SóProvas


ID
3858871
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em setembro de 2017, uma provedora de filmes espalhou por cidades dos Estados Unidos placas com a frase Netflix é uma piada. Foi o suficiente para que usuários do Twitter começassem a especular se os outdoors se tratavam de um ataque da concorrência. No final, descobriu-se que a ideia era divulgar as novas parcerias que o serviço de streaming fez com grandes nomes da comédia, como Jerry Seinfeld, Ellen DeGeneres e Chris Rock.

Sobre a ação acima, assinale a alternativa que apresenta o nome da estratégia utilizada por empresas de publicidade e propaganda.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está errado. É um teaser

  • Marketing de Guerrilha é uma estratégia focada na publicidade criativa e pouco convencional de um produto ou serviço. O Guerrilla Marketing, como é conhecido em inglês, foi criado pelo publicitário Jay Conrad Levinson no final dos anos 70, inspirado pelas táticas alternativas usadas na Guerra do Vietnã.

    O Marketing de Guerrilha é uma estratégia focada na publicidade criativa e pouco convencional de um produto ou serviço, sendo, por vezes, até mais agressivo que outras formas conhecidas de divulgação.

    Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/

  • Pode até ser Marketing de Guerrilha, mas que foi lançado em formato de Teaser, Ah! isso foi.

  • O termo “Publicidade" deriva do latim publicus e designa a qualidade do que é público, comum, conhecido e vulgar. É uma atividade, ou conjunto de atividades, que visa despertar no público-alvo o desejo pelo produto, serviço ou ideia apresentada (objetivo promocional) ou dar prestígio ao anunciante (objetivo institucional). Geralmente é paga e realizada sem intenção de ocultar o nome e os propósitos do anunciante.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. Marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing criada na década de 1970 com características mais apelativas, objetivas e criativas que as ações convencionais de marketing. Está intimamente associada a ações offline (outdoors, embalagens, anúncios na TV), podendo ser executado no ambiente digital. Os atos de espalhar placas com conteúdo satírico sobre uma organização foge do convencional e de despertar a curiosidade nas pessoas enquadram-se nas características desse tipo de marketing.

    B) Errado. Marketing de Emboscada, ou ambush marketing, é um conjunto de ações publicitárias que se aproveita, de modo oportunista, da visibilidade de uma situação para expor sua marca. Muito comum em eventos esportivos com grandes audiências, ocorre por associação ou por intrusão.

    C) Errado. Outdoor é um instrumento de comunicação exposto em vias públicas, com grandes dimensões, forte impacto e apelo visual, e geralmente localizado em pontos com intenso fluxo de pessoas. Provavelmente a Netflix usou outdoors nessa campanha, mas a estratégia é o marketing de guerrilha.

    D) Errado. Teaser é um anúncio que busca despertar a curiosidade no público sobre um determinado produto ou serviço que será lançado posteriormente. Não é, em si, uma estratégia, mas pode fazer parte de uma sequência de ações publicitárias.

    E) Errado. Banner é um instrumento de comunicação versátil e muito utilizado para apresentar informações breves ao público. Pode ser virtual (textos, imagens ou animações, com apelo visual, em tamanhos variados, em sites, aplicativos, blogs e apresentações multimídias) ou físico (textos e/ou imagens, exposto em lugares com circulação de pessoas, com objetivos promocionais, institucionais ou de orientação). Não é, em si, uma estratégia, mas pode fazer parte dos veículos utilizados em uma campanha.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a correta.

    Gabarito do professor: Alternativa A.
  • Acredito que pergunta deixa a gente confuso e leva a erro de interpretação: Quando ele diz: "nome da estratégia utilizada" é o Marketing de Guerrilha, mas podemos confundir com o Teaser que nesse caso seria a ferramenta utilizada.

  • Marketing de guerrilha é uma estratégia utilizada por empresas para promover produtos e serviços de forma pouco convencional. São campanhas inesperadas, realizadas com mais criatividade do que orçamento. Criam um evento inesquecível na lembrança dos telespectadores.

    Marketing de emboscada é uma estratégia que envolve uma marca tentando associar seus produtos ou serviços a um grande evento que já conta com empresas patrocinadoras.

    Teaser recurso de propaganda utilizado para novos produtos, onde se omite a identificação com o objetivo de provocar a curiosidade do público em torno de seu lançamento iminente