SóProvas



Questões de Promoção


ID
63034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Hot site pode ser definido como um minisite monotemático e com prazo de validade, retirado da Internet após a consecução dos objetivos de comunicação, como promoções e votações, canal de cadastramento e atualização de banco de dados, lançamento de produtos e(ou) serviços etc.

Alternativas
Comentários
  • Tecnicamente não há diferenças entre um "website" e um "hotsite", só que usualmente o hotsite tem prazo de validade, ou seja, é usado somente nos períodos de lançamento de produtos ou serviços, eventos, dentre outros.Os hotsites tb tem um apelo visual maior e são mais focados em um público específico.
  • Resposta: Certo

    Hot site
    Micro-site ou Mini-site
     é um pequeno site planejado para apresentar e destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.

ID
95899
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por definição, patrocínio de eventos é uma forma de promoção de marca que associa uma marca a um evento. Considerando as características da prática de patrocínio de eventos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Acho estranho a B também não ser verdadeira. O patrocínio de eventos também pode garantir mídia indireta, na medida em que o evento pode ser noticiado espontaneamente por veículos de comunicação. Alguém tem alguma referência bibliográfica a respeito?
  • Acredito que o erro está na segunda parte da assertiva: "o que diminui a necessidade de comprar espaço comercial em jornais e revistas".
    Não diminui a necessidade nem aumenta. Na verdade, são elementos que se complementam. 


    No capitulo 20 do livro 'Propaganda e Promoção de Terence Shimp' há maiores esclarecimentos.
  • alguém sabe explicar por que não é a letra E? as marcas não devem patrocinar um evento que tenha relação com sua mensagem institucional e produtos? 

    o gabarito a ponta a letra C como resposta, mas em grandes eventos, como Rock in Rio, os estilos de vida não são similares. 


ID
96091
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por

Alternativas
Comentários
  • a) errado - marca, nome, sinal, símbolo e desenho que identificam um produto, logotipo...

    b) errado - recorte de jornal, ou conjunto de recortes recebidos por um interessado, através de serviço de apuração, seleção e coleção de noticiários, artigos, matérias, editoriais, etc

    c) certo - impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento relativo a uma campanha. Destinado normalmente a vendedores ou revendedores

    d) errado - relato de um trabalho de marketing (ou de atividade afim) realizado em uma determinada organização. Pode ser elaborado durante ou após a sua execução. Consiste em uma análise da situação anterior, incluindo pontos positivos e negativos, diagnóstico feito, providências tomadas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações. Usa-se com mais freqüência a forma abreviada: case.

    e) errado - peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir determinados produtos e atrair a atenção do comprador. Mostruário. Qualquer tipo de material utilizado em pontos-de-venda para expor um ou mais produtos aos olhos do consumidor. Os displays (geralmente fornecidos pelo fabricante como peças integradas ao conjunto da campanha de propaganda) apresentam-se em diversas formas - gôndolas, cestas, arcas, prateleiras móveis - e são confeccionados em papelão, plástico ou arame. Podem ser colocados sobre balcões, em vitrinas, prateleiras, junto às paredes, sobre o assoalho etc. Classificam-se em duas categorias: displays de venda (o produto exibido pode ser apanhado pelo consumidor) e displays expositivos (apenas mostram ou anunciam o produto)

    Bom estudo ;)
  • Segundo o Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça&Barbosa), o termo broadside (p. 30) significa:

     

    Impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento acerca de uma campanha pública ou promoção de vendas. Destina-se geralmente a vendedores, revendedores ou a públicos especiais (jornalistas, políticos, acionistas) para quem é necessário explicar motivos e intenções de uma campanha. Apresenta formato geralmente maior do que os folhetos comuns.


ID
97576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Definir e distribuir corretamente o orçamento de comunicação integrada de marketing de uma empresa é uma tarefa, no mínimo, complexa. O desafio é destinar a maior parte dos recursos às ferramentas mais eficazes e adequadas ao planejamento de comunicação. No caso de venda no varejo, sabe-se que os gastos com promoção de vendas do tipo desconto em uma determinada marca crescem quando o

Alternativas
Comentários

  •     Essa dá pra resolver só pela lógica: se o  cliente "não percebe a marca como diferencial e o objetivo do anunciante é a aceleração imediata das vendas" (alternativa B), é óbvio que os "gastos com promoção de vendas do tipo desconto irão crescer".  Daí, é B na cabeça!!
        Elementar, meu caro Watson....
  • Essa foi muito tranquila, esse tipo de questão não é bom cair na prova, pq não separa os melhor preparados da massa!

ID
97588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Estratégias para gerar vendas afetam a definição do mix de comunicação e a abordagem ao consumidor. Entre elas, podem ser citadas duas estratégias como as mais utilizadas pelas empresas: push (pressão) e pull (atração). O emprego da estratégia pull é adequado quando

Alternativas
Comentários
    • Pull
      • Utiliza propaganda e promoção ao consumidor par induzi-lo a pedir o produto aos intermediários;
      • Apropriada quando à uma fidelidade a marca e grande envolvimento na categoria;
      • Os consumidores escolhem a marca antes de ir a loja.
  • Estratégia push e pull

    – O sistema Push.

    • Consiste em investir na força de vendas para promover o produto diretamente no distribuidor;
    • O produtor empurra o seu produto para o consumidor através do revendedor;
    • A venda direta é o formato menos complexo desta estratégia.

    – O sistema Pull.

    • Consiste em se dirigir diretamente ao consumidor através de campanhas de comunicação, incitando os distribuidores a pedir o produto para satisfazer os seus clientes;
    • O produtor procura puxar o consumidor para o seu produto.

    http://www3.uma.pt/fcf/IMG/pdf/Mkt_8.pdf
  • Em inglês, pull quer dizer puxar e push empurrar,
    É bem lógfico supor, portanto, que a estratégia pull faz com que o próprio consumidor seja atraído para a compra, como a abelha pelo mel ou os homens pelas mulheres bonitas e atraentes... Para exercer este poder de atração, lógico que o produto tem que ser bom e diferenciado. Ninguem é atraído pelo que não presta. Daí a correção da resposta letra E:  o envolvimento do consumidor com a compra é alto, assim como o seu grau de fidelidade à marca. .
  • O Push Marketing consiste na tentativa de empurrar os seus produtos aos consumidores. O Push tem um comportamento mais ativo, tentando captar a atenção do público com anúncios, campanhas e ações sobre os seus produtos e/ou serviços. Se aproxima do conceito conhecido como marketing direto. Ou seja, conseguir mais conversões a partir da oferta dos produtos e/ou serviços. Dessa forma, é comum reforçar campanhas e anúncios para conseguir cativar a atenção do consumidor.  foca diretamente a conversão do consumidor em curto prazo.

    Pull Marketing explora uma relação mais próxima com o seu público para conseguir as conversões. Já o Pull Marketing busca aplicar uma prospecção passiva, tentando atrair consumidores em potencial a partir da conquista e do encanto. A fidelização de clientes, por exemplo, é um dos principais objetivos dessa tática.

  • Pull (Atração)

    • Utiliza a propaganda e a promoção ao consumidor para induzi-lo a pedir o produto aos intermediários
    • Clientes Novos
    • Fidelidade à marca ou à categoria
    • Consumidor já escolheu o produto antes de ir a loja

    Push (Pressão)

    • Usam-se a equipe de vendas e a promoção dirigida ao revendedor para induzir os intermediários 
    • Clientes conhecidos
    • Baixo grau de fidelidade
    • Escolha feita na loja

ID
97594
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um fabricante de veículos prepara o lançamento de um novo produto e encomenda a sua agência de propaganda uma estratégia de posicionamento específico por atributo. Seguindo essa orientação, a agência irá

Alternativas
Comentários
  • Essa dá pra resolver apenas pela lógica: "posicionamento por atributo" tem a ver com alguma qualidade especifica, ou seja algum aspecto que diferencie o produto. Daí, fica fácil deduzir e optar pela alternativa B.  Mamata!!!
  • Não há resposta.

    Posicionamento por concorrentes: O produto sugere ser diferente, ou melhor, que o produto concorrente. A 7-UP denomina-se Uncola.


ID
97597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O mix promocional é um conjunto de ferramentas para que sejam atingidos os objetivos especificados na estratégia de comunicação da empresa. A respeito dessas ferramentas, pode-se afirmar que a(s)

Alternativas
Comentários
  • Pode ser resolvida por eliminação:

    a) promoção de vendas traz retorno em longo prazo e deve ser planejada mensalmente, integrando-se às outras ferramentas do composto promocional. (CORRETO É CURTO PRAZO)

    b) promoção de eventos é uma ação de marketing direto, pois permite que a empresa se comunique diretamente com seu target, num contexto de prazer e divertimento. (NÃO TEM LÓGICA, IMAGINE TODOS DANÇANDO E TENDO RELAÇOES S..)

    c) propaganda torna os produtos mais conhecidos, sem estimular a transação comercial, mas formando imagem e posicionando a empresa no mercado. (CORRETO É ESTIMULAR A TRANSAÇÃO COMERCIAL)

    e) atividades de assessoria de imprensa buscam obter mídia espontânea para as organizações, constituindo uma ação reconhecida como marketing viral.(MARKETING VIRAL É RELACIONADO AO USO DA INTERNET)



  • Na verdade, Eventos não são ações de Marketing Direto...

    EVENTOS E EXPERIENCIAS 

    Existem diversas vantagens ligadas aos eventos e expenências

    1. Relevante: um evento ou experiêncía bem escolhido pode ser visto como extremamente relevante à medida que o consumidor se torna pessoalmente envolvido

    2. Envolvente: devido à vivacidade e a qualidade em tempo real dos eventos e expenênclas. os consumidores podem achá-los mais ativamente envolventes.

    3. Implícito: os eventos são um tipo de venda não agressiva indireta.

    MARKETING DIRETO 

    Todas as diversas formas de marketing direto-mala direta, telemarketing, marketing pela Internet - possuem três características em comum. O marketing direto é:

    1. Personalizado: a mensagem pode ser preparada para atrair a pessoa a quem é endereçada.

    2. Atualizado: a mensagem pode ser preparada rapidamente

    3. Interativo: a mensagem pode ser alterada. dependendo da resposta da pessoa


  • Letra B está errada porque, segundo Kotler, as principais formas de mkt direto são:
    1) venda pessoal 
    2) mkt de mala direta – forma mais usada, envio e uma oferta ou anúncio, lembrete ou item a uma pessoa a um endereço.
    3) mkt de catálogo – vendas por catálogos impressos, em vídeo ou digitais, os quais são enviados por correio a uma lista de clientes, disponibilizados em lojas ou acessados na internet.
    4) telemkt – uso do tel para vender diretamente aos consumidores.
    5) mkt de televendas – por meio da televisão e assume duas formas: propaganda interativa (ou infomerciais, ex: canal Polishop) e TV interativa.
    6) mkt de terminais de multimídia (quiosques) – são máquinas de informações e pedidos em lojas, locais em geral.
    7) mkt online – esforços para comercializar produtos e serviços e para desenvolver relacionamento com os clientes na internet. canais que conectam digitalmente vendedores e consumidores.


ID
97606
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao elaborar o briefing para um anúncio de promoção institucional, a diretoria de um importante grupo de comunicação brasileiro justificou adequadamente o objetivo da campanha argumentando sobre a necessidade de

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão foi baseada no conceito de propaganda institucional de J.B. Pinho.
  • Para responder essa questão é importante reconhecer, no enunciado, o objeto da ação de comunicação que refere-se ao "anúncio de promoção institucional". 
    Feito isso, é possível eliminar as demais assertivas, na medida em que todas têm viés econômico, de ganhos financeiros. Vejam:
    b) "promoção específica de vendas..."
    c) "justificar preços elevados..."
    d) "marketing de curto prazo". Essa é a única que poderia gerar dúvida, mas tenhamos em mente que todo o trabalho institucional é de médio e/ou longo prazo. O curto prazo fica restrito às ações de comunicação com foco mais imediatista, de resultado rápido.
    e) "...comprar espaço publicitário"

    Já a alternativa correta (letra A) descreve bem o objetivo de uma ação institucional, que, em longo prazo, visa promover a empresa contribuindo para a construção de uma imagem positiva perante os públicos. E essa imagem a ser construída é concernente à percepção desses públicos sobre a reputação da empresa - e não sobre seus resultados financeiros em determinado período.  Por isso mesmo, sua característica é de um trabalho de longo prazo, também conhecido como "trabalho de formiguinha", já que leva tempo para forjar uma imagem institucional.
  • A Promoção Institucional é o conjunto de ações focadas em divulgar ou valorizar uma marca, ou seja, deixar o nome da empresa em evidência e agregar valor com oportunidades ou vantagens no subconsciente das pessoas.

    Fonte:

    http://www.portalsousas.com.br/noticias/colunista/promoo-institucional-quem-nao-e-visto-nao-e-lembrado-e-o-tema-da-coluna-de-rogerio-novaes-no-portal-sousas-0412/


     Uma das principais atividades da promoção institucional é o patrocínio de eventos.


