SóProvas


ID
3870004
Banca
AOCP
Órgão
COREN-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os poderes e deveres do administrador público são os expressos em lei, os impostos pela moral administrativa e os exigidos pelo interesse da coletividade. A jurisprudência e a doutrina reconhecem pacificamente o poder-dever de agir da autoridade pública. A Lei Federal nº 8.429/92 dedicou científica atenção na atribuição da sujeição dos deveres administrativos do agente público, que se reflete internamente na relação estabelecida entre ele e a Administração Pública, ampliando a categorização de servidor público, para além do conceito de funcionário público contido no Código Penal (art. 327). A propósito, já proclamou o respeitável Tribunal Federal de Recursos que “o vocábulo poder significa dever quando se trata de atribuições de autoridades administrativas”. Assinale a alternativa que explica o significado do poder-dever de agir da autoridade pública.

Alternativas
Comentários
  • falou em encargo da Administração Pública = Poder-Dever de Agir . Gabarito D
  • Gabarito: D

    A) Um múnus público para o administrador público que representa uma opção de defesa, conservação e aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade ou da ordem social.

    Ao administrador público não é dada "opção" em defender, conservar e aprimorar bens, serviços e interesses da coletividade ou da ordem social, sendo um encargo, conforme o gabarito.

    B) O poder administrativo é atribuído à autoridade como uma possibilidade disponível para remover os interesses particulares que se opõem ao interesse público.

    A autoridade deve (não é uma possibilidade) remover os interesses particulares que se opõem ao interesse público.

    C) Assim como no Direito Privado o poder-dever de agir é no Direito Público uma faculdade para o agente diante de situações que pode atuar.

    Essa faculdade se restringe ao Direito Privado; no Direito Público, a atuação é obrigatória.

    D) Um múnus público para o administrador público que representa um encargo de defesa, conservação e aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade ou da ordem social.

    E) O poder do administrador público, revestindo ao mesmo tempo o caráter de dever para a comunidade, é suscetível de renúncia pelo seu titular, possibilitando liberalidades com o direito.

    A competência do administrador público é irrenunciável. Não há, na administração pública, liberalidades de direito por parte do administrador público.

  • O múnus público é uma obrigação imposta por lei, em atendimento ao poder público, que beneficia a coletividade e não pode ser recusado, exceto nos casos previstos em lei. Por exemplo: dever de votar, depor como testemunha, atuar como mesário eleitoral, serviço militar, entre outros.

  • pra quem nao é muito da área de direito , como eu, e que nao entende muito bem alguns termos rs

    múnus

    substantivo masculino de dois números

    1. tarefa, dever obrigatório de um indivíduo; encargo, obrigação.