SóProvas


ID
3861718
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Faxinalzinho - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Exposição no Palácio dos Bandeirantes convida a viajar
para o passado 

     A exposição “Arte e história nas coleções públicas paulistas”, em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, convida o visitante a passear pelo passado. São mais de 200 peças trazidas do Museu Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), da Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo. Uma coleção de ferros de passar roupa, uma carruagem do século XIX, mobiliário da elite paulista e telas de pintores como Benedito Calixto e Antonio Ferrigno contam episódios da história do Brasil desde os tempos coloniais. É a primeira vez que uma exposição reúne peças dos três mais antigos acervos culturais paulistas num único espaço. 
     Para ajudar os visitantes ____ viajar para o passado, a exposição começa com uma apresentação do grupo de teatro do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente. Vestidos ____ moda do século XIX, cerca de 20 atores interpretam personagens típicos do Brasil _____ vésperas da Independência: escravos, capitães do mato, padeiros portugueses, aristocratas indolentes, polemistas da imprensa e sinhás. Alguns personagens históricos também entram em cena, como a escritora negra Maria Firmina dos Reis, o jornalista Manoel Bastos Tigre e Dona Leopoldina, mulher de Dom Pedro I. 
     Os personagens conversam sobre dilemas do Brasil de 1822: uma escrava exige sua liberdade e o senhor diz que razões econômicas impedem a Abolição; uma portuguesa maldiz as ideias independentistas de certos brasileiros; um menino jornaleiro anuncia notícias da época. A pecinha termina com o grito “Independência ou morte!”, bradado por um Dom Pedro de no máximo 6 anos de idade. 
     Depois da apresentação, os atores passeiam pela exposição com os visitantes. Boa parte do espaço da exposição é dedicada ____ iconografia produzida sobre os bandeirantes, que foram glorificados em pinturas acadêmicas e bucólicas. No início do XX, membros da elite paulista costumavam encomendar obras de arte de temática bandeirante para o Museu do Ipiranga. A exposição tenta problematizar os bandeirantes e lembra as brutalidades cometidas por eles contra populações indígenas. Mas a história que os quadros contam é outra: paulistas orgulhosos, com barbas longas e chapéus de aba larga, índios sempre em segundo plano. 

https://epoca.globo.com... - adaptado. 

Pelo novo Acordo Ortográfico, “éi” e “ói” perdem o acento quando formam sílaba tônica de palavras paroxítonas, por exemplo, “ideias” (terceiro parágrafo). Também perdeu seu acento, após o novo Acordo Ortográfico, a palavra:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     a) Heroi → INCORRETO. O correto é "herói" (=mantém o acento; trata-se de uma oxítona terminada em ditongo aberto).
     b) Mes → INCORRETO. O correto é "mês" (=mantém o acento; trata-se de um monossílabo tônico terminado em -e seguido de -s).
     c) Asteroide → CORRETO. A palavra perdou o acento devido à mesma regra exposta pelo enunciado:  “éi” e “ói” perdem o acento quando formam sílaba tônica de palavras paroxítonas.
     d) Refem → INCORRETO. O correto é "refém" (=mantém o acento; trata-se de uma oxítona terminada em -em).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Exemplos de palavras paroxítonas com ditongos abertos que perderam o acento: Assembleia, boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

    Obs.: Lembrando que as oxítonas e os monossílabos tônicos mantêm, ainda, a acentuação, como em Herói e rói, respectivamente.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão

  • GABARITO LETRA: C

    Asteroide = Ditongo tônico aberto, com as letras "ói" na posição paroxítona, não tem acentuação.

  • "Alguns casos básicos de acentuação gráfica

    1. Acentuam-se oxítonos e monossílabos tônicos terminados em –a(s), –e(s)e –o(s):  já, pé, pó, etc.

    2.  Acentuam-se os oxítonos terminados em  –em, –ensalém, aquém, reféns, etc.

    3. Acentuam-se os paroxítonos terminados em -r, -x, -n, -l, -ps, -i(s), -us, -ão(s), -ã(s), -um, -uns e ditongos oraiscaráter, tórax, hífen, túnel, bíceps, lápis, vírus, órfão, órfã, álbum, fóruns, jóquei,etc.

      Obs.: Não se acentuam prefixos gregos e latinos: super, hiper, semi, hemi, etc.

    4. Acentuam-se os proparoxítonos, quer sejam reais, quer sejam eventuais. Estes são os que terminam em ditongos crescentes que podem ser, foneticamente, pronunciados como hiatos:  -ia(s), -ie(s), -io(s), -ua(s), -ue(s), -uo(s), -eo(s), -ea(s) e –oa(s).  Ex.: história, cárie, vários, etc.

    5. Acentuam-se os ditongos abertos –eu(s), ei(s),  e –oi(s)excetuando estes dois últimos quando se encontram em vocábulos paroxítonos: chapéu, fiéis, dói, escarcéu; mas ideia, estreia, joia, boia, etc.

     

      Obs.: No Português moderno, não há o ditongo –eu em sílaba tônica de vocábulos paroxítonos: ocorrem apenas alguns raríssimos casos de origem Tupi ou similar, quase todos relativos a espécies botânicas. Ei-los: ararandéua, araréua, ateréua, béua, buratéua, cambéua, cobéua, jarandéua, marrecapéua, mupéua e pepéua.

    6. Acentuam-se as vogais –i(s)e –u(s)quando segundas de hiato gráfico, desde que a sílaba seguinte não comece por –nh: rainha, sainha, saída, saúde, baú, etc.

     Obs.: Tais vogais deixam de ser acentuadas quando, em vocábulos especificamente paroxítonos, são precedidas de ditongo decrescente: feiura, seiudo, boiuna, meiuca, etc.

    7. Acentos diferenciais:

    a) de intensidade: só existe um caso, que é o do verbo pôrpara diferir da preposiçãopor.

    b) de timbre: persiste, por exemplo, na forma verbal pôdeperfeito do indicativo, para diferir da forma verbal podepresente do indicativo.

    c) de número: aparece na terceira pessoa do plural dos verbos tervire derivados, para indicar plural.

      ele tem / eles têm  ele vem / eles vêm

      Obs.: Não mais se acentua a primeira vogal dos hiatos -ee- e -oo-.  Veja: voo, zoo, leem, creem, veem, etc. "