ID
200569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue
o item a seguir.

O termo propaganda foi empregado pela Igreja Católica, no tempo da contrarreforma, associado a um sentido de propagação da fé religiosa.

Alternativas
Comentários
  • O termo propaganda deriva do latim propagare e significa “reproduzir por meio de mergulhia”, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo.

     

    A partir da Contrarreforma, a Igreja Católica empreendeu uma grande expansão pelo mundo em busca de novos fiéis para o catolicismo, ou seja, em busca de "plantar" tal religião em outras "terras".


ID
200572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue
o item a seguir.

Durante o século XX, o termo propaganda passou a ter emprego corriqueiro e a se confundir com publicidade, à medida que técnicas de propaganda religiosa e política passaram a ser empregadas também com fins comerciais.

Alternativas

ID
200599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência à mídia jornal, julgue o item seguinte.

Mesmo com a adaptação de determinados títulos à Internet, muitos jornais impressos ainda são importantes para a realização de promoções.

Alternativas
Comentários
  • Jornais populares classe D e E como o Super, o Aqui e o Extra, por exemplo.


ID
213457
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A linha fina de uma matéria publicada na revista Publish, edição n.º 100, 2009, p. 50, trazia o seguinte texto: Empresas que sobreviveram à Lei Cidade Limpa em SP comemoram resultados, baseados na criatividade. A matéria foi publicada em uma seção chamada power sign mídia indoor. Acerca desse assunto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
213481
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das peças publicitárias utilizadas em promoções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os Stoppers são peças publicitárias introduzidas ao expositor promocional que se sobressaem perpendicularmente às prateleiras ou gôndolas. São fixados na altura dos olhos, informando o consumidor sobre as vantagens de adquirir determinado produto ou sobre lançamentos.

    Utilizado geralmente em supermercados, lojas e grandes magazines, o Stopper é um material de propaganda eficaz, pois reforça a mensagem promocional e institucional, atraindo a atenção do consumidor.


ID
213487
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A frase Ao falar, cuidado para não engolir foi um slogan utilizado em um anúncio impresso em página de revista e premiado pelo clube Folha em 2002. Assinale a alternativa que apresenta a descrição de um anúncio no qual esse slogan possa, perfeitamente, ser utilizado.

Alternativas
Comentários
  • Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo pessoa. Ela é usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. É geralmente utilizado por empresas./
    Slogan" vem de sluagh-ghairm (se pronuncia slogorm), do gaélico-escocês para "grito de guerra" , como no filme conhecido Coração Valente.
    letra D

  • não entendi nada!
    alguém poderia explicar de uma maneira mais clara e objetiva!
  • Boa noite, Michel.
    Como a questão só pede em qual descrição o slogan se encaixa melhor, é só ir um por um e imaginando a cena e pensando como se vc fosse um possível comprador, dá uma olhada:

    • a) Publicidade em página central de uma revista em que o produto anunciado seja uma certa marca de goma de mascar. A frase estaria no canto superior esquerdo e, no canto inferior direito, estaria uma ilustração perfeita do produto já mascado.
    • Imagine um chiclete mascado na página de um anúncio e o slogan citado. Péssima escolha.
    • b) Publicidade de um aparelho dentário, com linhas suaves e minúsculas, anunciado na página dois de uma revista de moda.
    • Esse aqui ficou até agressivo. O aparelho teria que estar solto na boca do cidadão e pra engolir um aparelho é um pouco complicado...rsrs
    •  c) Anúncio publicitário de uma empresa que fornece hashis para restaurante japonês e chinês, em uma revista para o seguimento de supermercado.
    • Outro agressivo. Imagina um anúncio querendo vender hashis e pedindo cuidado pra não engolir...nem faz sentido.
    • d) Anúncio de telefone celular com tamanho reduzido.
    • Completamente cabível, é um anúncio que o povo acha até engraçado, devido ao tamanho do celular. O slogan cai como uma luva.
    • e) A arte perfeita para o slogan acima seria a de um body piercing de língua, e o produto anunciado seria a própria joia.
    • Nossa! Esse seria um anúncio pra não vender o piercing. Quase um anúncio de alerta. rsrs 
  • obrigado Marco!!!!!



ID
214600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.

Produto, praça, preço e promoção estão entre os Ps fundamentais de um composto.

Alternativas
Comentários
  • Produto, praça, preço e promoção Fazem parte dos 4P do Marketing.
    Questão certa.
  • Na boa, desde quando composto é sinônimo de marketing? 


ID
214603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.

Considere que um determinado órgão público precisa valer-se da Internet como ferramenta de marketing para divulgar uma campanha de esclarecimento que possa ser acessada diretamente pelos cidadãos e facilmente reenviada. Nesse caso, o marketing digital, por não assegurar otimização de buscas e acesso para redes sociais, não é uma ferramenta adequada.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois o marketing digital abrange ferramentas que asseguram a otimização de buscas e acesso para redes sociais. A otimização de buscas pode ser feita por SEO (Search Engenering Optmization) e o acesso a redes sociais pode ser feito diretamente por elas mesmas ou por widgets, q são recursos implementados dentro do site q conduzem o internauta até às redes sociais.


ID
215473
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para uma persuasão eficaz, o desenvolvimento de uma argumentação consistente é imprescindível. Uma premissa que não serve de base para a persuasão é

Alternativas
Comentários
  • Em hipótese alguma o profissional de Comunicação Social deve manipular informações com o fim de convencimento de públicos.


ID
221122
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O anúncio constitui o canal de publicidade por excelência, estabelecendo uma ligação direta entre a oferta e a procura, tanto em jornais quanto em revistas. Em relação a esses dois veículos, existe uma diferença substancial na publicação de anúncios, que consiste no fato de a(o)

Alternativas
Comentários
  • O público dos jornais é mais generalizado.

    O das revistas normalmente é mais específico. Exemplo:

    Em uma revista de informática, normalmente publicam-se anúncios de produtos da área de tecnologia, ou seja, voltados para o público específico da revista. Em um jornal, devido à sua natureza, normalmente se anuncia qualquer coisa, de forma geral, e não para um público alvo.

    Bons estudos.
  • O marketing de mala direta é o envio de uma oferta, anúncio, lembrete ou outro item a uma pessoa em um determinado endereço. A mala direta é bastante adequada para comunicação direta, um-para-um (one-to-one). Ela permite grande seletividade de público alvo, pode ser personalizada, é flexível e possibilita a fácil mensuração dos resultados. Embora seu custo seja mais alto do que de outras mídias de massa, como televisão e revistas, as pessoas atingidas são clientes potenciais muito melhores.


    Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas.Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais. No entanto, há também jornais com conteúdo especializado em economia, negócios ou desporto, entre outros. A periodicidade mais comum dos jornais é a diária, mas existem também aqueles com periodicidade semanal, quinzenal e mensal. O jornal foi o primeiro - e, por muito tempo, o principal - espaço de atividade profissional do jornalismo.


    Os jornais tipicamente atendem quatro critérios:


    Abrangência: seus conteúdos são razoavelmente acessíveis ao público em geral.Periodicidade: é publicado a intervalos regulares.Atualidade: sua informação é atual.Universalidade: cobrem um amplo número de assuntos.



    Uma revista é uma publicação periódica de cunho informativo, jornalístico ou de entretenimento, geralmente voltada para o público em geral.


ID
265312
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Brasil foi classificado na 41.ª posição do ranking de 2010 de principais destinos turísticos do mundo, elaborado pela empresa de consultoria internacional FutureBrand, em parceria com a rede BBC World News. A lista em questão é elaborada anualmente há seis anos e baseia-se em análises de preferências, necessidades e avaliações pessoais de turistas dos cinco continentes que viajam a negócio ou a lazer.

Brasil é o 41.º maior destino turístico do mundo. In: EXAME. Internet: (com adaptações). Acesso em 25/11/2010.

Com base nessa realidade, e considerando a necessidade de o anunciante EMBRATUR promover o Brasil como destino turístico, é aconselhável aos gestores de comunicação desenvolver um planejamento de campanha coerente com os objetivos de comunicação que contemple as seguintes estratégias:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Estratégias de Comunicação (referência bibliográfica: LUPETTI, Marcélia (2002). p. 107 - 1)

    Estratégia de Informação: caracteriza-se pela prioridade que dá às informações de um produto ou empresa. É utilizada em lançamentos ou reformulações do produto/serviço ou embalagem. Essa estratégia deve informar algo.

    Estratégia de Testemunho ou Testemunhal: Usa o testemunho de alguém (famoso ou não) para dar credibilidade ao produto.

    Estratégia de Comparação: Compara os atributos de seu produto com o do concorrente. Ela não ataca o concorrente, apenas faz comparações. Não é muito utilizada no Brasil.

    Estratégia de Humor: utilização da piada ou sátira. Deve ser usada com cuidado. Depende do público alvo e do problema a ser resolvido.

    Estratégia Ofensiva: Ataca o concorrente, tentando atingir as suas vulnerabilidades. Normalmente é utilizada para ganhar participação de mercado de um concorrente maior.

    Estratégia de Defesa: Normalmente utilizada pelos líderes de mercado. Repele o ataque e mostra as forças empresariais.

    Estratégia Indiferenciada: Quando a empresa não conhece as diferenças entre o os segmentos de mercado e o público alvo. Ela não prioriza a venda, apenas fixa a imagem de marcas de empresas ou linhas de produtos.

    Estratégia de Posicionamento ou Reposicionamento: Destaca um lugar para o produto ou empresa na mente do consumidor.


ID
289348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Merchandising constitui forma de licenciamento de marcas, que, geralmente bem posicionadas no mercado, representam negócios que privilegiam a distribuição. Para constituir o merchandising o licenciado investe no negócio conforme as determinações do licenciador sobre infraestrutura, logística, pessoal, identidade visual, políticas de preço, vendas e atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Merchandising é uma ferramenta de marketing formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no PONTO DE VENDA, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

    É o conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento de produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.

    Existem dois tipos de merchandising:

    • De sedução: Pretende criar um ambiente e exposição apelativo, favorecendo a compra
    • De organização/gestão: Centra-se na rentabilidade do espaço do local de venda
  • Creio que o conceito expresso não seria o de merchandising e sim o de franchising (ou franquia):

    Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o franqueador (detentor da marca) cede aofranqueado (autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca ou patenteinfraestruturaknow-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. fonte: Wikipedia
  • A questão confundiu os conceitos:

     

    Merchandising
    Merchandising consiste num conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos num determinado ponto de venda.


    Franchising
    Franchising é um sistema de negócio em que uma empresa - franchisador - vende a sua gama de produtos ou serviços a empresários individuais - franchisados - que vendem posteriormente aos clientes.

     

    Fonte: https://prezi.com/tm4ctkzby9-f/merchandising-e-franchising/


ID
289375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

Nos centros urbanos, a poluição visual causada pela concorrência exagerada na comunicação motivou as gestões municipais a estabelecerem políticas de regulamentação para coibir os abusos, a exemplo da Lei Cidade Limpa, que, implementada nas capitais das regiões Sul e Sudeste do país, induziu as agências de publicidade a mudarem o foco de suas ações para novas mídias; o que impulsionou a propaganda em ambientes fechados e pela Internet.

Alternativas
Comentários
  • A Lei Cidade Limpa é uma Lei Municipal da Cidade de São Paulo
  • Em São Paulo, por exemplo, a Lei Cidade Limpa vigora desde 2007 e é alvo de elogios por parte da população, que já sente os benefícios do combate à poluição visual.
    Por acreditar que a regulamentação da intervenção sobre a paisagem construída é tarefa dos representantes do povo do município, apresentamos este projeto de lei aos nobres pares desta Casa e esperamos contar com o apoio de todos para a aprovação do presente projeto de lei.

    http://www.camaracaxias.rs.gov.br/
  • Acredito que o erro da questão está em atribuir o crescimento da propaganda na web ao reforço das políticas de redução da poluição visual. 

  • Não sei se em 2010 a lei vigorava somente em São Paulo ou se já havia sido implementada nas capitais das regiões Sul e Sudeste do país. Talvez o erro esteja nessa afirmativa.

    ---

    Acerca das novas mídias, segue o trecho de uma reportagem de dezembro de 2007:

    A Lei Cidade Limpa sacudiu o mercado publicitário na capital paulista. Desde então, as agências de publicidade mudaram o foco de suas ações para novas mídias, as empresas investiram em vitrines e a propaganda em ambientes fechados e a internet ganharam um novo impulso. 

    Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL210083-5598,00-CIDADE+LIMPA+CRIOU+ONDA+DE+NOVAS+MIDIAS+IDOOR+EM+SP.html

  • Brasilia tb tem !

  • Agora eu vou ter que decorar todas as leis estaduais referentes à propaganda dona Cespe?


ID
289378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

Os objetivos da propaganda, definida como qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado, devem resultar de decisões anteriores sobre o público-alvo, o posicionamento e o mix de marketing.

