SóProvas


ID
3857518
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de Fazenda Rio Grande - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a próxima questão.

Quem nunca saudou alegremente um estranho pensando tratar-se de antigo conhecido? Quem nunca tomou uma pessoa por outra? Eu mesmo tive um vizinho de bairro, muito cordial, que me cumprimentava com um sonoro “Meu professor!” ― até que descobri, por terceiros, que ele estava convencido de que eu tinha sido seu professor de Matemática numa cidade em que jamais pus o pé. Essa confusão entre pessoas é o que se pode chamar de quiproquó, termo derivado da expressão latina quid pro quo, significando literalmente “uma coisa por outra” (escrito qüiproquó antes do Acordo).
Disponível em: . Acesso em: 18/04/2018.

Uma das informações dadas no texto é de maior teor ortográfico-gramatical do que semântico. Assim, de acordo com os conhecimentos que você acumulou ao longo de sua formação e com essa informação do texto anterior, é CORRETO afirmar que a palavra quiproquó

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ mantém-se acentuada por ser uma oxítona terminada em o. 

    ➥ QUIPROQUÓ → O termo quiproquó (escrito qüiproquó antes do Acordo) é uma palavra oxítona. Oxítonas são as palavras cuja sílaba tônica (mais forte) é a última. Em quiproquó, a sílaba tônica é a última (qui-pro-quó).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!