SóProvas


ID
3899845
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as assertivas abaixo sobre a expansão das potências colonizadoras e formação do Estado moderno na Europa:


I. Quando a burguesia e a monarquia se aproximaram, objetivando os mesmos interesses, a centralização do poder foi consumada.
II. Os entraves do mundo feudal foram ao poucos desmontados pelas necessidades dos negócios da burguesia.
III. Foi a partir do início do século XV que a participação efetiva de Portugal no comércio Europeu teve grande impulso.
IV. A formação do Estado Moderno contou com a intensificação expansionista com grandes navegações promovidas por Portugal, Espanha, França e Grécia.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  •  Foi a partir do início do século XV que a participação efetiva de Portugal no comércio Europeu teve grande impulso.

  • Não teria sido a partir do século XVI que a participação efetiva de Portugal no comércio Europeu teve grande impulso?

  • Portugal foi uma das primeiras monarquias a se unificar, isso possibilitou ser um dos primeiros reinos da Europa a se aventurar além do mar mediterrâneo, dando impulso de Portugal no comércio europeu. Em meados do século XV Portugal já conseguira alcançar Ceuta, parte norte do continente africano de onde 700 anos antes saíra os mouros.

    O erro da IV está em colocar a Grécia.

    Gabarito D

  • dica: não leia com pressa... ja fui colocando alternativa E pq não vi ''Grécia'' na IV

  • Discordo da afirmativa I, que diz que a burguesia e o rei objetivavam os mesmos interesses. ISTO ESTÁ ERRADO!!! O rei quer a centralização do poder político enquanto a burguesia deseja o desenvolvimento comercial.

  • Bruno Müller, justamente por isso a afirmativa I está correta. Com o fim do feudalismo, os burgueses queriam uma figura única e centralizadora que pudesse atender aos interesses da Nobreza concomitante às aspirações da Burguesia. Portanto, não é errado dizer que essa afirmação está certa, visto que a partir dela, temos a formação dos Estados Nacionais Absolutistas.