    C prevenir, para o risco I, e explorar, para o risco II

    D mitigar, para ambos os riscos

    E compartilhar, para o risco I, e prevenir, para o risco II

  • Achei que o segundo caso é TRANSFERIR p Risco, mas.....

  • Interpretando a questão.

    A questão trouxe a seguinte premissa: "dois riscos com alta probabilidade de ocorrência e impacto significativo nos resultados esperados".

    Ou seja, ela nos deu as palavras-chave de que precisávamos para encontrar a estratégia de resposta aos altos riscos. Como muitos colegas já postaram, a melhor estratégia seria a mitigação - reduzir a probabilidade ou impacto de um risco até um nível aceitável.

    Então, como a probabilidade de ocorrência do risco era muito alta, adotou-se a mitigação.

    Bons estudos.

  • Medidas para o risco I – elaboração e aplicação de um programa de treinamento.Estratégia a ser adotada: MITIGAR.-Percebemos que os gestores adotaram a estratégia de minimizar o impacto da ameaça da capacitação inadequada dos servidores elaborando e aplicando um programa de treinamento.

    Medidas para o risco II – inserção da informação sobre o risco identificado nos trabalhos da unidade de tecnologia do tribunal, para ela acompanhar o seu andamento, avaliar os impactos das ações do projeto no parque tecnológico e propor aos gestores do projeto as correções e (ou) adequações necessárias para que avaliem a possibilidade de sua implementação.Estratégia a ser adotada: MITIGAR.

     

    Novamente os gestores ao adotarem as medidas de inserção da informação, acompanhamento e avaliação estão minimizando os impactos dos riscos identificados.

  • A questão cobra conhecimento sobre as estratégias de resposta ao risco no Gerenciamento de Projetos.
    Conforme o PMBOK, existem estratégias que podem ser consideradas para lidar com ameaças (riscos negativos) e estratégias que podem ser consideradas para lidar com oportunidades (riscos positivos). Vejamos a seguir cada uma delas.


    Para ameaças (riscos negativos), temos as estratégias de:


    1. Escalar: “apropriada quando a equipe do projeto ou o seu patrocinador concorda que uma ameaça está fora do escopo do projeto ou que a resposta proposta exceda a autoridade do gerente do projeto" [1].
    2. Prevenir: “equipe do projeto atua para eliminar a ameaça ou proteger o projeto de seu impacto" [1].
    3. Transferir: “passar a responsabilidade de uma ameaça a terceiros para gerenciar o risco e suportar o impacto, caso a ameaça ocorra" [1]. Ressalta-se que na transferência do risco há, quase sempre, um pagamento de prêmio, tais como seguros ou cauções.
    4. Mitigar: “reduzir a probabilidade de ocorrência e/ou o impacto de uma ameaça" [1].
    5. Aceitar: “reconhece a existência de uma ameaça, mas nenhuma ação proativa é tomada" [1] .


    Para as oportunidades (riscos positivos), temos as estratégias de:


    1. Escalar: “utilizada quando a equipe do projeto ou o seu patrocinador concorda que a oportunidade está fora do escopo do projeto ou que a resposta proposta excede a autoridade do gerente do projeto" [1].
    2. Explorar: “capturar o benefício associado a uma oportunidade específica garantindo que definitivamente aconteça, aumentando a probabilidade de ocorrência para 100%" [1].
    3. Compartilhar: “transferir a responsabilidade por uma oportunidade a terceiro para que este compartilhe alguns dos benefícios, caso a oportunidade ocorra" [1].
    4. Melhorar: “aumentar a probabilidade e/ou o impacto de uma oportunidade" [1] .
    5. Aceitar: “reconhece a sua existência, mas nenhuma ação proativa é tomada" [1].


    Diante disso, analisemos a questão.


