SóProvas


ID
3898582
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao cuidado com a criança, julgue os itens seguintes.

I. O brincar é excelente instrumento preventivo, diagnóstico, prognóstico e terapêutico para crianças em fase terminal.
II. Algumas atividades que o psicólogo hospitalar pode executar com as crianças que estão internadas no hospital são: desenho; pintura; recortes; colagens; teatro de fantoches; e playmobil de hospital.
III. O psicólogo deve orientar a família a não falar sobre a morte de um ente querido com a criança, para protegê-la da dor.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Todas as assertivas estão de acordo com a prática da ludoterapia no contexto hospitalar, com exceção do item III, pois os pais acreditam que evitando falar sobre a morte com a criança, estão protegendo a mesma, como se aliviasse a dor ou mudasse a realidade. No entanto, a criança sente-se confusa, desamparada e sem ter com quem conversar a respeito. Falar dessa morte não significa aumentar a dor, mas, provocar um alívio. A criança percebe o fato, e embora não expresse verbalmente, manifesta em seus jogos, desenhos e brincadeiras. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Gabarito C

    A assertiva III está errada, pois...

    A criança percebe quando ocorreu uma morte, e não falar sobre ela pode provocar medo, insegurança. O uso de metáforas para explicar a morte deve ser evitado. Exemplificando: falar da morte como “sono eterno” pode causar incompreensão, porque se confunde com o sono diário, o mesmo ocorre quando se fala da morte como “viagem eterna”, comparada com as viagens de fim de semana, com ida e volta. O que tem como objetivo diminuir a dor pode causar dificuldades de compreensão.

    Fonte: https://www.ip.usp.br/revistapsico.usp/index.php/30-commentor-2/79-falando-de-morte-com-criancas.html