SóProvas


ID
3879181
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como o casamento reduz a pobreza

Tiago Cordeiro, especial para a Gazeta do Povo


      De todas as famílias brasileiras, 62,2% são formadas por casais, com ou sem filhos. Esse é o dado mais recente, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015. Dez anos antes, o percentual era maior: 65,3%. A queda é preocupante por um motivo simples: famílias compostas por casais são estratégicas para reduzir a pobreza.

      Ainda de acordo com o IBGE, entre os grupos familiares que estavam abaixo da linha de pobreza em 2017, 57% eram compostos por mulheres sem cônjuge e com filhos. Casais, com e sem filhos, formam uma fatia menor das famílias pobres brasileiras: 42%.

      A ideia de que o casamento é importante para aumentar a renda e garantir a estabilidade financeira também está bem arraigada nos Estados Unidos, onde há décadas estudos comparam a situação socioeconômica de casais, na comparação com solteiros ou viúvos. “Viver em uma família formada por um casal reduz a probabilidade de uma criança viver na pobreza em 82%”, afirma, por exemplo, Robert Rector, especialista em estudos de políticas domésticas, em artigo para a Fundação Heritage.

      Utilizando dados do censo americano, ele aponta que 36,5% das casas em que mães ou pais solteiros vivem com os filhos estão abaixo da linha de pobreza, enquanto que apenas 6,4% das residências compostas por casais com filhos são caracterizadas como pobres. “Não surpreende o fato de a esmagadora maioria das crianças pobres dos Estados Unidos viver em famílias formadas só pelo pai ou pela mãe. O casamento é uma arma poderosa na luta contra a pobreza”, conclui Robert Rector. “Ser casado tem o mesmo efeito, para a redução da pobreza, de adicionar cinco anos ao nível de formação escolar dos pais”.

      [...]

Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/casamento-reduz-a-pobreza/ 

Na última oração entre aspas, as vírgulas foram utilizadas para

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    “Ser casado tem o mesmo efeito, para a redução da pobreza, de adicionar cinco anos ao nível de formação escolar dos pais”.

    ➥ As vírgulas estão separando um aposto explicativo. Trata-se de uma explicação adicional daquilo apresentado anteriormente.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Ser casado tem o mesmo efeito, para a redução da pobreza, de adicionar cinco anos ao nível de formação escolar dos pais”.

    I ) usamos vírgulas para isolar termis de função explicativa .

  • "para a redução da podreza" não tem verbo, logo não pode ser uma oração.

    Fica a dica!

  • A questão quer que analisemos as vírgulas que foram utilizadas na oração abaixo. Vejamos:

    "Ser casado tem o mesmo efeito, para a redução da pobreza, de adicionar cinco anos ao nível de formação escolar dos pais"

    A) isolar o vocativo.

    Vocativo é um termo de entoação exclamativa que vem sempre isolado do resto da frase. É um “chamamento”, uma “invocação”.

    Ex.: Professor, gostaria que o senhor repetisse a explicação!

     .

    B) isolar o aposto explicativo.

    Aposto é um termo de caráter nominal que se junta a um substantivo ou a um pronome a título de explicação ou de apreciação. Vem isolado na frase, podendo aparecer entre vírgulas, parênteses ou travessões. Pode ser: explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo, distributivo e comparativo.

    Aposto explicativo: explica ou esclarece um termo da oração anterior. É destacado por pausas representadas por vírgulas, parênteses ou travessões.

    Ex.: João, o melhor aluno da sala, passou em primeiro lugar no concurso.

     .

    C) isolar o advérbio de lugar.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio.

    Advérbio de lugarabaixo, acima, adiante, aí, além, ali, aquém, aqui, atrás, através, cá, defronte, dentro, detrás, fora, junto, lá, longe, onde, perto etc.

     .

    D) isolar a oração coordenada.

    Errado

    Uma oração chama-se coordenada quando não funciona como termo de outra e nem tem outra que funcione como termo dela. Cada oração tem todos os termos necessários para estar completa. São sintaticamente independentes entre si. Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso. (período composto por coordenação)

     .

    Gabarito: Letra B

  • Gabarito Letra B

    "Ser casado tem o mesmo efeito, para a redução da pobreza, de adicionar cinco anos ao nível de formação escolar dos pais”.

    -------------------------------------------------------------

    Nesse caso temos um aposto explicativo a respeito da redução da pobreza quando somos casados.

    * Há 6 tipos de aposto, cujo núcleo pode ser um substantivo, um pronome, um numeral, uma palavra substantivada ou uma oração.

    Aposto  Explicativo:  É usado para explicar ou esclarecer um termo da oração anterior. O aposto explicativo sempre vem isolado na frase, podendo aparecer entre sinais de pontuação como vírgulas, parênteses, travessões ou dois pontos. CASO DA QUESTÃO.

    I)exemplo

    A)  -Priscila, estudante muito dedicada, conseguiu notas altas nas provas.

    B) -João, meu amigo de infância, ganhou uma viagem da tia.

    C) -Rafaela, a vizinha do terceiro andar, começou a vender lindos artesanatos

  • O site não irá tomar nenhuma atitude contra essa turma que vive fazendo propaganda por aqui!?