SóProvas


ID
3865501
Banca
AJURI
Órgão
Desenvolve - RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com vistas ao que dispõe a Constituição Federal de 1988 sobre a proibição da acumulação remunerada de cargos públicos, é possível concluir que, respeitado o limite remuneratório do serviço público, é permitida, excepcionalmente, a acumulação de:

Alternativas
Comentários
  • O artigo 37 XVI da Constituição Federal dispõe que excepcionalmente é permitida a cumulação de dois cargos de professor; de um cargo de professor com outro técnico ou científico; e a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde com profissões regulamentadas, desde que haja compatibilidade de horários.

    ALTERNATIVA B.

  • Resuminho:

    1. É VEDADA A ACUMULAÇÃO DE REMUNERAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS, EXCETO:

    2 CARGOS DE PROFESSOR;

    1 CARGO DE PROFESSOR COM OUTRO DE TÉCNICO CIENTÍFICO;

    2 CARGOS EM SAÚDE;

    DESDE QUE HAJA COMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS

    A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 sobre acumulação de cargos.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. A CRFB/88 não exige que os cargos estejam em esferas governamentais distintas.

    Alternativa B - Correta! Art. 37 da CRFB/88: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...) XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro, técnico ou científico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas".

    Alternativa C - Incorreta. Ou dois cargos de professor ou um cargo de professor e um de técnico ou científico. Só é possível acumular dois cargos, não três.

    Alternativa D - Incorreta. Ou dois cargos de professor ou um cargo de professor e um de técnico ou científico. Só é possível acumular dois cargos, não três.

    Alternativa E- Incorreta. A CRFB/88 não exige que os cargos estejam em esferas governamentais distintas.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.

  • Encontra-se regulamentado no artigo 37, XVI, a, b, c da CF.

  • XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:         

    a) a de dois cargos de professor;       

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;      

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;