-
C- Diminuição dos gastos públicos
-
DECRETO Nº 675/2016.
Aborda acerca das medidas de redução e de controle das despesas de custeio e de pessoal no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta e dá outras providências.
-
Problema: Inflação por ter falta de produto e muita gente querendo compra com dinheiro. Deve comprar menos(diminuindo o poder de compra das pessoas) ou ter mais oferta para diminuir o valor e a inflação.
A - o aumento da oferta monetária para elevar a taxa de juros da economia. Vai aumentar o poder de compra.
B - a redução das alíquotas dos tributos sobre a renda. Vai aumentar o poder de compra.
C - a diminuição dos gastos públicos. Vai sobrar mais produto e baixar preço e inflação.
D - o resgate de títulos da dívida pública pelo Banco Central. Vai aumentar o poder de compra pois vai pagar as pessoas para resgatar seus titulos.
E - a desvalorização da taxa de câmbio da economia para aumentar as importações. Vai aumentar o poder de compra.
-
Isso é economia. E não contabilidade.
-
✅Letra C
PESSOAL...ENCONTREI A RESPOSTA NO EBOOK DE MACROECONOMIA DA ENAP (ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA)
FUNÇÃO ESTABILIZADORA
O Estado deve intervir para garantir a estabilidade econômica.
As economias são, em geral, caracterizadas por flutuações no ritmo da atividade econômica: há épocas em que a economia cresce mais (está mais aquecida) e em outra, cresce menos. Segundo o economista John Maynard Keynes, o mecanismo de mercado, em geral, não é capaz de garantir que a economia opere sob pleno emprego.
A política fiscal pode ser utilizada para evitar flutuações intensas no nível de produção, emprego e preços: se a demanda agregada está deprimida e a economia está estagnada ou em recessão, o governo pode, por meio do aumento de gastos, estimular a demanda agregada, bem como o nível da atividade econômica. Por outro lado, se a economia estiver muito aquecida e houver pressões de demanda que possam provocar inflação, o governo pode reduzir os seus gastos e reduzir a demanda agregada. (página 34)
Link para baixar o ebook: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2282/1/MACROECONOMIA_altera%C3%A7%C3%B5es%20%282%29.pdf
-
Ainda tô confuso sobre como a "diminuição dos gastos públicos" vai fazer sobrar mais produto.
-
Parece que respondi só pra perder 1 ponto kkkkkkkk Tô Estudando contabilidade pública. Não tinha nada que responder isso uhhahuahuahuahua
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre Oferta e Demanda Agregada.
Segundo o enunciado da questão, estamos em uma situação na qual a Oferta Agregada (OA) é insuficiente para atender a Demanda Agregada (DA). Temos, portanto, excesso de demanda.
Para estabilizar a economia, precisamos ou expandir a OA ou diminuir a DA. Vamos procurar, então, a alternativa que aponte para uma dessas possibilidades.
A) Incorreta. Aumento da oferta monetária é uma política monetária expansionista, o que aumenta ainda mais a DA.
B) Incorreta. Redução dos impostos é uma política fiscal expansionista, o que aumenta ainda mais a DA.
C) Correta. Diminuição dos gastos públicos é uma contração fiscal. Fazendo isso, o governo consegue reduzir a DA, estabilizando a economia.
D) Incorreta. Quando o governo resgata títulos, ele pega o título e coloca dinheiro na economia. Isso é uma política monetária expansionista, o que aumenta ainda mais a DA.
E) Incorreta. Se o governo desvalorizar a taxa de câmbio, ele irá aumentar as EXPORTAÇÕES, o que aumentaria ainda mais a DA.
Gabarito do Professor: Letra C.
-
Oferta agregada = Demanda Agregada.
A equação acima significa, a grosso modo, o ponto de equilíbrio da economia. Quando a Oferta é maior que a Demanda temos diminuição nos preços e uma possível deflação. Quando a demanda é maior do que a Oferta, temos um aumento nos preços e uma possível inflação.
As alternativas A, B, D, E trazem situações que podem aumentar a Demanda Agregada pois aumentam de certa forma o poder de compra e a pressão inflacionária.
Como o governo também "consome", ou seja, é parte da Demanda de um país, quando ele diminui seus gastos ele afeta a equação do lado da DEMANDA AGREGADA fazendo com que ela se aproxime da Oferta.
Por isso a alternativa correta é a LETRA C.