SóProvas


ID
3895096
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo documento expedido pela Associação Brasileira de Pós‐Graduação em Saúde Coletiva (2006), a formação na saúde que se conhece hoje é, essencialmente, acadêmica, distante da realidade do País e não implicada com a transformação social. Essa constatação incentiva estratégias de humanização da saúde, nas quais a psicologia tem importante papel, para alcançar uma maior qualificação da atenção e da gestão em saúde. No que se refere à Política Nacional de Humanização, julgue os próximos itens.


I A Política Nacional de Humanização, de forma resumida, consiste na construção/ativação de atitudes ético‐estético‐políticas em sintonia com um projeto de corresponsabilidade e qualificação dos vínculos interprofissionais e destes com os usuários na produção da saúde.

II É uma rede de construção permanente de cidadania que implica uma mudança na cultura de atenção aos usuários e da gestão de processos de trabalho.

III A Política Nacional de Humanização supõe um novo tipo de interação entre os sujeitos e nos modos de trabalhar em equipe porque implica produzir “cumplicidade” entre esses atores.

IV Essa Política propõe que se olhe para cada sujeito como sujeito de um coletivo, recusando sua especificidade e se afastando da perspectiva orientada por uma concepção biologizante e mecanizada da vida.


A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • IV Essa Política propõe que se olhe para cada sujeito como sujeito de um coletivo, recusando sua especificidade e se afastando da perspectiva orientada por uma concepção biologizante e mecanizada da vida.

    ([E necessário considerar a especificidade de cada sujeito e de seu caso)

  • Em nenhum documento referente a PNH encontrei o termo "cumplicidade". Contudo, a banca pode ter se referido a ele como sinônimo de grupalidade.

    Grupalidade: Experiência que não se reduz a um conjunto de indivíduos nem tampouco pode ser tomada como uma unidade ou identidade imutável. É um coletivo ou uma multiplicidade de termos (usuários, trabalhadores, gestores, familiares etc) em agenciamento e transformação, compondo uma rede de conexão na qual o processo de produção de saúde e de subjetividade se realiza (conf. Produção de saúde/produção de subjetividade).

    • Cumplicidade: companheirismo, camaradagem, coleguismo, compadrio, amizade, intimidade, solidariedade.

    Nesse sentido, a Humanização supõe troca de saberes (incluindo os dos pacientes e familiares), diálogo entre os profissionais e modos de trabalhar em equipe. E aqui vale ressaltar que não estamos nos referindo a um conjunto de pessoas reunidas eventualmente para “resolver” um problema, mas à produção de uma grupalidade que sustente construções coletivas, que suponha mudança pelos encontros entre seus componentes.

    III A Política Nacional de Humanização supõe um novo tipo de interação entre os sujeitos e nos modos de trabalhar em equipe porque implica produzir “cumplicidade” entre esses atores.

    REFERÊNCIAS: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizaSUS_politica_nacional_humanizacao.pdf;