SóProvas


ID
3855499
Banca
IPEFAE
Órgão
IPSJBV - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nunca pensei que o óleo diesel tinha tanta influência na minha vida. É produto que jamais adquiri, mas que me prestava serviços inestimáveis sem que eu me desse conta disso. Agora, com os caminhões parando por falta desse combustível, que se elevou pelo preço, à altura do Moet et Chandon bebido no Régine, sinto quanto o óleo diesel é preciso e está ligado à existência de um cronista. Sem diesel não há transporte de mercadorias; sem transporte, não há abastecimento das cidades; sem abastecimento, o cronista perece de inanição; e perecendo, adeus crônica. Sei que os leitores não perdem nada com isso. Mas a carestia, o desaparecimento desse óleo fundamental os afetará também em suas vidas e atividades normais. Se o diesel não voltar à normalidade, estamos todos fritos. Como o próprio Sr Diesel, que bolou o motor a diesel movido pelo óleo diesel, controlado pelo índice diesel, e que morreu afogado. É diesel demais na vida da gente e pouco óleo. Como sair desta?

FONTE: Carlos Drummond de Andrade, no Jornal do Brasil, 4 de agosto de 1979

No trecho “Sem diesel não há transporte de mercadorias; sem transporte, não há abastecimento das cidades; sem abastecimento, o cronista perece de inanição; e perecendo, adeus crônica” o cronista busca criar entre as orações uma relação de

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    ✓ “Sem diesel não há transporte de mercadorias; sem transporte, não há abastecimento das cidades; sem abastecimento, o cronista perece de inanição; e perecendo, adeus crônica” .

    ➥ Temos uma relação de consequência. O FATO DE NÃO TER DIESEL FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA/EFEITO): não haja transporte de mercadorias; não haja abastecimento das cidades; o cronista pereça de inanição e não haja crônica.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão quer saber qual o efeito trazido pelo fragmento em destaque.

    “Sem diesel não há transporte de mercadorias; sem transporte, não há abastecimento das cidades; sem abastecimento, o cronista perece de inanição; e perecendo, adeus crônica”

    Reparem que há uma consequência de acontecimentos que acontecem pela falta de diesel. Sem diesel sem transporte, sem mercadorias, sem abastecimento das cidades.

    As alternativas A, C, e D não trazem o conceito ideal.

    GABARITO B