Alternativas
Comentários
  • “Propaganda  é  qualquer  forma  remunerada  de  apresentação  não-pessoal  e  promocional  de  idéias,  bens  ou serviços por um patrocinador identificado.” (KOTLER 2000 pg.596)
     
    “Os  objetivos  da  propaganda  devem  resultar  de  decisões  anteriores  sobre  o  mercado-alvo,  a  posição  no mercado e o mix de marketing.” (KOTLER 2000 pg.596)

ID
289384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

A estimativa denominada custo por mil, ferramenta que auxilia as decisões do plano de mídia, consiste em pesquisa comparativa entre níveis de audiência e preços de tabela dos veículos de comunicação para a apuração do percentual de investimento per capita que o anunciante faz em propaganda, comparando-se o custo de veículos concorrentes com opções semelhantes de mídia.

Alternativas
Comentários
  • Custo Por Mil (ou CPM) é o custo para atingir MIL consumidores através de um veículo, espaço ou programação de mídia.

ID
289390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio da promoção de um produto ou serviço, criam-se
estímulos para a compra e a venda, definindo-se as ferramentas do
mix de comunicação para o estabelecimento das formas de
aproximação entre a oferta e o cliente. Com relação a esse assunto,
julgue os itens seguintes.

A promoção é uma variável do mix de marketing, fundamental para a empresa alcançar os objetivos de mercado. Chamado de mix de comunicação pelos teóricos do marketing, o composto de promoção é formado por publicidade, promoção de vendas, relações públicas, força de vendas e marketing pessoal.

Alternativas
Comentários
  • COMPOSTO DE MARKETING:
    produto, preço, ponto e promoção.

    Mix de Comunicação:

    Propaganda e Publicidade,

    Merchandising, 

    Promoção de Vendas,

    Relações Públicas,

    Marketing Direto,

    Força de Vendas.


    Marketing pessoal não faz parte do composto de comunicação em Marketing.

  • Segundo Kotler (ADM de Marketing, 12a Edição, pág 533), o Mix de Comunicação de Marketing é composto pelas seis formas de comunicação abaixo:

    - Propaganda: Qualquer forma paga para promover ou apresentar ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado. 

    - Promoção de vendas: Incentivos a curto prazo para estimular a experimentação ou compra.

    - Eventos e experiências: Atividades ou programas patrocinados pela empresa focados na interação entre marca e público. 

     - RP/ assessoria de imprensa: Promove e protege a imagem do produto.

    MKT direto: Comunicação direta com clientes específicos ou potenciais. Solicitação de resposta direta.

    Vendas pessoais: Venda cara-a-cara (apresentar produtos, tirar pedidos, responder dúvidas...). 

  • Os 4Ps do mix de marketing são esses itens passíveis de controle por parte das empresas:

    Produto

    Preço

    Promoção

    Praça

     

    Fonte: https://viverdeblog.com/mix-de-marketing/

     

     

    Atualmente são considerados como elementos do Mix de comunicação as seguintes ações:

    - Publicidade e Propaganda
    - Promoção de Vendas (ou Trade Marketing)
    - Relações Públicas
    - Venda Pessoal
    - Marketing Direto
    - Materiais Educativos
    - Design Corporativo
    - Web Marketing

     

    Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Mix_de_comunicacao_O_Composto_de_Comunicacao.htm


ID
289393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio da promoção de um produto ou serviço, criam-se
estímulos para a compra e a venda, definindo-se as ferramentas do
mix de comunicação para o estabelecimento das formas de
aproximação entre a oferta e o cliente. Com relação a esse assunto,
julgue os itens seguintes.

Os serviços de relações públicas são vantajosos para a empresa porque podem proporcionar um baixo custo operacional em relação às ações de propaganda e alto retorno no âmbito dos objetivos do negócio.

Alternativas
Comentários
  • RP é mais barato que PP, porém os resultados para os negócios demoraram muito mais, já que formar imagem positiva está longe de ser uma "jogada de marketing". É algo mais natural que depende só da disposição dos públicos.


ID
289480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência à publicação de textos publicitários em diferentes
meios, julgue os itens a seguir.

O rádio é um dos meios menos eficazes para promover a fixação de slogans entre os ouvintes, visto que a comunicação por meio desse veículo é dependente do código verbal.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer o que está errado nessa questão?
  • A Rádio não é um dos meios menos eficazes, e sim mais eficazes para promover a fixação de slogans

  • Por exigir baixo grau de concentração e permitir que o usuário desempenhe diversas tarefas ao mesmo tempo, não solicitando atenção exclusiva, o rádio é a mídia ideal para campanhas com slogans simples, que possam ser facilmente decorados. As características dos meios estão bem explicadas na obra de J.B Pinho, vale dar uma olhada. 
  • Quem nunca passou dias cantando um jingle que ouviu no rádio?


ID
289483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de planejamento de campanhas publicitárias, julgue os itens
que se seguem.

A pesquisa, importante ferramenta tanto do ponto de vista científico quanto do ponto de vista mercadológico, é utilizada na avaliação de produtos, serviços, embalagens, entre outros objetos.

Alternativas

ID
289489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de planejamento de campanhas publicitárias, julgue os itens
que se seguem.

O planejamento estratégico de médio prazo, além de contemplar as grandes decisões de uma organização, deve ser condizente com o ambiente, a missão, os objetivos, as estratégias e as táticas organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • O Planejamento Estratégico de médio prazo traça os objetivos da organização, no médio prazo; orientando também as estratégias e táticas organizacionais. Ou seja, esses elementos é que devem ser condizentes com o planejamento estratégico (não o contrário). 
  • CREIO QUE O ERRO SE ENCONTRA EM AFIRMAR QUE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÉDIO PRAZO CONTEMPLA AS GRANDES DECISÕES DE UMA ORGANIZAÇÃO, ESSAS NA VERDADE SÃO CONTEMPLADAS PELO PLANAJAMENTO ESTRATÉGICO DE LONGO PRAZO.
  • Planejamento Operacional

    Por fim, temos o Planejamento Operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.

    Estes são planos bem mais detalhados que as etapas anteriores, especificando as pessoas envolvidas, cada uma de suas responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.

    Como resultado da etapa de Planejamento Operacional geralmente obtemos Planos de Ações eCronogramasdas atividades que precisam ser desenvolvidas dentro do período de tempo que está sendo planejado. Uma ferramenta muito útil nesta etapa é o 5W2H que auxilia a empresa a montar os Planos de Ações sem esquecer nenhum detalhe importante.

    Veja abaixo alguns exemplos de Objetivos Operacionais:

    Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;

    Implantar um programa de qualidade total;

    Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

    Na hora de pensar no Planejamento Operacional de sua empresa, além das informações do 5W2H, algumas questões que podem ajudar são:

    Como fazer?

    Quem vai fazer?

    Qual o prazo esperado?

    Quais as ferramentais e recursos necessários?

    Quanto vai custar?

    Quais as alternativas?

    Além disto, é essencial uma avaliação dos riscos de cada atividade planejada, bem como a definição de planos de contingência para caso um desses riscos se concretize.

    .

    Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional

  • Planejamento Tático

    Avançando um pouco, o próximo passo é a criação do Planejamento Tático. Estes são planos com foco nomédio prazo e com um pouco menos de detalhes que o Planejamento Estratégico, mais ainda se mantendo enxutos e com certa visão holística.

    Uma das principais diferenças do Planejamento Estratégico para o Planejamento Tático é que o primeiro é voltado para a organização com um todo, já o segundo é orientado as áreas e departamentos da empresa, sendo o detalhamento com os meios para atingir os objetivos e metas da organização. Ou seja, podemos dizer que o Planejamento Tático é a decomposição do Planejamento Estratégico para cada setor, para cada área da empresa.

    No Planejamento tático as projeções também são feitas para um período um pouco menor, geralmente de 1 a 3 anos. E nesta etapa que vamos ter os planos de marketing, os planos de produção, planejamento de pessoal e tudo isto resultando no planejamento financeiro empresarial, com a visão geral de entradas e saídas da companhia para o período que está sendo planejado.

    Para facilitar o entendimento, separamos também algumas questões a serem abordadas:

    O que fazer?

    Dá para fazer?

    Vale a pena fazer?

    Vai funcionar?

    Quando vamos fazer?

    A partir do Planejamento Tático temos como saída os Objetivos Táticos para cada unidade específica da organização (produção, finanças, marketing e de recursos humanos, etc.). Estes objetivos devem ser criados de forma a garantir que os Objetivos Estratégicos sejam alcançados.

    Alguns exemplos de Objetivos Táticos:

    Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo 01 dia;

    Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;

    Garantir que 100% dos funcionários possuam graduação;

    É fundamental pensar no Planejamento Tático como a conexão entre o Planejamento Estratégico e o Planejamento Operacional (que vamos ver na sequencia).

  • Planejamento Estratégico

    Tudo começa com o Planejamento Estratégico, onde definimos as estratégias com foco no longo prazo da empresa. Nesta etapa é preciso buscar sempre ter uma visão holística da companhia e sem entrar muito em detalhes, afinal o Planejamento Estratégico geralmente é feito para um período de 5 a 10 anos e seria bastante complicado e muito pouco provável acertar tantos detalhes para um período tão futuro.

    O importante aqui é levar em conta todos os fatores internos e externos a organização, por exemplo, o cenário econômico global e a situação do mercado em que a empresa atua. Uma excelente ferramenta nesta hora é a análise SWOT que ajuda a mapear todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e fornece uma ótima base para a estruturação dos demais planos estratégicos.

    Mas antes de falar de forças e fraquezas e começar a analisar o mercado ou cenário econômico, sua empresa precisa ter muito bem definido quem ela é, aonde quer chegar e o que considera mais importanteno caminho. A isto damos o nome de Missão, Visão e Valores, um dos instrumentos de gestão mais importantes e ao mesmo tempo mal utilizados pelas empresas (em geral). Recomendamos bastante que antes de continuar você de uma olhada neste post que escrevemos sobre isto recentemente.

    E então, a partir deste mapeamento inicial, você precisa definir as Metas e Objetivos a serem alcançados pela empresa dentro do horizonte que está sendo projetado. Mas muito cuidado! Não estamos falando aqui de objetivos como volume de produção ou metas de vendas e sim os Objetivos Estratégicos que empresa pretende atingir, como a posição de mercado que pretende ocupar ou como quer ser reconhecida por seus clientes em dentro de alguns anos. Lembre-se de sempre criar Metas e Objetivos SMART que vão facilitar a todos na empresa entenderem.

    Alguns exemplos de objetivos estratégicos:

    Aumentar a satisfação dos clientes em 20%;

    Reduzir os custos produtivos em 15%;

    Elevar o índice de capacitação dos funcionários em 30%;

    Para deixar mais simples, separamos algumas questões fundamentais que podem ajudar na hora de realizar o Planejamento Estratégico de sua empresa são:

    Quem somos?

    O que fazemos?

    Por que fazemos?

    Onde estamos?

    Onde queremos chegar?

    O que valorizamos?

    É importante ressaltar que apesar de o Planejamento Estratégico ser criado para um horizonte de até 10 anos, é essencial que ele seja revisado e atualizado constantemente. Se isto não ocorrer, os planos sofrem um sério risco de ficarem obsoletos e serem abandonados dentro da empresa.

    E aqui vai uma dica Treasy: o Planejamento Estratégico precisa ser inspirador e motivador. Os planos de longo prazo são uma das formas mais simples e poderosas de engajar seus colaboradores com os objetivos da empresa e gerar grande satisfação em todos com o alcance dos resultados.

  • O planejamento estratégico é de longo prazo.


ID
289495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

Nos últimos anos, verifica-se, nas empresas, a tendência de concentrar a maior parte de seu orçamento de comunicação em investimentos em propaganda em vez aplicá-lo em diversas ações, como a promoção de vendas e o marketing direto.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição. Verifica-se exatamente o contrário. A propaganda é uma ferramenta tradicional que perde espaço cada vez mais para formas alternativas de divulgação. E o mix de marketing hoje oferece opções diferenciadas e muitas vezes mais baratas, criativas e impactantes.


ID
323260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas
organizações, julgue os itens seguintes.

Marketing, publicidade, propaganda, promoção, vendas, merchandising e feiras são considerados instrumentos de comunicação mercadológica.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Certo

    A comunicação mercadológica cuida da propaganda, da promoção de vendas, a fim de reforçar a marca da organização e trabalha, geralmente, com a área de marketing. Essa parte da comunicação também pode apoiar-se na comunicação institucional, no sentido de fortalecer a imagem e conquistar a credibilidade e confiança dos públicos para com a organização.

    Ultimamente a comunicação mercadológica tem sido cada vez mais necessária dentro da organização, pois com a globalização há o aumento da concorrência e da preocupação com os clientes/consumidores. Iniciam-se as pesquisas de opinião e de hábitos dos consumidores. A ética da empresa ou instituição passa a ser a base para o planejamento estratégico mercadológico.

    Apesar de estar difundido com a comunicação institucional, a comunicação mercadológica é baseada no marketing , portanto constrói raciocínios pontuais e direcionados 

  • As feiras são uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para a promoção de produtos/serviços, para a ampliação da carteira de clientes e para uma exposição directa junto de compradores e fornecedores. Assim, ao participar numa Feira, é certo que nesse mesmo espaço vão estar reunidos empresários, profissionais e clientes de uma determinada área.


