Gabarito: C
Letra A: incorreta - a fidedignidade não é uma condição suficiente para o uso do teste, ela deve apresentar evidências de validade conjuntamente. Uma vez que a avaliação de evidências de validade requer procedimentos complexos e, muitas vezes, mais custosos, é comum pesquisadores avaliarem, inicialmente, a fidedignidade das escalas em desenvolvimento. Se não houver evidências de fidedignidade, também não haverá de validade.
Letra B: incorreta - As técnicas de validação de conteúdo e de critério não são suficientes para determinar a validade do construto envolvido. Pois, havia construtos cujo universo de comportamentos por meio dos quais se expressavam não estava totalmente definido, levando a falhas no processo de validação por conteúdo. A relação com variáveis que poderiam servir de critério também não estava clara, o que poderia levar a falhas no procedimento de validação de critério.
Letra C: correta.
Letra D: incorreta - α < 0,50 = inaceitável. Os valores de alfa geralmente vão de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximos a 1, maior a fidedignidade do teste.
α > 0,90 = excelente; 0,89 > α > 0,80 = bom; 0,79 > α > 0,70 = aceitável; 0,69 > α > 0,60 = questionável; 0,59 > α > 0,50 = ruim; α < 0,50 = inaceitável.
Letra E: incorreta - A análise da fidedignidade dos escores de um teste permite estimar o grau de flutuação (oscilação) esperado dos escores (resultados) em aplicações subsequentes. Muitas variáveis podem influenciar na flutuação dos escores ao longo do tempo. Por exemplo, lembrança das respostas anteriores (variável).