No que diz respeito a Política Nacional de Humanização PNH, é importante identificar famílias que requeiram atenção especial como com pessoas em situação ou risco de violência, pessoas com deficiência, portadores de transtornos mentais entre outros. Alternativa A traz conteúdo correto.
Assim como descrito na alternativa A é importante no PNH uma atenção especial em pessoas com risco/vulnerabilidade, portanto a alternativa B também traz informação verdadeira.
A pessoa a ser atendida deve ser analisada no contexto familiar e singular, por isso é importante a realização de um projeto terapêutico singular, verificando a necessidade de marcar retornos periódicos, agendar visita domiciliar, solicitar apoio de outros profissionais, combinar atendimento em grupo ou outras práticas que potencializem o cuidado. Alternativa C tem informações corretas.
A alternativa D ressalta o que já foi exposto acima, é importante encontrar risco/vulnerabilidade na população atendida, para isso, deve-se, também, identificar pessoas, em situação de transtorno ou adoecimento, em função de discriminação de gênero. Alternativa D traz informação correta.
Para um atendimento integrado, é imprescindível se trabalhar em articulação com outros níveis de atenção e não de forma independente. Alternativa E traz informação falsa.
Gabarito do Professor: Letra E
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. O HumanizaSUS na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.