    Para o risco de capacitação inadequada dos servidores, foi adota a medida de elaboração e aplicação de um programa de treinamento. Já para o risco de obsolescência dos equipamentos à época da implantação, foi adota a medida de inserir informações do risco na unidade de tecnologia para ela acompanhar o seu andamento, avaliar os impactos das ações do projeto no parque tecnológico e propor aos gestores do projeto as correções e(ou) adequações necessárias.


    Ambos os riscos são negativos, ou seja, são ameaças que precisam ser tratadas com a primeira categoria de estratégias demonstradas anteriormente.  Portanto, as estratégias explorar (Letra C) e compartilhar não são adequadas (Letra E).


    O programa de treinamento é um mecanismo de reduzir a probabilidade de capacitação inadequada uma vez que não elimina completamente a ameaça, pois, por exemplo, o treinamento pode ter uma qualidade ruim. No mesmo sentido, passar informações para acompanhamento e proposições da TI tendem a reduzir o impacto da obsolescência dos equipamentos uma vez que a obsolescência tecnológica é algo natural ao longo do tempo e não foi afirmado que os equipamentos serão trocados antes dela (prevenção).  Portanto, ambas as medidas mitigam os riscos, reduzindo a probabilidade e impacto.  


    Gabarito da professora: LETRA D.


    Referência:

    [1] Guia PMBOK 6ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).

  • Prevenir é quando ainda não ocorreu. E mitigar é quando o risco já ocorre.

    Prevenir. A prevenção de riscos ocorre quando a equipe do projeto atua para eliminar a ameaça ou proteger o projeto de seu impacto. Pode ser apropriado para ameaças de alta prioridade com alta probabilidade de ocorrência e um impacto negativo importante. A prevenção pode envolver a alteração de algum aspecto do plano de gerenciamento do projeto ou alterar o objetivo em perigo para eliminar inteiramente a ameaça, reduzindo a sua probabilidade de ocorrência a zero. O responsável pelo risco também pode agir para isolar os objetivos do projeto do impacto do risco, caso ocorra. Exemplos de ações de prevenção podem incluir: remover a causa de uma ameaça, prorrogar o cronograma, mudar a estratégia do projeto ou reduzir o escopo. Alguns riscos podem ser evitados pelo esclarecimento de requisitos, obtenção de informações, aprimoramento da comunicação ou aquisição de expertise.

    Mitigar. Na mitigação de riscos a ação é realizada para reduzir a probabilidade de ocorrência e/ou o impacto de uma ameaça. A ação de mitigação antecipada é quase sempre mais efetiva do que tentar reparar o dano depois que a ameaça ocorreu. Adotar processos menos complexos, fazer mais testes ou escolher um vendedor mais estável são exemplos de ações de mitigação. A mitigação pode exigir o desenvolvimento de um protótipo (ver Seção 5.2.2.8) para reduzir o risco de implementação de um processo ou produto a partir de um modelo de bancada. Quando não é possível reduzir a probabilidade, a resposta de mitigação pode reduzir o impacto pela concentração em fatores que determinam a sua severidade. Por exemplo, a inclusão de redundância em um sistema pode reduzir o impacto de uma falha do componente original.

    Fonte: PMBOK.


ID
3397114
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gestão de projetos, julgue o item.


A estrutura analítica do projeto (EAP) consiste no processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.

Alternativas
Comentários
  • Estrutura Analítica de Projetos é o documento que decompõe o escopo total de trabalho em partes menores e gerenciáveis .

  • De fato, segundo o PMBOK a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) consiste no processo de decomposição ou de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. Dessa forma, decompondo o escopo total de trabalho em partes menores e mais gerenciáveis

    Gabarito: Verdadeiro.

  • O enunciado praticamente transcreveu o conceito constante no PMBOK, por isso está correto!

    O processo de criação da EAP é um dos processos do grupo de planejamento e consiste em decompor as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é que ele fornece uma visão estruturada do que deve ser entregue. 

