-
GAB D
O behaviorismo (do inglês behavior = comportamento) é o conjunto de abordagens, nascidas nos séculos XIX e XX, que propõe o comportamento publicamente observável como objeto de estudo da psicologia. Alguns consideram (1878-1958) o fundador do Behaviorismo Metodológico por conta de seu manifesto, de 1913, no qual afirma: "A psicologia, como um behaviorista a vê, é um ramo puramente objetivo da Ciência Natural. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento.
-
Gabarito D
TEORIA................................................................ ÊNFASE
• Científica (TAYLOR)............................... nas tarefas;
• Clássica (FAYOL) ................................... nas estruturas;
• Neoclássica ........................................... (eclética) tarefa, pessoa, estrutura;
• Burocrática ............................................ na estrutura;
• Relações Humanas ................................ pessoas;
• Comportamental ................................... pessoas e organização;
• Sistêmica ............................................... ambiente;
• Contingências ........................................ ambiente;
• Estruturalista ......................................... ambiente e estrutura – É o homem que desempenha diferentes papéis.
-
GABARITO D
TEORIA COMPORTAMENTAL (1957)
* Também conhecida como behaviorista veio como uma crítica aos Princípios da Teoria Clássica e à Teoria das Relações Humanas;
* Principal característica: Ênfase nas pessoas, a preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho e o estudo sobre a motivação humana (Teoria de Maslow).
-
É dentro da Teoria Comportamental que surge o Desenvolvimento Organizacional, teoria que deu ênfase nas pessoas e baseou-se na perspectiva de que a mudança de comportamento organizacional deveria partir da mudança de aspectos culturais. Dessa forma, a partir de um desenvolvimento sistêmico, focado nas equipes formais de trabalho, buscou-se uma mudança na cultura organizacional para promover o desenvolvimento da organização.
-
Gostei do resumo de : Dias de luta, dias de glória.
-
GABARITO: LETRA D
A abordagem comportamental – também chamada behaviorista (em função do behaviorismo na psicologia) – marca a mais forte influência das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de novas soluções democráticas, humanas e flexíveis para os problemas organizacionais.
-
Ou comportamentismo, baseia-se na ideia que as exposições dos modos de ser da mente humana é semelhante às descrições de padrões comportamentais.
-
A questão exige conhecimento sobre as teorias da Administração e quer saber qual delas surgiu no final da década de 40 e focou no comportamento das pessoas.
A- INCORRETA. A Teoria clássica teve como maior expoente Fayol, engenheiro francês, que enfatizou seus estudos na estrutura da organização. Olhou a organização de cima para baixo e do todo para as partes. Criou as 5 funções administrativas que compõe o processo administrativa quando consideradas em conjunto (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar) que no futuro foram adequadas em (Planejamento, Organização, Direção e Controle) pela Teoria Neoclássica. Além de criar as 6 funções da empresa e os 14 princípios gerais da administração. Conceitos como: centralização, unidade de comando.
B- INCORRETA. A teoria das relações humanas surgiu nos EUA com os estudos de Elton Mayo na década de 30 e em decorrência dos resultados da Experiência de Hawthorne que concluiu que a produtividade tem influência nas relações sociais que existe entre os operários. Como possuía ênfase nas pessoas (e não em tarefas ou estrutura) fez oposição à abordagem clássica e introduziu conceitos como dinâmica de grupo, organização informal e grupos sociais e liderança informal. O homem social é a concepção humana utilizada nessa organização.
C- INCORRETA. Peter Drucker foi o seu maior expoente. Reformulou muitos conceitos utilizados na abordagem clássica, sobretudo na teoria de Fayol. Com ênfase mais eclética (pessoas, estrutura e tarefas), focou nos objetivos organizacionais e introduziu a Administração por Objetivos (APO). As funções administrativas modernas também resultaram dessa teoria. O conceito humano dessa teoria é o homem organizacional.
D- CORRETA. Na teoria comportamental, nomes como Simon, McGregror, Likert e Barnand são importantes pois consideram a organização como um sistema social cooperativo e racional. Foi nessa época que surgiram alguns dos famosos estilos de liderança e teorias sobre a motivação e estudos da tomada de decisão. Além disso, nessa época foram estudados os conflitos organizacionais e a sua importância no ambiente. São características dessa teoria os estudos da liderança, motivação, conflitos e comunicação. O termo behaviorismo refere-se a comportamento.
E- INCORRETA. Teoria contingencial é mais moderna que retoma todas as teorias anteriores baseando a sua escolha e aplicação em critérios ambientais e tecnológicos. Ou seja, é uma abordagem que defende o “depende”. Tudo é relativo e vai depender do ambiente e da tecnologia. Não podemos dizer que uma teoria é melhor do que a outra pois tudo vai depender do contexto no qual está inserido a organização. Seus principais teóricos são: Thompson, Lawrence, Perrow e Lorsch. São palavras-chave dessa escola: incertezas, relatividade, flexibilidade, homem complexo.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA D