SóProvas


ID
3855469
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Serra Talhada - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

FRANÇA VAI PROIBIR USO DE CELULARES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

País também estuda proibir redes sociais para menores de 16 anos.

O ministro da Educação francês, Jean-Michel Blanquer, confirmou nesta semana que o uso de smartphones será totalmente proibido para os alunos do ensino fundamental, do 1° ao 9° ano, a partir do início do próximo ano letivo, em setembro de 2018.

Oito em cada 10 adolescentes franceses possuem um smartphone, segundo estudos, e utilizam o aparelho nas escolas. Além disso, o governo também prepara um projeto de lei que irá proibir a abertura de contas nas redes sociais aos menores de 16 anos sem a autorização expressa dos pais.

Várias hipóteses estão em estudo no ministério da Justiça. As redes sociais mais utilizadas pelos adolescentes franceses – Facebook, Snapchat e Instagram, por exemplo – se veriam obrigadas a pedir aos pais uma cópia da carteira de identidade do jovem.

Outra ideia é organizar uma videoconferência de controle com os pais do adolescente e a instalação de ferramentas de controle de conteúdo para proteger a navegação. Mas associações de proteção à infância estão pessimistas em relação à viabilidade das medidas. Especialistas alertam que não existem atualmente meios confiáveis para validar a identidade e a autenticidade de qualquer pessoa na internet.

(Disponível em: https://g1.globo.com, com adaptações)

Com base no texto 'FRANÇA VAI PROIBIR USO DE CELULARES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL', leia as afirmativas a seguir:

I. No trecho “um projeto de lei que irá proibir”, a palavra “que” exerce função sintática de aposto.
II. O texto lido tem como principal objetivo persuadir o leitor a adotar um ponto de vista sobre um tema específico.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. No trecho “um projeto de lei que irá proibir”, a palavra “que” exerce função sintática de aposto. ⨠ Incorreto, a palavra que é um pronome relativo que exerce a função sintática de sujeito e não de aposto.

    II. O texto lido tem como principal objetivo persuadir o leitor a adotar um ponto de vista sobre um tema específico. ⨠ Incorreto, o texto apenas expõe as medidas adotadas pela França na proibição do uso de celulares, em nenhum momento tem teor de persuasão.

    GABARITO. D

  • Gabarito: D

    I. No trecho “um projeto de lei que irá proibir”, a palavra “que” exerce função sintática de aposto → INCORRETO. O "que" é um pronome relativo, ele reotma o substantivo "lei", equivale a "a qual" e possui função sintática de sujeito.
    II. O texto lido tem como principal objetivo persuadir o leitor a adotar um ponto de vista sobre um tema específico → INCORRETO. Temos um texto dirretartivo-expositivo, seu objetivo é informar e não persuadir o leitor.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Dúvida:

    "de lei" é adjunto adnominal. O "que" está retomando "um projeto", por isso é sintaticamente sujeito?? ou está retomando "de lei" e é adjunto adnominal???

    Ou eu estou confundindo as coisas?!

  • Modo de identificação:

    I) Troque o "que" por qual ( ais)

    II) Perceba que ele retoma : Um projeto de lei 

    Logo, exerce a função de sujeito da oração.