SóProvas


ID
3870994
Banca
FEPESE
Órgão
CIS - AMOSC - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Quais dos modelos de Administração Pública listados compartilham mais claramente os valores da produtividade, orientação ao serviço, descentralização, eficiência na prestação de serviços, marketization e accountability?

Alternativas
Comentários
  • Administração Pública Gerencial e Governo Empreendedor

  • Administração Pública gerencial - Foco nos resultados, descentralização, autonomia, inspira-se na administração de empresas privadas.

    LETRA D

    Fonte: Aula "Administração Pública Gerencial"

  • Porque não a C ou a E?

  • Alguém sabe explicar o erro da letra E?

  • Também gostaria de saber o porquê a letra E está errada.

    Quem souber, ajude-nos, por favor!

  • Dois modelos organizacionais têm surgido no quadro global das reformas da Administração pública: a Administração Pública Gerencial e o Governo Empreendedor. Os dois modelos compartilham os valores de produtividade, orientação ao serviço, descentralização, eficiência, na prestação de serviços, marketization e accountability14 (Kettl, 2005). 

  • Também quero saber qual o erro da E
  • Para resolvermos à questão, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. Burocracia e Gerencialismo – Na Administração Pública Burocrática existe a profissionalização do serviço público, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são “a priori" e há um controle rígido dos processos administrativos. Por outro lado, no modelo gerencial, existe uma atuação do Estado de forma descentralizada e baseada em resultados. A Administração Gerencial parte de controle por resultados e utiliza indicadores de desempenho para o acompanhamento do alcance das metas. 

    B) ERRADO. Patrimonialismo e Governo Empreendedor – O modelo patrimonialista apresenta um Estado como extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos eram considerados prebendas e a “res publica" não se diferenciava das “res principis". Com isso, a corrupção e o nepotismo eram inerentes a esse tipo de administração. Por outro lado, o governo empreendedor busca uma atuação mais competitiva do Estado, o qual deve ser descentralizado e promotor de mudanças. Entre os fundamentos desse empreendedorismo, destacam-se: Governo catalisador, a partir da redefinição do papel do governo, de provedor direto para promotor; Governo competitivo, que destaca as vantagens da competição; Governo da comunidade, que transfere responsabilidades da burocracia para o cidadão; Governo orientado por missões e resultados, que muda o enfoque em regras e procedimentos para missões e resultados; Governo voltado para clientes, que destaca o papel preponderante do governo de servir aos cidadãos com qualidade e enfatizando o controle social. 

    C) ERRADO. Governança Pública e Governo Empreendedor – A governança pública é a maneira pela qual o poder público é exercido pelo Estado na gestão dos recursos econômicos e sociais do país, com vistas ao desenvolvimento. Portanto, podemos afirmar que essa governança é a capacidade de se implementar de forma eficiente, eficaz e rentável políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. As características do governo empreendedor já foram apresentadas acima.

    D) CERTO. Administração Pública Gerencial e Governo Empreendedor – conforme apresentado anteriormente, aspectos de produtividade, orientação ao serviço, descentralização, eficiência na prestação de serviços, comunicação e prestação de contas são características presentes no gerencialismo e no Estado empreendedor. 

    E) ERRADO. Administração Pública Gerencial e Governança Pública – as características apresentadas na introdução estão relacionadas mais ao governo empreendedor que à governança.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Marketization: que brega!