SóProvas


ID
3898576
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das fases da depressão vivenciada pelo paciente, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O luto também pode estar correlacionado com alguma época da vida, ou algum emprego que o indivíduo teve, por exemplo.

  • Freud distingue 2 tipos de depressão: o luto e a melancolia. Tanto o luto quanto a melancolia são maneiras de lidar c/ a perda do objeto- objeto da pulsão, objeto da libido e objeto de amor.

  • Elisabeth Kübler-Ross descreveu a reação psíquica de cada paciente em estado terminal e assim formulou as cinco fases do luto ou perspectiva da morte: negação, raiva, negociação ou barganha, depressão e aceitação.

    A primeira fase, da negação, se manifesta como uma defesa psíquica, onde a pessoa se nega a acreditar no que ocorreu e de alguma forma, tenta não entrar em contato com a realidade e prefere não falar sobre o assunto. É uma fase de dor intensa e dificuldade para lidar com a perspectiva da ausência. 

    A segunda fase, da raiva, se caracteriza pelo sentimento de revolta com o mundo e todos, onde o indivíduo se sente injustiçado e não se conforma pelo o que está passando. Porém aqui já começa uma conexão com a realidade e o indivíduo passa a perceber que não é possível reverter a situação.

    Na terceira fase, da negociação ou barganha, a pessoa negocia consigo mesma. É uma tentativa de aliviar a dor e ponderar possíveis soluções para sair daquela circunstância. 

    Nesta quarta fase, da depressão, o paciente se reclui para o seu mundo interno, onde passa a se isolar e a se considerar impotente frente ao ocorrido. Comumente é a fase mais duradoura do processo do luto, caracterizada por um sofrimento intenso.

    E por fim, a quinta e última fase do luto, a da aceitação, se caracteriza por um não sentimento de desespero; o paciente já consegue enxergar a realidade como ela é. Ocorre assim, a assimilação e aceitação por completo da perda ou morte de forma consciente.

    O luto não não necessariamente se refere a perda de um ente querido. Pode caracterizar a perda do estado de saúde na vivência de uma doença; perda de planos impossíveis de serem concretizados; etc.
     

    Gabarito do Professor: Letra A.