SóProvas


ID
3875281
Banca
AOCP
Órgão
COREN-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das relações de trabalho nas organizações, na contemporaneidade, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Em um cenário capitalista as relações de trabalho se definem como relações de emprego, travadas entre os sujeitos de direitos empregador e empregado e baseadas em uma legislação protetora do trabalho e do capital.

II. Banco de horas, contrato a tempo parcial e suspensão do contrato de trabalho para a participação do empregado em cursos ou programas de qualificação profissional por um período de até dois anos, são exemplos de flexibilização das leis trabalhista no Brasil atual.

III. Em um cenário neocapitalista o contrato individual de trabalho passa a ser o meio jurídico de estabelecimento das relações trabalhistas.

IV. A relação de trabalho característica da contemporaneidade é a relação de emprego assalariada, o que não quer dizer que não existam outros modos. Esse mesmo entendimento é extensivo ao trabalho autônomo, ao trabalho avulso e o eventual, exceto ao trabalhador rural e ao trabalhador doméstico, que possuem legislação própria.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

  • Erros dos itens II e III?

  • ALTERNATIVA C)

    I - Nesse cenário (capitalista) as relações de trabalho se definem como relações de emprego, travadas entre os sujeitos de direitos empregador e empregado e baseadas em uma legislação protetora do trabalho e do capital.

    II - Não achei nada a respeito.

    III - O contrato individual de trabalho passa a ser o meio jurídico de estabelecimento das relações trabalhistas. (cenário capitalista),

    IV - A relação de trabalho característica da contemporaneidade é a relação de emprego assalariada, o que não quer dizer que não existam outros modos. O trabalho autônomo, por exemplo, não é emprego, nem é assalariado. Também não se diz relação de emprego o trabalho avulso e o eventual. A relação de emprego é, portanto, uma espécie, obviamente não exclusiva, porém predominante por sua importância social, de relação de trabalho.

    Fonte: A banca construiu essa questão através de artigos publicados na internet, basta dá um Google.