SóProvas


ID
3875611
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho a seguir.

Bechara (2004) faz uma distinção de elementos que denotam circunstâncias (lugar, tempo etc) entre adjuntos circunstanciais e complementos relativos, ambos categorizados como adjuntos adverbiais pela gramática tradicional. O autor utiliza como exemplo a oração “Os carregadores puseram o móvel na sala logo pela manhã” e aplica um teste de redução – em que se retira um termo da oração para verificar se esse termo é obrigatório, se pertence à regência do verbo. Mostra que “na sala” é complemento relativo e “logo pela manhã” é adjunto adverbial, pois, com a retirada do primeiro (“Os carregadores puseram o móvel logo pela manhã”), a oração se torna sintaticamente incompleta.

Considerando a perspectiva de Bechara (2004), assinale a alternativa em que o elemento em destaque se categoriza como complemento relativo.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

     Deve-se considerar como Complemento Relativo todo o complemento verbal que for ligado ao verbo por uma preposição qualquer (a, com, de, em, etc.) e integre, com valor de objeto direto, a predicação de um verbo de significação relativa.

    ➥ Os convidados repararam no vestido da noiva → REPARARAM EM ALGUMA COISA (EM+O= NO); TEMOS, EM DESTAQUE, UM OBJETO INDIRETO QUE É INICIADO POR UMA PREPOSIÇÃO REGIDA PELO VERBO TRANSITIVO INDIRETO. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A -> ADJ ADVERBIAL LUGAR

    B -> ADJ ADVERBIAL TEMPO

    C -> OBJETO INDIRETO

    D -> ADJ ADVERBIAL LUGAR

    corrijam-me se estiver errado