SóProvas


ID
3845320
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    O advento de chefes de Estado-empresa marca uma transição sistêmica entre o enfraquecimento do Estado- -nação e o fortalecimento da corporação apoiada em sua racionalidade técnico-econômica e gerencial. Essa transferência leva, por um lado, ao esvaziamento do Estado, reduzido à administração e à gestão, e, de outro, à politização da empresa, que expande sua esfera de poder muito além de sua atividade tradicional de produção. A corporação tende a se tornar o novo poder político-cultural.


(Pierre Musso. “Na era do Estado-empresa”. http://diplomatique.org.br, 30.04.2019. Adaptado.)



Coerentes com o neoliberalismo, as propostas do Estado- -empresa convergem para

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda  formas atuais de gerir o Estado e sua relação com os interesses de grandes corporações. O enunciado busca a alternativa que apresente corretamente as consequências das propostas para o estado influenciadas pelo neoliberalismo. 
    A) Estas são propostas características do pensamento socialista.

    B) A concentração de renda é uma consequência natural das políticas neoliberais e é vista como aceitável ou mesmo desejável dependendo da corrente ideológica neoliberal a ser considerada. 
    C) A regulação da força de trabalho é característica do pensamento Keynesiano enquanto a produção flexível está de acordo com o pensamento neoliberal.

    D) Livre comércio e contenção de inflação são políticas neoliberais.

    E) A redução do papel regulador de empresas estatais sobre as atividades econômicas é parte central do pensamento neoliberal enquanto a mínima intervenção do estado na economia acaba por causar desregulamentação generalizada como a que ocorreu sobre o mercado imobiliário norte-americano durante a crise de 2008. Alternativa correta. 
     

    Gabarito do professor: E.