SóProvas


ID
3858832
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com a intencionalidade do enunciador (ou locutor) do discurso linguístico, a linguagem possui diversas funções. Elas, no entanto, compartilham a mesma intenção: de interagir com o receptor da imagem (interlocutor).

Em 1960 essas funções foram estruturadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982). Segundo os estudos de Jakobson, a linguagem possui seis funções, sendo a linguagem publicitária sobretudo de “função conativa”, mas que pode também apresentar a “função poética”, em alguns casos. Assinale a alternativa que apresenta as características da função conativa.

Alternativas
Comentários
  • A função conativa ou apelativa é uma das funções da linguagem, definidas pelo linguista russo Roman Jakobson. A função conativa tem ênfase no destinatário, de modo que o objetivo é persuadi-lo através da mensagem transmitida. ... A função de linguagem conativa utiliza vocativos, verbos no imperativo e pontos de exclamação.

    Fonte: educamaisbrasil.com.br

  • As funções da linguagem têm íntima relação com os elementos da comunicação e podem ser classificadas de acordo com os objetivos do emissor: referencial, emotiva, poética, fática, conativa e metalinguística.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. O objetivo da função referencial, não conativa, é informar sobre algo no sentido denotativo, ou seja, destituído de subjetividade, por exemplo, os textos jornalísticos.

    B) Errado. O objetivo da função emotiva, não conativa, é transmitir mensagens marcadas pela subjetividade do locutor, como nos diários pessoais, repletos de emoções e sentimentos do autor.

    C) Errado. O objetivo da função poética, não conativa, é transmitir mensagens de caráter subjetivo, muito comum em textos literários, como nos poemas.

    D) Errado. A função fática é caracterizada pela utilização de interrupções ou estabelecimento da comunicação e da interação entre o locutor (emissor) e o interlocutor (receptor); é representada pelos diálogos, como cumprimentos, saudações, despedidas, conversas pelo telefone.

    E) Certo. A função conativa utiliza a linguagem apelativa, persuasiva, com o intuito de convencer o receptor da mensagem, aconselhar, alertar ou avisar. Também caracterizada pelo uso de vocativos, verbos no imperativo e pronomes na segunda pessoa, é muito usada na publicidade.

    Com base nas explicações acima, podemos concluir que a alternativa E é a certa.

    Gabarito do professor: Letra E.