SóProvas


ID
3879565
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É exemplo de uma interferência extraorçamentária:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "E"

    Não encontrei nada a respeito no MCASP 8ª. Mas é possível acertar a questão apenas raciocinando que a transferência de bens entre unidades gestoras não trará nenhum impacto orçamentário; já as cotas e sub-repasses impactarão sim o orçamento. Outro raciocínio é que a transferência de bens não acarretará lançamento no sistema orçamentário (PCASP 5 e 6) mas apenas no sistema patrimonial (PCASP 1 e 2).

  • As Interferências são variações decorrentes de movimentações financeiras e de bens entre órgãos da mesma gestão. Existem interferências passivas e ativas, orçamentárias e extraorçamentárias. Vejamos:

    Interferências Ativas Orçamentárias - Movimentação de recursos financeiros: Cotas, Repasses e Sub-repasse Recebidos;

    Interferências Passivas Orçamentárias - Movimentação de recursos financeiros: Cotas, Repasses e Sub-repasses Concedidos;

    Interferências Ativas Extraorçamentárias - Apresentam valores oriundos da movimentação financeira destinados a atender restos a pagar (valores recebidos), bem como a movimentação de bens entre UG da mesma Gestão (bens recebidos).

    Interferências Passivas Extraorçamentárias - Apresentam valores oriundos da movimentação financeira destinados a atender restos a pagar (valores concedidos), bem como a movimentação de bens entre UG da mesma Gestão (bens concedidos).

    De posse desses conceitos, vejamos item a item da questão:

    A e C) Interferências Ativas Orçamentárias;

    B e D) Interferências Passivas Orçamentárias;

    E) Interferência Extraorçamentária. Se passiva ou ativa, a questão não deu a informação suficiente para saber. 

    Gabarito do professor: Letra E.
  • A exclusão das demais alternativas é a melhor maneira de resolver isso.

    cota e sub. ativos e passivos., não tem como errar.

  • Pessoal, na demonstração variações patrimoniais nós termos as interferências. Essas interferências nada mais é do que transferências financeiras (ou não) que a entidade recebe ou transfere. Por isso, elas se dividem em interferência orçamentária e interferências extraorçamentária, podendo ser ativas (recebimento) ou passiva (ela que transfere).

    As alternativas A,B, C, D, por seu turno, representam interferências orçamentária. Logo, só nos resta a alternativa E como resposta.