SóProvas


ID
3891415
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O movimento da luta antimanicomial completou trinta anos no mês de dezembro de 2017 e comemorou com um grande evento em Bauru (SP), cidade que sediou o primeiro encontro. O evento é muito atual em razão da tentativa de
retrocesso promovida pelo Ministério da Saúde com portarias que incluem os manicômios na rede de atenção psicossocial (RAPS), aumentando o valor remunerado e contrariando a conhecida Lei Paulo Delgado, um dos marcos da reforma psiquiátrica. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

I Nos últimos anos, a consolidação da reforma psiquiátrica brasileira levou à expansão da RAPS, com milhares de centros de atenção psicossocial (CAPS) em todo o Brasil e a diminuição dos leitos psiquiátricos em manicômios.
II O Programa de Volta para Casa retirou milhares de moradores dos hospitais psiquiátricos, devolvendo a eles a condição de morar em liberdade, nas cidades, nos chamados serviços residenciais terapêuticos,
presentes em muitos municípios brasileiros.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os , também conhecidos como Residências Terapêuticas, são casas, locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.

    As Residências Terapêuticas foram instituídas pela  de fevereiro de 2000 e são parte integrante da . Esses dispositivos, inseridos no âmbito do Sistema Único de Saúde/SUS, são centrais no processo de desinstitucionalização e reinserção social dos egressos dos hospitais psiquiátricos.

    Tais casas são mantidas com recursos financeiros anteriormente destinados aos leitos psiquiátricos. Assim, para cada morador de hospital psiquiátrico transferido para a residência terapêutica, um igual número de leitos psiquiátricos deve ser descredenciado do SUS e os recursos financeiros que os mantinham devem ser realocados para os fundos financeiros do estado ou do município para fins de manutenção dos Serviços Residenciais Terapêuticos.

    Em todo o território nacional existem mais de 470 residências terapêuticas.

    fonte: http://www.ccs.saude.gov.br/VPC/residencias.html

  • QUAIS AS CONDIÇÕES PARA INCLUSÃO DE POSSÍVEIS BENEFICIÁRIOS NO PROGRAMA?

    Será necessário que a pessoa incluída no programa esteja de alta hospitalar e morando em residência terapêutica, ou com suas famílias (de origem ou substitutas), ou formas alternativas de moradia. Será necessário também que o paciente esteja sendo atendido por um CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) ou outro serviço de saúde mental do município onde passará a residir. Os beneficiários deverão ser acompanhados permanentemente por uma equipe municipal encarregada de prover e garantir o bom acompanhamento do paciente e apoiá-lo em sua integração ao ambiente familiar e social.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/prog_volta_para_casa.pdf

  • Então residência terapêutica é igual a manicômio? Eu li a assertiva I e entendi isso