SóProvas


ID
3889021
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ENXERGUE SEU VALOR E CONSTRUA A AUTOESTIMA

Acreditar em si mesmo: uma necessidade vital para a vida equilibrada.

Com dedicação, dizem os especialistas, todos podem chegar lá.


      A falta de amor-próprio é um problema histórico do brasileiro, dono de uma autoimagem derrotista. Estudo da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR) aponta que 59% das pessoas no país têm pouca confiança em si. Quem tem baixa autoestima acaba atropelado pelo dinamismo do mundo, ou reage com violência ___ frustrações, ou mascara a insegurança com símbolos de status. O resultado vai de um simples incômodo ___ distúrbios mentais graves. Por isso, estimar-se é uma necessidade vital, que não tem nada ___ ver com arrogância, como se acreditava até 15 anos atrás.

      Olhar-se no espelho disposto ___ fazer uma autoanálise é o primeiro passo para resgatar a autoestima. "Observar-se e perguntar 'o que ___ de melhor em mim' é um caminho para mudar o ponto de vista sobre quem você é, iniciando o processo de conhecimento interior", diz o consultor Sérgio Savian, diretor da Escola de Relacionamento Mudança de Hábito, em São Paulo. Hoje, aprender a dizer "eu me amo" é compreendido como uma atitude saudável e indispensável para se sentir pleno.

      Por causa desta crença, estima-se que tenha aumentado em até 20% ___ procura por cursos e terapias com a finalidade de trabalhar a autoestima desde meados da década passada. Enaltecer em excesso a humildade e tachar pessoas seguras de metidas está em desuso. Uma série de pesquisas indicando as evidências positivas da autoconfiança reforça essa tese. A mais recente é da Universidade da Califórnia, publicada no no "Journal of Personality and Social Psychology", na qual os pesquisadores comprovam que pessoas com baixa autoestima estão mais sujeitas ___ depressão.

      A confiança em si não excluirá tristezas e erros. Ajuda, porém, ___ lidar melhor com as adversidades, analisar os problemas, aprender com eles e seguir em frente. Sem drama, sabendo ouvir e sem culpar os demais – atitudes inerentes a quem tem baixa autoestima.

Disponível em:<www.terra.com.br/istoetemp/edicoes/2078>.(adaptado)

A relação de sentido estabelecida pelo termo destacado em “POR ISSO, estimar-se é uma necessidade vital...” é de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     “POR ISSO, estimar-se é uma necessidade vital...”

    ➥ Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa conclusiva. O valor semântico expresso é de conclusão em relação ao que foi apresentado anteriormente. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão quer que indiquemos qual a classificação da oração em destaque. Vejamos:

    O resultado vai de um simples incômodo ___ distúrbios mentais graves. Por isso, estimar-se é uma necessidade vital, que não tem nada ___ ver com arrogância, como se acreditava até 15 anos atrás.

    Temos uma locução conjuntiva iniciando oração e seguida de vírgula causando intencionalmente um desfecho do que foi dito anteriormente.

    a) Causa.

    Incorreta. As conjunções ou locuções conjuntivas de causa não são para dar desfecho e sim para estabelecer uma causa a oração principal e são elas:  porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc.

    Ex: Eu fiz isso porque quis.

    b) Conclusão.

    Correta. As conjunções ou locuções conjuntivas conclusivas servem para dar um desfecho, concluir o que foi dito anteriormente, igualmente ocorre no trecho.

    c) Conformidade.

    Incorreta. As conjunções ou locuções conjuntivas de conformidade expressam um modelo adotado para a execução do que se declara na oração principal. São elas: conforme, como, segundo, consoante etc.

    Ex: conforme eu falei, não irei.

    d) Explicação.

    Incorreta. As conjunções ou locuções conjuntivas de explicação introduzem uma oração coordenada com valor explicativo e são elas:  isso porque, dessa forma, um motivo, como: que, porqueporquantopois (anteposto ao verbo).

    EX: O mal é irremediável; deves, pois, conformar-te.

    Referência bibliográfica: CEGALLA, Domingos P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48o ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

    GABARITO: B

  • Causa: pois, porque, que, já que, haja vista, dado que, na medida em que...

    Conclusão: então, assim, pois, por isso, portanto, dessa forma, desse modo, por conseguinte, nesse sentido, logo...

    Conformidade: como, conforme, consoante, de acordo, segundo...

    Explicação: que, pois, porque, já que, uma vez que, não obstante...

  • Conformativa= Conforme, segundo, como, consoante...

    Causal= porque, que, como(i.f.), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que...

    Explicativa= pois(a.v.), porque, porquanto, que, isso porque, dessa forma, um motivo...

    Conclusivas= Portanto, pois(d.p),por isso, por conseguinte...

  • GABARITO: "b) Conclusão."

    Em “por isso, estimar-se é uma necessidade vital” o termo destacado tem valor conclusivo e, por isso, pode ser substituído por qualquer conjunção conclusiva.

    Exemplo: assim/portanto, estimar-se é uma necessidade vital.

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO....''