    Gabarito: Certo

  • EAP:

    .: Fornece uma visão estruturada do que deve ser entregue;

    .: Decompõe as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores;

    .: Grupo de processo: Planejamento;

    .: Área de conhecimento: Escopo.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • A EAP organiza e define o escopo total do projeto e

    representa o trabalho especificado na atual especificação do escopo do projeto aprovada". Além

    disso, "o trabalho planejado é contido dentro dos componentes de nível mais baixo da EAP, que são

    chamados de pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser usado para agrupar as atividades

    onde o trabalho é agendado, tem seu custo estimado, monitorado e controlado. No contexto da

    EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não

    a atividade propriamente dita"

  • A questão cobra conhecimento sobre a Estrutura Analítica do Projeto (EAP).

    Conforme o PMBOK, a EAP “é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas.  Essa decomposição é uma técnica usada para dividir e subdividir o escopo do projeto e suas entregas em partes menores e mais fáceis de gerenciar. Nesse contexto, temos o pacote de trabalho que é o trabalho definido no nível mais baixo da EAP para o qual o custo e a duração podem ser estimados e gerenciados" [1].

    Assim, na EAP, a equipe do projeto realiza detalhamento do escopo total do trabalho de forma a dividi-lo em pacotes de trabalho mais fáceis de gerenciar.


    Referência:

    [1] Guia PMBOK 6ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).



    Gabarito da Professora: CERTO.
  • A EAP (Estrutura Analítica do Projeto), do inglês Work Breakdown Structure (WBS), é a subdivisão hierárquica do trabalho do projeto em partes menores, mais facilmente gerenciáveis. Seu objetivo primário é organizar o que deve ser feito para produzir as entregas do projeto.

  • EAP - É uma subdivisão das atividades do projeto que é orientada por entregas.

    GAB: C

  • PENSEM NO ESCOPO COMO UM CORPO, LOGO TODO CORPO TEM SUAS PARTES E ATRAVÉS DO ESCOPO É POSSÍVEL SEPARA-LAS.

  • Gab: CERTO

    Ano: 2018 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão:  Provas: CESPE/ CEBRASPE - 2018 - IPHAN - Analista I - Área 5

    Com base no guia PMBOK, julgue o item a seguir. O documento no qual a equipe de projeto decompõe o escopo total do trabalho em partes menores e gerenciáveis é denominado declaração do escopo do projeto. ERRADO. O correto seria a EAP.

    Erros, mandem mensagem :)

  • A estrutura analítica do projeto (EAP) consiste no processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. - CORRETO


ID
5315896
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Patrocinador, gerente de recursos, escritório de gerenciamento de projetos (EGP), comitê diretivo de portfólio, gerente do programa, usuários finais, fornecedores, acionistas são denominados:

Alternativas
Comentários
  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre algumas disposições do Guia PMBOK. Sabendo disso, vejamos como podemos chamar aqueles descritos no enunciado.

    O Guia PMBOK 6, define uma parte interessada como um indivíduo, grupo ou organização que pode afetar, ser afetada ou sentir-se afetada por uma decisão, atividade ou resultado de um projeto. As partes interessadas do projeto podem ser internas ou externas ao projeto, e podem estar envolvidas ativamente ou passivamente, ou não estar cientes do projeto. As partes interessadas do projeto podem ter um impacto positivo ou negativo no projeto, ou ser impactadas de forma positiva ou negativa pelo projeto.

    Exemplos de partes interessadas incluem, mas não estão limitadas a:

    Partes interessadas internas:

    • Patrocinador;
    • Gerente de recursos;
    • Escritório de gerenciamento de projetos (EGP);
    • Comitê diretivo de portfólio;
    • Gerente do programa;
    • Gerentes de outros projetos; e
    • Membros da equipe.

    Partes interessadas externas:

    • Clientes;
    • Usuários finais;
    • Fornecedores;
    • Acionistas;
    • Agências reguladoras;
    • Concorrente.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK)/Project Management Institute. Sexta edição. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2017.

  • Também são conhecidos como stakeholders.

  • Letra D para não.assinantes.