ID
329455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A partir do que estabelece o código brasileiro de
autorregulamentação publicitária, julgue os próximos itens.


A publicidade comparativa de produtos concorrentes deve ser feita de modo a contrapor supostas vantagens, em matéria de funções e qualidades, no entanto não deve remeter-se à diferença nos preços e ao ano de fabricação.

Alternativas
Comentários
  • Tendo em vista as modernas tendências mundiais - e atendidas as normas pertinentes do Código da
    Propriedade Industrial, a publicidade comparativa será aceita, contanto que respeite os seguintes princípios
    e limites:
    a. seu objetivo maior seja o esclarecimento, se não mesmo a defesa do consumidor;
    b. tenha por princípio básico a objetividade na comparação, posto que dados subjetivos, de fundo
    psicológico ou emocional, não constituem uma base válida de comparação perante o Consumidor;
    c. a comparação alegada ou realizada seja passível de comprovação;
    d. em se tratando de bens de consumo a comparação seja feita com modelos fabricados no mesmo ano,
    sendo condenável o confronto entre produtos de épocas diferentes, a menos que se trate de referência para
    demonstrar evolução, o que, nesse caso, deve ser caracterizado;
    e. não se estabeleça confusão entre produtos e marcas concorrentes;
    f. não se caracterize concorrência desleal, denegrimento à imagem do produto ou à marca de outra empresa;
    g. não se utilize injustificadamente a imagem corporativa ou o prestígio de terceiros;
    h. quando se fizer uma comparação entre produtos cujo preço não é de igual nível, tal circunstância deve
    ser claramente indicada pelo anúncio.


ID
396595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia,
julgue os itens a seguir.

As pesquisas e sondagens de opinião contribuíram para a mudança na percepção do conceito de opinião pública, que, antes, era compreendida como a voz dos líderes políticos e(ou) a voz dos grupos de pressão e de interesse particular. Atualmente, considera-se opinião pública a opinião do povo, da sociedade como um todo.

Alternativas
Comentários
  • Tomar a opinião pública como a opinião da sociedade como um todo ?

    O professor Cândido Teobaldo de Souza Andrade e quase todas as obras que falam de Relações Públicas admitem a existência de grupos, mas sabem que um grupo pode ou não se constituir como um público. Desta forma, chegamos às características da opinião pública que, segundo o professor Teobaldo, fica assim caracterizada:



    não é uma opinião unânime;

    não é, necessariamente, a opinião da maioria;

    normalmente é diferente da opinião de qualquer elemento do público;

    é uma opinião composta, formada das diversas opiniões existentes no público;

    está em contínuo processo de formação das diversas opiniões existentes no público;

    está em contínuo processo de formação e em direção a um consenso completo, sem nunca alcançá-lo.[10>

  • Os indivíduos avaliam a realidade como imagens estereotipadas gravadas em seus cérebros. Isso possibilitaria uma redução da complexidade da realidade e economia em sua comunicação. A opinião pública seria a média de opiniões em determinada sociedade e tempo.

  • Questão passível de ser anulada (se é que já não foi).

    "Atualmente, considera-se opinião pública a opinião do povo, da sociedade como um todo".

    A opinião pública não é unânime. Logo não tem como abranger o "todo" de uma sociedade.


ID
396604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e
gestão de marcas.

No composto de marketing, o fator praça abrange, entre outros aspectos, ações de propaganda e promoções de vendas, tais como sorteios, experimentação e degustação de produtos.

Alternativas
Comentários
  • O composto mercadológico foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos "quatro pês". Elas são: Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção.

    O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente.

    Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.

    Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;

    Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.

    Promoção: Comunicação: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc.

    Questão:

    No composto de marketing, o fator praça abrange, entre outros aspectos, ações de propaganda e promoções de vendas, tais como sorteios, experimentação e degustação de produtos.
    ACERTIVA ERRADA

     

  • Para tornar a assertiva correta deveria ser escrita assim: "No composto de marketing, o fator promoção abrange, entre outros aspectos, ações de propaganda e promoções de vendas, tais como sorteios, experimentação e degustação de produtos."
  • Praça = lugar certo na hora certa. O cliente compra e satisfaz  suas necessidades.
  • Resumindo, praça tem mais a ver com a questão da logistica (estoque, transporte, canais de distribuição, etc...)

  • a) Preço: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.

    b) Praça ou Ponto: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.

    c) Produto: Refere-se às características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve-se decidir tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido.

    d) Promoção: Refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, Fanpage, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades.


ID
396670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da comunicação em empresa
pública e da realidade socioeconômica e política brasileira.

A comunicação em empresa pública visa, entre outros objetivos, tornar a empresa conhecida e divulgar e promover os seus serviços e produtos.

Alternativas
Comentários
  • Correta.

    Esta correta devido o "entre outros objetivos". Se a questão afirmasse que tem o objetivo de "apenas", ai estaria incorreta.

ID
396679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da comunicação em empresa
pública e da realidade socioeconômica e política brasileira.

Em um mercado em que a empresa pública compete com empresas privadas, sua publicidade deve primar pela qualidade e pelo caráter persuasivo das mensagens, de maneira a provocar uma decisão de seu receptor.

Alternativas

ID
396943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de avaliação da concorrência e formas de divulgação institucional.

No lançamento de um produto, para a mensuração do ambiente de negócio, não se considera a variável relativa à distribuição.

Alternativas

ID
396949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de avaliação da concorrência e formas de divulgação institucional.

Na avaliação da comunicação em uma empresa, é necessário reunir os dados obtidos na mensuração e considerar o ambiente em que a avaliação será realizada.

Alternativas

ID
397039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100.

O uso permanente do marketing como ferramenta de comunicação requer a separação desse trabalho em dois eixos — marketing semântico e marketing estético. Ambos podem ser desenvolvidos em qualquer ordem.

Alternativas
Comentários
  • Marketing Semântico e Marketing Estético não se separam. Mudança em um dos dois induz mudança no outro.

  • Marketing Semântico

     

    A semântica é o estudo dos significados. Ela está presente na linguística, ciência, literatura, música, tecnologia e design. Ela procura estabelecer a relação entre palavras, frases, sinais, códigos, símbolos e o universo que eles representam. Dados semânticos são dados enriquecidos de ligações e relações que podem se desmembrar em infinitos subníveis. Você pode ir de Santo Dumont à Casa do Pão de Queijo tendo Minas Gerais com o interlocutor semânticos destas duas extremidades.

    Dados semânticos são organizados em espirais infinitas que interligam significados. Na web estas espirais podem ser organizadas a partir de recursos conhecidos como microformatos, cujos padrões podem ser definidos por esquemas e metodologias de classificação (como por exemplo schema) que buscam “fechar” o grande looping do conteúdo:

    Dados > Informação > Conhecimento > Inteligência

    Produzir conteúdo relevante e semântico é uma tarefa multidisciplinar que vai do planejamento estratégico até a marcação rigorosa de código. Definitivamente, agradar ao algoritmo não é tarefa para amadores. Houve uma época em que o algoritmo se contentava com uma tag title bem definida, um h1 no lugar certo, links de peso, ou seja, o velho testamento do SEO.

    Esta era passou, o algoritmo está cada vez mais exigente e seu prato preferido, a semântica, não pode ser servido de qualquer jeito. Um pouco de sal a mais ou a menos desanda toda a receita.

    Todo conteúdo publicado na web pode, teoricamente, ser interligado semanticamente pelos seus significados e quando os dispositivos entenderem totalmente o conteúdo inserido e exibido neles poderão oferecer soluções que hoje ainda não são possíveis.

    A semântica pode ser a fórmula para um “viral de sucesso”, que muito publicitários tentam em vão garantir para o cliente. E quem sabe até para fenômenos como Nossa Alegria, Gina Indelicada e Jesus Restaurado não pudessem ser planejados, fabricados e introduzidos no sistema de maneira consciente e não aleatória e imprevista como hoje acontece. Não existe uma resposta pronta, mas certamente a semântica faz parte dela

    O marketing semântico é a estratégia para esta nova era comunicacional de conteúdos flexíveis e úbiquos em que vivemos, a era da Open Web Platform.

     

    Fonte: https://imasters.com.br/midia-e-marketing-digital/marketing-semantico-como-estrategia-para-open-web-platform

  • Marketing estético

     

    Segundo Schmitt e Alex Simonson, a estética no mercado assim se apresenta:

    “Do momento em que acordamos até o final do dia somos influenciados pelo que vemos, ouvimos, saboreamos, cheiramos e sentimos. Nossos gostos pessoais guiam nossas decisões ao escolhermos o bairro onde moramos, decorarmos nossas casas, selecionarmos nossa roupa, separarmos nossos utensílios e comprarmos nossos carros”.

    É clara nessa passagem a definição de uma estética para o mercado.

    E, como cada um de nós usa coisas e percebe cotidianamente o mundo ao seu redor.

    Por isso, vemos como a percepção de cada um transforma-se em moda, comportamento, tendências etc.

    Portanto, a música que ouço, o programa a que assisto, a comida que prefiro, a roupa que uso e, por que não, o perfume …

    Dessa forma, é ótimo para o mercado que sejamos um produto estético e que buscamos a estética – a nossa estética.

     

    Fonte: https://publicidadeviral.com.br/marketing-estetico/


ID
397042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100.

O marketing na blogosfera constitui um desafio para o profissional de relações públicas, pois o marketing está associado à visibilidade manipulativa, por meio da qual se busca obter determinado comportamento, atitude ou ação da audiência, e a blogosfera, por sua vez, é dotada de decodificação oposicionista ou negociada.

Alternativas
Comentários
  • Importante lembrar que marketing é, basicamente, um gerenciamento de mercados, com flexibilidade de 4 elementos estratégicos (preço, praça, produto e promoção) para atender a uma necessidade da organização. Embora "visibilidade manipulativa" pareça um termo muito forte, é exatamente assim que o marketing atua, manipulando os elementos supracitados para induzir o consumidor a determinado comportamento. A blogosfera, (blogs, redes sociais), por ser gerada espontaneamente  (geralmente) sem a subvenção corporativa das mídias pagas, constitui, de fato, um desafio para o marketing, pois seu conteúdo é praticamente imprevisível, requerendo monitoramento constante das organizações. 
  • pessoal, não é nada sobre a questão, mas ela tem um conceito que é mais do que o principal objetivo do marketing;


    o marketing está associado à visibilidade manipulativa, por meio da qual se busca obter determinado comportamento, atitude ou ação da audiência.



    Parece feio mas é necessário lembrar disso.


ID
397045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100.

As ações de marketing para a colocação de um produto no mercado devem preceder às de merchandising.

Alternativas
Comentários
  • As ações de marketing para inserção de um novo produto no mercado devem estar alinhadas às de comunicação no ponto de venda (merchandising) e não precedê-las. 
  • Concordo Isabela, sem falar que o merchandising é uma ação de promoção. Promoção, conforme sabemos, é um dos 4P's, elementos do marketing. Não faz muito sentido, portanto, falar que uma ação de marketing deva preceder a ela própria. 

ID
398818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

Na composição do mix de marketing — produto, preço, praça e promoção —, a variável que mais demanda planejamento de crossmedia é a promoção.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Certo

    Crossmedia (também conhecida como Cross media ou Cross-media) é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. Conceito dos anos 90, envolvendo publicidade em múltiplos meios. Ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação.


ID
521227
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A propaganda é um importante elemento do composto de promoção, que conta com diversos veículos, cada um dos quais com vantagens e desvantagens.
O quadro a seguir apresenta, em cada linha, um veículo de propaganda, uma vantagem e uma desvantagem. Assinale a opção em que tanto a vantagem quanto a desvantagem correspondam ao veículo indicado.

Alternativas

ID
543202
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma parte importante do trabalho de propaganda consiste na decisão sobre a melhor mídia para transmitir a mensagem de propaganda ao mercado visado. Segundo Kotler, o anunciante tenta atingir

Alternativas
Comentários
  • Freqüência da propaganda: o número de repetições necessárias para passar a mensagem aos consumidores exerce um impacto significativo sobre o orçamento de propaganda.


    Numa estimativa de custo por impacto causado no público, se gasta menos para atingir consumidores de uma marca amplamente utilizada do que consumidores de marcas com menor participação de mercado (KOTLER, 2000 p.598).


    Para aferir o resultado das campanhas, a empresa utiliza seu real faturamento anual e também uma pesquisa de opinião ligada ao boletim informativo, buscando melhorar continuamente a comunicação com os seus clientes (relacionamento).

  • É só ir por eliminação; não faria o menor sentido o anunciante procurar "atingir preço"....


ID
543223
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No meio publicitário, diz-se que a propaganda precisa atender a alguns princípios básicos. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Letra C
    A propaganda age sobre os consumidores informando, argumentando e comparando, objetiva e subjetivamente. E atende, portanto, aos princípios básicos da: CRIATIVIDADE, EMOÇÃO E INTERESSE, PERTINÊNCIA e COMPREENSÃO.
    CRIATIVIDADE:
    Para se destacar precisa fugir do comum. Chamar a atenção da platéia.
    EMOÇÃO E INTERESSE: É preciso emocionar para criar interesse e desejo.
    PERTINÊNCIA: Precisa estar ligada ao objetivo que se buscou ao realizá-la.
    COMPREENSÃO: A audiência precisa entender facilmente a mensagem

    Assim, a propaganda deve agir no consumidor por meio dos centros sensoriais, emocionais e lógicos.

  • Mais uma questão subjetiva e que não mede absolutamente NADA do candidato, pois na realidade quaisquer das respostas acima poderiam ser tidas como corretas, dado que os conceitos, além de muito semelhantes entre algumas palavras, são complementares. Quer dizer que os itens "potencialidade" ou "atitude", que não estão presentes na letra C (gabarito) não são princípios básicos da propaganda? Façam-me o favor...
  • Pois é Klaus, às vezes não basta só o raciocínio e conhecimento agregado (objetivo) de tudo que já aprendemos até aqui. Às vezes é preciso também se ater a determinados autores e ao o que ELES dizem (e não ao que NÓS interpretamos, ainda que nossa interpretação seja a mais racional e objetiva possível).

    No caso da questão, a banca reportou diretamente a Rafael Sampaio, em Propaganda de A a Z. Portanto, concentremo-nos ao que ELE diz:

    "A propaganda age sobre o indivíduo, a família, os grupos sociais, a comunidade, enfim, a sociedade como um todo, no qual cada anúncio interfere em muitos outros, através dos media. Por essa razão, ou seja, pelo fato de a propaganda não agir sozinha sobre as pessoas, ela precisa atender a alguns princípios básicos: criatividade, emoção/interesse, pertinência e compreensão."

  • Alguém sabe qual o livro/autor/site de referência dessa questão?

  • Quando vi essa questão recordei do bizu da AIDA de que uma propaganda deve ter ATRAÇÃO, INTERESSE, DESEJO E AÇÃO.

ID
543244
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em propaganda, informações sobre o produto (ou serviço), mercado, consumidores, objetivos e estratégia básica são essenciais para o processo de

Alternativas
Comentários
  • Folheto ou peça promocional sui generis, contendo informações de todos os esforços de comunicação publicitária e promocional, assim como dos produtos, por ocasião de seus lançamentos, relançamentos ou outras ações. O broadside serve para motivar e influenciar toda a cadeia de vendas envolvida na ação, e especificamente para auxiliar a equipe na argumentação e apresentação de seu trabalho de vendas às áreas de compra. (Ferracciú)

    Folheto promocional de apoio às vendas para uso do vendedor no contato com o distribuidor, contendo: informações sobre o produto em campanha, texto vendedor mostrando ao revendedor por que deve adquirir o produto e a comunicação que será desenvolvida para este, incluindo as possíveis promoções dirigidas aos distribuidores. (Costa)

  • CORRETO: LETRA D

    Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo em português. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.

    O briefing é um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e publicitários. O briefing é a base de um processo de um planejamento.

    Numa agência de propaganda o briefing é uma das etapas fundamentais de um processo publicitário. É um processo contínuo e cumulativo através de todos os estágios do planejamento de propaganda. SIgnifica a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível mas tão longo quanto necessário.Fonte: https://www.significados.com.br/briefing/


ID
550807
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de

Alternativas

ID
550825
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Comunicação integrada pode ser entendida como um conjunto de práticas as quais permitem à organização se relacionar com seus públicos e com a sociedade em geral com eficácia. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação administrativa, a institucional e a mercadológica. Dentre as ferramentas utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos, tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Kunsch 

    Composto de comunicacao organizacional : 

    Com adm: fluxos , rede formal, veiculos; 

    Com institucional : RP, Jor empresarial, AI, editoração, imagem corporativa, propaganda, institucional, mkt social, mkt cultural; 

    Com mercadologica: mkt, propaganda,promocao de vendas, mkt direto,merchandising, venda pessoal

  • A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf

  • Comunicação Integrada
    Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que forma o mix, o composto da comunicação organizacional.
    Esta deve constituir uma unidade harmoniosa, apesar diferenças e das peculiaridades de cada área e das respectivas subáreas. A convergência de todas atividades, com base numa política global, claramente definida, e nos objetivos gerais da organização, possibilitará ações estratégicas e táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas com vistas na eficácia.

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 150

     

    Comunicação mercadológica
    Propaganda
    Promoção de vendas
    Feiras e exposições
    Marketing direto
    Merchandising
    Venda pessoal

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 151

  • A) marketing direto (CM), relações públicas (CI) e imagem corporativa (CI).

    B) marketing social (CI), jornalismo empresarial (CI) e benchmarketing.

    C) marketing (CM), promoção de vendas (CM) e merchandising (CM).

    D) propaganda institucional (CI), relações públicas (CI) e assessoria de imprensa (CI).

    E) venda pessoal (CM), ponto de venda e assessoria de imprensa (CI).

    CM - Comunicação mercadologica

    CI - Comunicação Institucional


ID
550831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No ponto de venda (PDV), a estética é um fator muito importante, tanto para levar a informação ao consumidor de forma eficiente, quanto para se destacar em relação aos concorrentes. Constituem ações em PDV pelas quais o diretor de arte pode criar um layout diferenciado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "e". 
    Take one - expositor de mesa ou balcão para folhetos no qual o consumidor se serve.

    Wobbler

    Wobbler ou Dangler

    É um material de Merchandising utilizado geralmente em supermercados, é colocado a frente das prateleiras das gôndolas, geralmente na altura dos olhos, com o intuito de informar sobre um lançamento ou somente sobre as vantagens de adquirir determinado produto. Seu formato geralmente é redondo em torno de 15 a 18 centímetros de diâmetro, outra característica do Wobbler é que normalmente ele é sustentado por uma haste de plástico transparente, Acetado caso ele seja fabricado em papel (para campanhas curtas) ou no próprio material que ele é fabricado, geralmente ele é encaixado no perfil porta etiquetas ou por baixo do produto e fica “flutuando” em frente à prateleira. Wobbler é um dos material de Merchandising mais utilizados em Ações Promocionais no Ponto de Venda pelo seu baixo custo de produção, embora estatísticas provem que sua duração na gôndola é menor que 7 dias em média.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf

    Stopper

    Stopper ou Divisor de Categorias

    A diferença básica entre o Stopper e um Divisor de Categorias é no seu tamanho, por tradição os Stoppers possuem de 20 a 40 centímetros de altura e com o máximo de 15 centímetros de largura para não atrapalhar a locomoção no Ponto de Venda, já que ele fica perpendicular a gôndola. Existem dois tipos básicos de Stoppers os produzidos em papel que são indicados para campanhas curtas e são fixados por dobras especiais e fitas dupla face, já os feitos em material plástico (PSAI, PETG, Acrílico, etc) estes são indicados para durar mais no Ponto de Venda e são fixados através de suportes mais robustos e com roscas ajustáveis, o Grupo HSD desenvolveu um método de fixação exclusivo e patenteado que além de ser ecologicamente correto, propicia níveis altíssimos de produção.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf



ID
550843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ações em mídias sociais multiplicam-se em todos os campos empresariais com grande velocidade. Com relação aos motivos que levam os profissionais de comunicação a expor sua empresa e/ou produto nessas redes de compartilhamento de informações, analise as ações abaixo.
I – Encontrar novos nichos de mercado e de consumidores.
II – Falar com um público altamente segmentado.
III – Monitorar as opiniões sobre seus produtos/serviços.
IV – Observar as ações dos seus concorrentes.

Estão corretos os motivos explicitados em

Alternativas
Comentários
  • Discordo quanto ao item II

    As redes sociais não são, por si só, altamante segmentadas, muito pelo contrário! O que pode ser feito, com sucesso, é a segmentação ativa de anúncios utilizando ferramentas do próprio facebook. Não acho que a questão tenha sido clara quanto a isso.

  • Devo discordar do posicionamento da Monica Geller. A questão pede os motivos das empresas buscarem as mídias sociais. Muitas empresas trabalham em nichos de mercado e por isso as mídias socias são excelentes para que elas possam se conectar com o seu público consumidor.

    Veja que a questão não limitou a rede social a públicos segmentados, apenas disse que é um dos motivos.

    "Falar com um público altamente segmentado".

    Imagine uma marca de jóias que trabalha com diamantes verdadeiros. Quantas pessoas são capazes de comprar diamantes no Brasil? Como atingir esse público? As mídias sociais são ótimas nesse quesito. Identifique um influenciador nessa camada social e faça sua publicidade de nicho.


ID
550849
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) reconhece que o testemunhal é uma técnica capaz de conferir maior força de comunicação, persuasão e credibilidade à mensagem publicitária e, por isso, apresenta um anexo referente a essa prática publicitária. A respeito do uso de testemunhais, atestados e endossos em anúncios, é INCORRETO afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • "Os modelos profissionais, os empregados do Anunciante ou das Agências de Propaganda não deverão se fazer passar por Consumidor comum."


ID
593386
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os chamados 4 Ps domarketing são:

Alternativas

ID
696637
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A cerveja W enviou para os blogueiros um globo espelhado contendo um barril de cinco litros de cerveja. Em nenhum momento foi mencionado ou pedido uma publicação sobre qualquer campanha da cerveja nos blogs escolhidos. O resultado disso foi que os receptores começaram a publicar em seus blogs, textos falando do “presentinho” que receberam da marca, e como consequência começaram a disseminar suas opiniões sobre a cerveja.
(http://www.princiweb.com.br – adaptado)

Essa ação é conhecida por

Alternativas
Comentários
  • Correta D
    Marketing viral
    ou publicidade viral é a técnica de marketing que explora redes sociais. A proposta é que um anúncio ao alcançar um usuário "susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também.
    Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_viral
    Bom estudo ;) 
  • a) Endomarketing
    Conjunto de ações focadas no público interno

    b) Marketing Concentrado
    Designa as estratégias de segmentação concentradas num único segmento. Ao contrário do marketing de massas (que não faz distinção entre os consumidores) e do marketing segmentado (que adota politicas diferentes por segmento), o marketing concentrado escolhe um segmento e especializa-se no mesmo.

    c) Marketing de Fidelização
    É definido como a estratégia para fidelizar ou reter o cliente por meio de ações integradas, sistemáticas e contínuas de comunicação e promoção, gerando frequência e repetição de compra por parte dos clientes e recompensando-os por isso.

    d) Marketing Viral
      
    Resposta correta!   Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. De forma mais geral, o marketing viral se utiliza às vezes para descrever alguns tipos de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogs, de sites aparentemente amadores para criar o rumor de um novo produto ou serviço.

    e) Ecomarketing
    modalidade de marketing que se realiza com o engajamento de qualquer empresa - industrial, comercial ou de serviços - na responsabilidade de toda a espécie humana com a qualidade de vida e com o equilíbrio ambiental em nosso planeta.

    Fonte: Wikipédia
  • Marketing viral ou publicidade viral são técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir maior divulgação da marca. São processos parecidos com o de uma epidemia; uma doença.


    Inicialmente, marketing viral era a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários, para alcançar um usuário suscetível, que será infectado e reenviará o email a outras pessoas suscetíveis, infectando-as também. Atualmente, o conceito de marketing viral não está associado a uma ameaça para o computador e o termo "viral" está relacionado com a velocidade de propagação da informação.

  • O termo correto nesse caso não seria Buzz marketing???? o.O

  • Muito complicado o conceito de Marketing Viral. Pois o efeito viral é decorrente da ação dos membros das redes sociais, não cabe ao planejamento de marketing determinar se é viral ou não, pois não é uma ação de depende dele, mas sim o engajamento nas redes, 

    Ou seja, não se pode determinar anteriormente o que é viral ou não. A viralização é resultado, não pode ser premeditado. Tenho verdadeiro problema com esse conceito de marketing viral, quem estuda mídias sociais sabe como ele é complicado. 

    Mas enfim, temos que assimilar os conceitos para prova.

    Para mim é uma ação de mershandising, que visa uma experimentação junto ao consumidor, que ainda é um formador de opinião, com o intuito de produzir uma ação de testemunhal por parte desses formadores de opinião - clássica utilização da teoria dos dois estágios nos dias atuais,

  • Acredito que o termo correto seria Buzz Marketing.

    Mas qual é a principal diferença entre buzz marketing e marketing viral?

    Apesar de parecerem a mesma coisa, buzz marketing e marketing viral são duas coisas diferentes e que possuem dois objetivos distintos.

    O buzz marketing serve para criar um diálogo, um debate sobre uma marca ou algo relacionado a ela. Já o marketing viral serve para repassar uma mensagem, imagem ou marca de maneira espontânea.

    Os resultados das duas estratégias também são diferentes. No caso do buzz marketing, por exemplo, o pretendido é criar um valor social para a marca através de uma discussão feita por pessoas e imprensa estimuladas pela campanha.

    Já no marketing viral, o resultado esperado é gerar um alto grau de compartilhamento e alcançar muitas pessoas em pouco tempo.

    Outra diferença primordial entre os dois tipos de marketing é o nível de controle que pode ser obtido pela marca. No buzz marketing, a discussão e a divulgação são controladas num planejamento estratégico, enquanto no marketing viral, apesar de haver também um planejamento, as coisas ocorrem de maneira mais natural.

    Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2016/05/11/buzz-marketing-x-marketing-viral-entenda-diferenca/


ID
739648
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao Planejamento de Mídia é correto dizer que

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    Como a minha dúvida foi quanto a empena, segue um pouco do que ela é: trata-se de um outdoor que fica na paternal de edifícios como uma forma de complemento , mídia de apoio. 

  • marketing direto: O marketing direto é uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contactos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto, deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes

    Backlight: O backlight é um painel de estrutura metálica no qual se prende uma lona translúcida com a propaganda impressa. A iluminação vem por dentro da estrutura, por trás da lona. Um bom exemplo de backlight são os anúncios de pontos de ônibus, mas estes usam papel alta alvura 150gm2 em impressão 4/3 cores. (NO ITEM A DEFINIÇÃO É DE EMPENA)

    Empena: As empenas são grandes estruturas para a veiculação de propagandas em paredes cegas (paredes sem janelas) de edifícios. Ou seja são anúncios muito grandes mesmo. Antigamente eram pintadas à mão, mas atualmente tem suas artes impressas em lonas e são iluminadas frontalmente. Em algumas cidades as empenas são proibidas para não aumentar a poluição visual. (NO ITEM A DEFINIÇÃO É DE BACKLIGHT)

    Mídia Extensiva: correta(definição retirada do site http://www.comuniqueiro.com/dicionario/midia-extensiva)

    Neopaper: O YUPO é um Papel Sintético 100% reciclável, à prova d’água e ecológico com atributos e propriedades que o tornam a solução perfeita para uma variedade de necessidades de marketing, design, embalagens e rótulos.

    FONTES:

    https://conceitoideal.com.br/blog/marketing-e-estrategia/qual-a-diferenca-entre-outdoor-frontlight-backlight-painel-luminoso-empena-e-triedro.html
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_direto
    https://yupousa.com/what-is-yupo/?lang=pt-br


ID
801040
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise as afirmações sobre, publicidade e propaganda, colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A propaganda pode ser definida com o conjunto de técnicas de ação coletiva utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial. ,
( ) No Brasil e em alguns países da América Latina, publicidade e propaganda são entendidos como sinônimos ou empregados como sinônimos.
( ) A Propaganda corporativa tem o objetivo de formar a maior parte das ideias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo seu comportamento social.
( ) A publicidade pode ser classificada em um dos seguintes tipos: de produto, de serviços, cooperativa, industrial e corporativa.
( ) A publicidade de produto tem por objetivo divulgar um produto, levando o consumidor ao conhecimento e a compra.

Alternativas

ID
828196
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma vez definida a mensagem ao consumidor, inicia-se a decisão pela mídia mais adequada à campanha. Esse processo envolve várias etapas, sendo inerente à etapa de decisão sobre cobertura, frequência e impacto

Alternativas

ID
850156
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao adotar a estratégia de distribuição intensiva para seu produto, a empresa

Alternativas
Comentários
  • Se a estratégia é de distribuição intensiva é claro que a empresa deseja atingir o maior número de PDV's possível.


ID
850159
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Marketing de Busca é um dos tipos de Marketing Digital que visa, através de um conjunto de técnicas e estratégias, a converter o internauta em um cliente potencial, a partir do momento em que ele realiza uma busca na internet. Sua prática tem como foco otimizar a colocação dos sites de empresas, produtos e serviços nos resultados das pesquisas em ferramentas de busca. Uma das estratégia utilizadas neste processo é a conquista de Backlinks.

Chama-se de Backlink:


Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: A

    Backlinks também conhecido como ligações recebidas, ligações de entrada, inlinks e ligações internas, são links de entrada para uma página do site ou web. Em terminologia básica, um backlink é qualquer ligação recebida por um nó web (página web, diretório, site ou domínio de nível superior) de outro nó web.
  • O que são backlinks?

    Os backlinks permitem rastrear outras páginas da Web que contêm links para suas postagens. Por exemplo, suponha que Alice escreva uma postagem que Bob ache interessante. Bob vai para seu próprio blog e escreve uma postagem sobre o assunto com um link para a postagem original de Alice. Agora a postagem de Alice exibirá automaticamente que Bob criou um link para essa postagem e fornecerá um pequeno trecho do texto e um link para a postagem de Bob. Essa é uma maneira de expandir o recurso de comentário de modo que discussões relacionadas em outros sites possam ser incluídas, juntamente com os comentários regulares sobre uma postagem. (Fonte: https://support.google.com/blogger/answer/42533?hl=pt-BR)

  • Gab. A

    b) Encurtamento de URL é uma técnica que torna possível que o endereço do site fique mais curto. Por exemplo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal pode ser encurtado para http://goo.gl/XNv40 .

    c) HOTWords é uma forma de “IN-TEXT ADS”(publicidade dentro do texto). Permite a inserção de publicidade dentro dos textos (normalmente em blogs) por meio de palavras chaves com “links”.

    d) ClickTAG é um método padrão do setor de rastreamento de cliques de anúncios em Flash (Adobe Flash Player). Ela permite que registremos onde um anúncio foi exibido quando ele foi clicado.
    Banner é uma caixa (imagens, animações, vídeos ou texto) com conteúdo publicitário que geralmente redireciona ao portal do anunciante.

  • Sim, e o processo de prospecção, utilização e contabilidade desses backlinks se chama "link building".

  • Backlinks são links posicionados estrategicamente em um texto para guiar o leitor até a sua página do blog ou site que tenha um conteúdo relevante ao que está lendo. O intuito é expandir o conhecimento do leitor e, ao mesmo tempo, gerar tráfego de qualidade para o blog. fonte: site rockcontent


ID
850219
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A interatividade entre público-alvo e/ou cliente de um produto ou serviço com as empresas sempre esteve presente por meio de canais existentes na mídia tradicional, tais como cartas ao editor, conversas ao vivo com ouvintes e outros artifícios permitidos pelos veículos de comunicação mais antigos. Hoje, essa comunicação entre produtor e consumidor, entre empresa e público-alvo tem um elemento moderno e diferente.


A esse respeito, pode-se afirmar que:


I - A internet é, atualmente, o único veículo de comunicação realmente eficaz e capaz de dar o respaldo necessário ao trabalho desempenhado pelas assessorias de imprensa no Brasil.


II - As redes sociais tornaram-se uma importante ferramenta de divulgação e valorização da marca e da qualidade dos produtos, além de ser um veículo eficaz na aproximação entre consumidor e produtor.


III - O surgimento da transmissão de televisão digital aumentou o interesse do público-alvo nos programas televisivos, principalmente os jornalísticos, e facilitou a interatividade com os consumidores.


É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    I - A internet é, atualmente, o único veículo de comunicação realmente eficaz e capaz de dar o respaldo necessário ao trabalho desempenhado pelas assessorias de imprensa no Brasil. Evidente que não.

    II - As redes sociais tornaram-se uma importante ferramenta de divulgação e valorização da marca e da qualidade dos produtos, além de ser um veículo eficaz na aproximação entre consumidor e produtor. (ok)

    III - O surgimento da transmissão de televisão digital aumentou o interesse do público-alvo nos programas televisivos, principalmente os jornalísticos, e facilitou a interatividade com os consumidores. Questão está quase toda correta, ao meu ver o único erro é a afirmação em destaque, pois com a qualidade de som e imagem, a princípio programas como filmes, shows, esportes e entretenimento despertaram mais o interesse que os de cunho jornalístico.
  • TÔ COM O KLAUS! Afirmar que a Interneteeee é o único é de uma generalização absurda.


ID
850246
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, serviço ou empresa, com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • Por eliminatória é barbada!

    Gabarito:
    c) despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante.

ID
883936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a marketing institucional.

Em uma organização com fins lucrativos, o marketing institucional não se destina à indução do consumo ou ao estímulo à venda, mas à mudança da imagem da organização em face da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Um pequeno detalhe na questão, está quase toda certa, o porém é "organização com fins lucrativos", pois nesse caso, o marketing institucional se destina, sim, à indução do consumo estímulo à venda, pois trata-se de empresa ou organização que visa ao lucro.
  • Vale destacar ainda que não necessariamente o marketing institucional visa a mudança da imagem da organização. Ele trabalha a identidade, a formação e a consolidação da imagem da instituição.
  • A propaganda institucional de uma empresa com fins lucrativos justamente vai estimular o consumo e as vendas. Como o princípio é o de reforçar a imagem da organização (valores), é até natural que o consumidor tocado por uma mensagem positiva de determinada empresa passe a preferir os produtos dessa instituição frente a uma empresa desconhecida ou com a imagem manchada no mercado.
  • Esse é um exemplo onde a troca da palavra SEM pela palavra COM pode te tirar a nomeação. ATENÇÃO SEMPRE GALERA!

  • O Marketing Institucional é usado para formação, reforço ou mudança de imagem, com objetivos econômicos.

  • O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante. O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico.


    obs : Para mim esta errado mesmo, pois o objetivo e reforçar a imagem e não fazer a mudança da instituição. a mudança é uma consequencia apenas.


ID
919561
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A segmentação do mercado tem crescido nos últimos anos, exigindo dos comunicadores soluções de direcionamento mais eficientes. Entre as técnicas voltadas para este propósito está:

Alternativas
Comentários
  • Resposta - C - "O marketing de nicho é muito semelhante ao marketing segmentado, com a única diferença de que os segmentos são menores, um nicho é um segmento pequeno e distinto, que pode ser atendido com exclusividade. Um nicho é um grupo definido mais estritamente, um mercado pequeno cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas. Em geral, os profissionais de marketing identificam os nichos subdividindo um segmento ou definindo um grupo que procura por um mix de benefícios distintos."

    Fonte: http://marketingemedia.com.br/marketing-de-nicho/

  • ALTERNATIVA: C


    O MKT e segmento não é tão preciso quanto o MKT individual mas é muito mais preciso que o MKT de massa.

ID
940978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao marketing institucional, julgue os itens seguintes.

O marketing institucional é uma área exclusiva das organizações sem fins lucrativos.

Alternativas
Comentários
  • Item errado!

    O marketing institucional é uma área exclusiva das organizações sem fins lucrativos. 

    O marketing institucional tem como objetivo trabalhar a identidade, a formação e a consolidação da imagem de uma organização, seja ela com ou sem fins lucrativos. Trabalha com atividades de “polimento de imagem”, buscando uma sólida reputação e reconhecimento público para a empresa. Normalmente funciona com leque de programas, projetos e ações voltadas para criar e desenvolver uma identidade e projetar uma imagem positiva da instituição.

    Bom estudo :)
  • Resposta: ERRADO

    marketing institucional é aquele que tem como objetivo reforçar a imagem da organização, auxiliando o posicionamento institucional. 
  • O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante. O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico.

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172

     

    GAB E

     

    ver Q374165


ID
1044916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à comunicação nas organizações e ao trabalho do profissional de relações públicas, julgue os próximos itens.

No lançamento de um novo produto ou serviço, a comunicação interna deve ser feita de forma distinta das demais, dado que seu público é claramente identificável, não se confundindo com os outros públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Por ser um produto novo não dá para dizer que há público e que este é claramente identificável. Por essa razão a questão está errada.

  • A Comunicação deve ser feita de forma integrada e não distinta. Deve-se levar em consideração aspectos do público interno para divulgar o novo produto para esse público, mas a essência da comunicação desse novo produto ou serviço será a mesma para todos os públicos.

  • Cuidado com o comentário da Vannucci, pois encontra-se equivocado.

     

    O público interno é sim claramente identificável, pois trata-se dos colaboradores da instituição. O erro da questão, conforme apontou a colega Rossana, está em restringir a comunicação interna a um formato "distinto dos demais", enquanto esse, na verdade, deve integrar-se aos outros sem deixar de atender a sua função.


ID
1121008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social.

A gestão orientada para a sustentabilidade procura conjugar da melhor forma o tripé constituído pelos recursos econômico-financeiros, sociais e ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Como uma forma de gestão, a responsabilidade social da empresa se estende para todo o seu público para ,assim, garantir ações assertivas no âmbito social, econômico e ambiental, o chamado Tripé da Sustentabilidade (Triple botton line)


ID
1200010
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma campanha destinada a divulgar a inauguração de um núcleo de extensão da universidade na periferia de uma cidade no interior do Sertão, quais peças mereceriam layout, produção e veiculação?

Alternativas
Comentários
  • Não sou programadora visual, mas pelo conhecimento de Comunicação Organizacional, me baseio pelo público que se pretente atingir, neste caso, pessoas do interior do Sertão, que certamente não teriam acesso à revistas e outbus (busdoor). Por eliminação, somente a alternativa A não possui um dos dois. Outro ponto é que as mídias de distribuição em massa, tais como cartaz e panfletos são mais acessíveis a tal público.

  • Brindes? 


ID
1200022
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Qual a função das peças publicitárias em uma campanha promocional?

Alternativas
Comentários
  • Afirmar que campanha promocional é o mesmo que liquidação de produtos é extrapolação


ID
1200085
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma campanha institucional tem por objetivo reforçar

Alternativas

ID
1200088
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as afirmativas a respeito dos objetivos das campanhas promocionais,

I. Apresentar um fato novo.

II. Informar uma promoção.

III. Informar um acontecimento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1200091
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as afirmativas acerca de campanhas promocionais e institucionais,

I. A campanha institucional não tem compromisso com data de veiculação.

II. A campanha promocional apresenta algo novo e tem datas de início e término bem definidas.

III. O fator tempo deve ser considerado na opção por uma campanha institucional ou promocional.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Acertei, mas a Banca forçou na alternativa I. Apesar de eu não ter referência bibliográfica para afirmar, mas dizer que não tem compromisso com data é um exagero. Se fosse assim, podíamos pegar uma campanha da Coca-Cola da década de 1960 e publicar agora, em 2017. No mínimo, estaria fora de contexto - ao menos visual.


ID
1200097
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dentro da criação publicitária existem vários tipos de campanhas, tais como campanha institucional, campanha de propaganda, campanha guarda-chuva, campanha de promoção e campanha de promoção de vendas. Uma campanha guarda-chuva

Alternativas

ID
1222573
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em um planejamento de campanha, ficou decidido que as mídias utilizadas seriam: televisão, rádio, mídia volante, busdoor, outdoor e Internet. Assinale a alternativa que apresenta mídias cujos conteúdos são elaborados prioritariamente pelo designer gráfico e estão acompanhadas dos processos indicados para a sua produção.

Alternativas

ID
1307542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à organização de eventos, julgue o item seguinte.
Por integrar a categoria de instrumentos de comunicação dirigida de uma instituição, a realização de um evento, ou a participação em evento organizado por outra instituição, permite a promoção direta de determinado produto ou serviço para o público específico a que ele se destina.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação dirigida + Público específico = Casamento perfeito.

  • os eventos são instrumentos de comunicação dirigida, pois permite que a instituição crie um momento de interação diferenciado com um público determinado.


ID
1329409
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Kotler e Keller (2006) citam os canais de comunicação como meios pessoais e não pessoais. Os canais pessoais envolvem duas ou mais pessoas comunicando-se diretamente uma com a outra. Kotler e Keller (2006) afirmam que a influência pessoal representa um papel especificamente importante, sendo a influência do boca-a- boca comprovada, e com a modernização dos meios de comunicação, ela ficou ainda mais eficiente e disseminador- formadora de opinião. De acordo com Fernanda Sperb (2010), a internet vem causando uma mudança profunda na forma como as pessoas se relacionam. A tradicional comunicação interpessoal feita por meio do boca-a-boca ganhou novas dimensões de alcance, uma vez que as pessoas possuem novos canais para interagir e opinar sobre os mais variados assuntos. A facilidade de acesso à informação, independentemente de localizações geográficas, e a própria criação dela, vem tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação à notícia recebida, à propaganda e ao marketing. Kotler e Keller (2006) ainda citam algumas providências que as empresas podem tomar para estimular canais de influência pessoal:

I.Identificar pessoas e empresas influentes, que poderiam ser clientes, como grandes corporações, analistas, jornalistas especializados no setor e dedicar mais atenção a elas para desenvolverem opinião.

II. Usar pessoas influentes ou que inspirem credibilidade em propagandas do tipo testemunho, como uma celebridade, criar um líder de opinião ou fazer apresentações a pessoas influentes na comunidade, como radialistas locais, representantes de entidades e presidentes de organizações.

III.Desenvolver propaganda que possua grande "valor de conversa", como a famosa frase "Não é uma Brastemp".

IV. Desenvolver canais de referência boca-a-boca para aumentar os negócios, fórum eletrônico para discussão e compartilhamento de experiências ou mesmo o marketing viral, transmitindo conteúdo de um internauta a outro.

Pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1329412
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As pesquisas de opinião fazem parte do cotidiano da população e têm uma grande visibilidade na mídia. É muito comum abrir jornais e revistas e encontrar levantamentos sobre o que pensam as pessoas a respeito dos mais diversos temas, como, por exemplo, pesquisas de intenção eleitoral ou sobre a expectativa em relação ao futuro do País. A Pesquisa ad hoc é uma pesquisa feita sob encomenda, ou seja, a partir das necessidades específicas de cada cliente. Nesse caso, o contratante participa ativamente na estruturação do trabalho, definindo prioridades ou enfoques (público-alvo, amostragem, mercados pesquisados. entre outros)praças, conjuntamente à coordenação de análise do IBOPE. O resultado final são informações exclusivas e importantes para a tomada de decisões estratégicas de maneira rápida, eficiente e segura. Pode servir aos mais diferentes propósitos e a cada dia é mais usada como instrumento de apoio nos processos decisórios. São modalidades de Pesquisa ad hoc:

I. Pesquisas de hábitos e atitudes que permitem conhecer o comportamento e as atitudes do consumidor em relação à categoria de produtos e às marcas que a compoem.

II. Testes envolvendo todos os elementos do Mix de Marketing: produto, embalagem, propaganda.

III.Estudos de satisfação do consumidor: medidas pontuais ou contínuas.

IV. Pesquisas de imagem de marca.

V. Pré e pós-testes de comunicação

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa Ad Hoc é uma pesquisa feita sob encomenda, ou seja, a partir das necessidades específicas de cada cliente. O contratante participa ativamente na estruturação do trabalho, definindo suas prioridades ou enfoques (público-alvo, amostra, praças, entre outros) em conjunto com coordenação de análise do Referencial Pesquisas

    O resultado final são informações exclusivas e importantes para a tomada de decisões estratégicas de maneira rápida, eficiente e segura.

    Este amplo e versátil leque de opções de estudo demonstra que a pesquisa ad hoc pode servir aos mais diferentes propósitos e a cada dia é mais usada como instrumento de apoio nos processos decisórios.



ID
1364140
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um especialista afirma que praticar marketing significa decidir taticamente sobre variáveis controláveis.
O conjunto dessas variáveis forma o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b - composto de marketing

    O composto de marketing, também conhecido como Mix de Marketing, "é um conjunto de ferramentas que tem por finalidade criar no consumidor a consciência do valor do valor de produtos e serviços, criando atitudes positivas por parte deste, gerando, enfim, a ação da compra" (CORDEIRO, M.B., 2006 p 30).

    O composto de marketing é um conjunto de variáveis denominadas de 4 Ps, sendo elas Preço, Praça, Promoção e Produto, e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto. Este conceito, da década de 1960, ao contrário do que muitos pensam, foi criado por Jerome McCarthy e não por Philip Kotler.

  • composto de marketing é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado. e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo.

     

     


ID
1364173
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma clínica de médio porte comunica aos clientes fidelizados que já está disponível para consumo uma vacina contra o câncer de mama. Segundo o comunicado, tal vacina é fruto de uma recente descoberta de um laboratório multinacional de reconhecida reputação internacional. Mais tarde, descobre-se que a oferta é, na realidade, falsa, e que o medicamento é apenas placebo. O laboratório envolvido nessa promoção oportunista, no entanto, defende-se publicamente por meio de veículos de comunicação de massa.
Nesse caso, as peças mais indicadas para se chegar aos clientes fidelizados da clínica e para se fazer um desmentido público são, respectivamente, o(a)

Alternativas
Comentários
  • e)

    mala-direta e o informe publicitário

  • Informe publicitário:

    Consiste na publicação de uma matéria produzida pelo anunciante e que terá a assinatura do maior portal de notícias da região durante uma semana. Recomendado para campanhas pontuais, o informe possibilita ao anunciante explorar melhor seus produtos e serviços, garantindo adequação e visibilidade para marca.

    http://redeglobo.globo.com/platb/files/2463/theme/plano-comercial-informe-publicitario-g1-santos-regiao.pdf


ID
1364203
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do planejamento de comunicação e marketing de uma organização, considere as afirmativas abaixo.
I – As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados.
II – As promoções de vendas são instrumentos eficazes na produção de resultados de curto prazo, porque servem de estímulo para que os clientes tomem decisões de compra.
III – As mídias de massa representam um investimento global elevado, que pode ser compensador quando se leva em conta o custo para se atingir cada grupo de mil usuários.
IV – As equipes de atendimento ao público são um instrumento de comunicação e, portanto, precisam transmitir as mesmas mensagens emitidas por outras ferramentas. Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • errado:

    I – As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados.

     

     

    Fazer comunicação corporativa, seja interna ou externa, é, por si só, um enorme desafio; quando bem executadas, representam um diferencial para qualquer que seja a organização.

    Por outro lado, integrar ambas, formando uma sinergia entre comunicação interna e externa, é um desafio à parte. O resultado de uma comunicação integrada, contudo, é substancialmente superior.


ID
1469215
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A globalização e o advento das novas tecnologias estão provocando grandes mudanças no mercado da propaganda contemporânea. Diante desse fato qual das afirmativas abaixo, não acompanha essa realidade?

Alternativas

ID
1490233
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A campanha que se aplica mais adequadamente a uma empresa que quer apresentar seus valores e culturas a um grupo é a do tipo

Alternativas
Comentários
  • Lembrar da criacao da imagem a partir da identidade, conceito, discurso e repertorio + criação de valor


ID
1609468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, tendo como base as práticas de relações públicas, recursos humanos e instrumentos de comunicação externa e interna.

Marketing é um processo que envolve criação, oferta, livre negociação e entrega de valor ao cliente, sendo este valor para o cliente a diferença por ele percebida entre os benefícios obtidos e os custos envolvidos.

Alternativas

ID
1713529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.

A avaliação pós-evento implica na compilação de dados estatísticos e informações sobre o evento e a análise dos mesmos em relação à missão e objetivos do evento.

Alternativas

ID
1713532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.

Se os propósitos do evento forem promocionais, os objetivos principais deverão incluir resultados de curto prazo, como obter uma reação de venda imediata e desestabilizar os clientes fiéis à concorrência.

Alternativas
Comentários
  • Promocional: curto prazo (aumentar as vendas/conquistar de novos clientes) a médio prazo (aumentar a fidelidade - repetição de compra/retenção de clientes)

    Institucional: longo prazo (consolidação de uma identidade e imagem fortes)


ID
1713535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.

O propósito de um evento classificado como feira, realizado dentro de uma universidade, é expor e comercializar os trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos docentes e alunos.

Alternativas
Comentários
  • Erro por extrapolação: comercializar em feiras acadêmicas não existe; o máximo que pode existir, em feiras empresariais, é o fechamento de negócios.

  • Mas eu já vi gente vendendo a própria tese em formato de livro. Ou será que eles consideram congresso, encontro, semana de comunicação, como diferente de feira?


ID
1713538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.

O evento de interesse institucional visa criar ou firmar o conceito/imagem da empresa, entidade, governo ou pessoa, sem objetivos mercadológicos imediatos. Ao passo que o interesse promocional visa à promoção de um produto da empresa ou de um serviço do governo, entidade, pessoa, em apoio a marketing, também sem fins mercadológicos.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: a primeira parte está correta, mas a segunda não; se o interesse promocional visa à promoção de um produto ou serviço, é claro que o fim será mercadológico.

  • "também sem fins mercadológicos." Matou a questão...


ID
1720309
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A produção de conteúdo audiovisual para a difusão de informações sobre a saúde se assemelha às produções comerciais em dois aspectos: no que se refere à sensibilização do receptor e na garantia constitucional que este último tem de acesso à informação.

Dessa forma, a produção de vídeos eficientes para a disseminação de conteúdos sobre a saúde tem que fazer uso dos seguintes aspectos estratégicos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    C - o caráter irreal da informação transmitida.

    Gente, cuidado, lembre- se palavras negativas e deexclusão são a dica.

    Caráter irreal se refere a mentira. A banca nunca pede a realidade e sim a teoria. A mídia mente? Mente!É pra mentir? Não!rsrs entendeu?!

     


ID
1771402
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Empresa do setor automotivo lançou um novo veículo. Foram tomados todos os cuidados relativos à qualidade do produto, preço e distribuição. Além disso, diretores de marketing da empresa utilizaram os meios de comunicação usuais para anunciar o produto. Contudo, não foram atendidas as expectativas de vendas e o veículo deixou de ser fabricado dois anos depois.

O fracasso pode ser explicado na medida em que:

Alternativas
Comentários
  • Questão subjetiva e baseada em suposições. A letra D poderia estar igualmente correta.

  • As letras  B e D estão corretas. 

  • Gab.: B.

    Contudo, o ítem A e o B se complementam.

    De toda forma, me ative ao fato de que a empresa, em momento nenhum, citou a pesquisa de opinião. A pesquisa é fundamental p/ o lançamento de qualquer "produto novo". Imagine o tamanho do risco financeiro p/ uma empresa por em prática todo o operacional empresarial que envolve um produto novo sem fazer nenhum tipo de pesquisa prévia desse produto pelo público alvo.

  • Com exceção da C todas poderiam estar corretas, a depender das condições propostas nas próprias alternativas. Muito subjetivo já que falta ao candidato informações concretas estabelecidas previamente no enunciado.


ID
1800490
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das regulamentações estabelecidas pela Constituição do Brasil no que se refere à comunicação social, analise.

I. A impossibilidade de monopólio ou oligopólio, direta ou indiretamente, nos meios de comunicação social do país.

II. A propaganda de alguns produtos possuem restrições legais e advertências quanto aos malefícios de seu consumo.

III. Atividades de seleção e direção de programação podem ser exercidas por estrangeiros, exceto cargos de editoria.

IV. Veículos de comunicação impressos e eletrônicos só podem ser abertos após autorização do Congresso Nacional.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A


    l - CF 88, Art. 220 § 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio. 


    ll -CF 88, Art. 220 § 4º - A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais, nos termos do inciso II do parágrafo anterior, e conterá, sempre que necessário, advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso. 


    lll - CF 88, Art. 222 § 2º - A responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção da programação veiculada são privativas de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, em qualquer meio de comunicação social. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 36, de 2002) 


    lV - CF 88, Art. 220 § 6º - A publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade. 



ID
1822264
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Relacione as categorias de mercado listadas a seguir às suas respectivas características.

1. Marketing de segmento

2. Marketing de massa

3. Micromarketing

4. Marketing de nicho

( ) baseia-se na produção, distribuição e promoção do mesmo produto, da mesma maneira, para todos os consumidores.

( ) oferece às pequenas empresas oportunidade de competir, pois ao buscarem atingir um grupo definido mais estreitamente, cujas necessidades de consumo precisam ser bem conhecidas, pode reduzir o número de concorrentes.

( ) isola amplos setores que constituem o mercado, para trabalhar de maneira mais eficiente, concentrando produtos ou serviços, canais e programas de comunicação somente nos consumidores que pode atender melhor e de maneira mais lucrativa.

( ) inclui o marketing local e o individual, também conhecido como customizado ou one-to-one e caracteriza-se pela capacidade de desenvolver produtos e programas sob medida para atender as preferências de pessoas e locais específicos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. 


Alternativas
Comentários
  • letra e
    2. Marketing de massa

    baseia-se na produção, distribuição e promoção do mesmo produto, da mesma maneira, para todos os consumidores.

    4. Marketing de nicho

    ( ) oferece às pequenas empresas oportunidade de competir, pois ao buscarem atingir um grupo definido mais estreitamente, cujas necessidades de consumo precisam ser bem conhecidas, pode reduzir o número de concorrentes.

    1. Marketing de segmento

    ( ) isola amplos setores que constituem o mercado, para trabalhar de maneira mais eficiente, concentrando produtos ou serviços, canais e programas de comunicação somente nos consumidores que pode atender melhor e de maneira mais lucrativa.

    3. Micromarketing

    ( ) inclui o marketing local e o individual, também conhecido como customizado ou one-to-one e caracteriza-se pela capacidade de desenvolver produtos e programas sob medida para atender as preferências de pessoas e locais específicos.

  • Você começa pelo número 1: Marketing de segmento .

    Procura entre as posições com parêntesis qual a define...  logo vê que é a 3ª posição.

    Analisa entre as alternativas qual delas traz o número 1 na 3ª posição. 

    Por acaso só tem uma, a alternativa E.

    Pronto, sem ler mais nada está respondida a questão.

  • Relacione as categorias de mercado listadas a seguir às suas respectivas características.

    1. Marketing de segmento

    2. Marketing de massa

    3. Micromarketing

    4. Marketing de nicho

    ( 2. Marketing de massa) baseia-se na produção, distribuição e promoção do mesmo produto, da mesma maneira, para todos os consumidores.

    ( 4. Marketing de nicho) oferece às pequenas empresas oportunidade de competir, pois ao buscarem atingir um grupo definido mais estreitamente, cujas necessidades de consumo precisam ser bem conhecidas, pode reduzir o número de concorrentes.

    (1. Marketing de segmento) isola amplos setores que constituem o mercado, para trabalhar de maneira mais eficiente, concentrando produtos ou serviços, canais e programas de comunicação somente nos consumidores que pode atender melhor e de maneira mais lucrativa.

    ( 3. Micromarketing) inclui o marketing local e o individual, também conhecido como customizado ou one-to-one e caracteriza-se pela capacidade de desenvolver produtos e programas sob medida para atender as preferências de pessoas e locais específicos.

    Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.


ID
1823422
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para comemorar o aniversário de Descalvado (08 de setembro), a Câmara Municipal ordenou que a Assessoria de Imprensa criasse uma forma digital de divulgação das festividades de baixo custo e de rápida atualização. Um dos assessores sugeriu um site temporário para apresentar ações de comunicação e marketing do evento, que veicule informações do programa até os festejos e tenha mais uma semana de duração para repercutir os acontecimentos relativos às comemorações. Esse instrumento é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. 
     

    "Hotsite ou microsite é um sítio momentâneo voltado a destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.

    Sua diferença está apenas na estratégia de comunicação utilizada para concebê-lo. Usualmente, hotsites possuem tempo de vida útil predeterminado, isto é, são feitos para serem rápidos e são ligados a uma ação de marketing ou comunicação específica, com duração ligada a essa ação mercadológica, como lançamento de produtos, eventos, novas edições de produtos ou serviços (...)"

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hotsite

    Boa sorte e bons estudos!


ID
1823431
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a imagem que corresponde a uma propaganda institucional.

Alternativas
Comentários
  • Propaganda institucional, em síntese, é aquela que não visa lucro, mas sim visa associar uma marca a uma qualidade positiva, normalmente relacionada à responsabilidade social, sustentabilidade etc.

  • Essa propaganda da Transpulmim é real, gente? :o

ID
1835425
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação orientada para o marketing pode ser traduzida na frase “comunicação não é o que a gente fala, mas o que o outro entende”. Com base nessa afirmação e no conceito sobre o processo de marketing, diferenciado do processo de produção tradicional, o elemento central do marketing constitui:

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa marketing recebe uma atenção especial, mas o desenvolvimento do produto, sua promoção e outras variáveis da comercialização são igualmente importantes. Por isso, a direção desenvolve um plano, cujo objetivo é a colocação do produto no mercado, a partir de uma filosofia da gestão comercial orientada para o consumidor.

    http://www.coladaweb.com/marketing/conceito-e-ambiente-de-marketing

  • “comunicação não é o que a gente fala, mas o que o outro entende”

     

    Qual é a melhor maneira de explorar a compreensão do público? Fazendo PESQUISA!


ID
1857412
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dentro do processo de comunicação, a comunicação de marketing está centrada no(a):

Alternativas
Comentários
  • as marcas centradas no receptor que normalmente são as marcas do “marketing moderno”. São centradas no receptor pois o seu objecto são os públicos externos e principalmente os consumidores. São as chamadas marcas “impressivas”.


ID
1857487
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A assessoria de comunicação de uma empresa varejista aposta em redes sociais para fidelização dos clientes. Dessa forma, as plataformas mais utilizadas são o twitter e o instagram. Para manter os consumidores e/ou reforçar a marca, as postagens fazem uso das hashtags. Dentre as recomendações para uso eficaz desse mecanismo destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • Hashtags são palavras precedidas pelo caractere # (isso mesmo, aquele símbolo que usamos para números, também chamado de cerquilha e jogo da velha), onde as palavras geralmente são palavras-chaves do assunto o qual é abordado na postagem.

    As hashtags servem para indexar um determinado assunto ou tópico na internet. Indexar um tópico é torná-lo facilmente visível para qualquer outra pessoa que se interesse e busque por este determinado tema. Esse método surgiu na rede social Twitter e acabou caindo tanto no gosto popular que outras redes sociais (Facebook, Instagram e Google+, etc) acabaram por se utilizar desta ferramenta também.

     

    Fonte: https://prodoctor.net/blog/2015/02/hashtags-comunicacao-momento/

  • Questão muito subjetiva. B e D estão corretas. FGV...


ID
1869037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo às estratégias e técnicas de comunicação organizacional.

Um acontecimento programado, que gera expectativa e necessidade de retorno institucional, inclui-se entre os instrumentos de marketing.

Alternativas
Comentários
  • busca-se conhecer suas preferências, expectativas e desejos para poder oferecer produtos e serviços que satisfaçam estas exigências.Para atender o consumidor no novo milênio, ele precisa transcender, adotando uma postura de consultor, ajudando o cliente a satisfazer seus desejos e expectativas. superando suas expectativas com a finalidade de ampliar o relacionamento, definindo todas as etapas necessárias para um programa de Gestão de Relacionamento.


ID
1882927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à teoria e à técnica da publicidade e propaganda, julgue o item seguinte.

Há, entre o anunciante e o consumidor, o veículo de divulgação, que é o meio pelo qual a mensagem será transmitida.

Alternativas

ID
1882942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo aos veículos de comunicação.

A seleção dos meios e dos veículos de comunicação é realizada somente após a fase de criação de uma peça publicitária, momento em que será possível a obtenção de mais informações de como se deve trabalhar com o público-alvo da publicidade.

Alternativas
Comentários
  • É um trabalho conjunto, não adianta a criação propor peças publicitárias que não se encaixem na verba disponível, então primeiro a mídia precisa propor o que é viável fazer com a verba para depois a criação desenvolver peças específicas para as mídias aprovadas. Nada impede que a criação queira propor algo além para o cliente verificar a possibilidade de incluir no plano de mídia.

  • Coitado do Diretor de Arte da agência. Criar as peças para depois informar os meios é judiação.

    O Atendimento defini junto com o mídia da agência as peças e veiculos que serão divulgados de acordo com a verba do cliente. Logo após o atendimento elabora um briefing de criação, que será entregue ao setor de criação.

    Conhecidos como a dupla criativa, redator e diretor de arte!

     

    Que o sucesso seja encontrado por todo aquele que o procura!


ID
1882951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo aos veículos de comunicação.

O rádio é uma das mídias mais populares, graças à sua mobilidade e ao fato de o ouvinte não necessitar parar suas atividades para acompanhar a programação; o que o torna um veículo de muita audiência, com a vantagem de ter um baixo custo para os anunciantes.

Alternativas
Comentários
  • "um baixo custo para os anunciantes"? Isto é muito relativo para ser colocada como correta. Fala sério, Cesp...


ID
1882954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo aos veículos de comunicação.

A revista é o veículo que mais trabalha a segmentação, sendo uma ótima opção para trabalhar as campanhas publicitárias com públicos específicos.

Alternativas
Comentários
  • Deveria estar assim: 
    Desconsiderando a internet, "a revista é o veículo que mais trabalha a segmentação[...]".

  • certa

    A mídia revista é conhecida por ser um meio de comunicação que oferece públicos seletivos e qualificados para seus anunciantes. Além disso, do mesmo modo que acontece com o jornal, no meio de comunicação revista há uma gama de opções de estilo de publicação (economia, esporte, publicidade e etc.), sendo mais fácil segmentar ações. Confira algumas das principais vantagens e limitações desse meio:

    • Vantagens

    Visual: a qualidade de impressão e a possibilidade de usar várias cores permite a produção de anúncios mais estimulantes.

    Durabilidade/Vida útil: por ser produzida com material mais resistente e de qualidade superior ao jornal, por exemplo, as revistas duram mais tempo. Além disso, possuem vida útil longa, ou seja, dificilmente são lidas por apenas uma pessoa. A revista pode ser lida em dois dias, três meses ou em um ano, por exemplo.

    Espaço: as revistas permitem um maior número de informações sobre produtos, serviços e/ou marcas. Por não serem lidas as pressas, o conteúdo pode ser farto de informações.

    Seletividade: permitem direcionar mensagens a públicos específicos, pois há vários tipos de

    publicações para os mais diversos segmentos. Desde revistas que abordam todos os assuntos, a periódicos que abordam determinado tema.

    • Desvantagens

    Maleabilidade: Além dos anúncios serem preparados com muita antecedência, não possui maleabilidade para troca rápida de anúncios, caso a peça publicitária precise ser alterada.

    Informação: a cada minuto surge uma informação nova. E não há como

    Saturação: devido à quantidade excessiva de anúncios dentro de uma revista, a propaganda pode passar despercebida.

    fonte: http://plugcitarios.com/blog/2013/10/18/falando-midia-revista/


ID
1882957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da redação publicitária, julgue o item subsecutivo.

O texto, em um anúncio, divide o lugar de destaque com a imagem estabelecendo uma interação importante para o sucesso criativo, já que, juntos, texto e imagem se complementam para esclarecer a mensagem ao consumidor.

Alternativas

ID
1882963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da redação publicitária, julgue o item subsecutivo.

Em um anúncio, o título é geralmente uma frase curta que causa grande impacto sobre o leitor, fixando na cabeça do consumidor a marca do anunciante e fechando o processo de comunicação de uma peça.

Alternativas
Comentários
  • O texto se refere ao slogan.

  • Título não fecha comunicação nenhuma, abre.