SóProvas


ID
3902872
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

De acordo com as disposições da legislação societária, o estatuto social pode criar reservas. Sobre esse assunto, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Consoante dispõe o art. 194, Lei n.º 6.404/76 (Lei das S/A):

    Art. 194. O estatuto poderá criar reservas desde que, para cada uma:

           I - indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade;

           II - fixe os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que serão destinados à sua constituição; e

           III - estabeleça o limite máximo da reserva.

  • O estatuto social pode criar reservas, desde que, para cada uma delas indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade.

    O estatuto social pode criar reservas, desde que, para cada uma delas fixe os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que serão destinados à sua constituição.

    O estatuto social pode criar reservas, desde que, para cada uma delas estabeleça o limite máximo da reserva.

  • gabarito b

    ESTATUTO SOCIAL

    É um documento composto e registrado com o objetivo de oficializar a criação de companhias de capital fechado ou aberto (desde que organizadas em cotas). Nele, devem constar todas as informações detalhadas como: denominação, objeto social, capital social, localização, assembleias e conselhos. Além disso, diversas políticas podem ser incluídas no estatuto social. E saber interpretá-lo é especialmente importante para os investidores, visto que ele é considerado como o formador da identidade do negócio, a espinha dorsal (e jurídica).

    Mas atenção! embora seja frequentemente confundido com o contrato social, o estatuto social se difere por englobar também o grupo composto por entidades sem fins lucrativos (caso não permitido no contrato social).

    O estatuto social é popularmente conhecido como a “certidão de nascimento das empresas”. Ele define as questões básicas: a corporação ganha uma razão social, entre tantos outros pontos elementares.

    Como o estatuto social é composto?

    Ações: número de cotas, tipo (se é ação ordinária ou preferencial)…

    Capital social: valor inicialmente investido por cada sócio;

    Conselho fiscal: número de membros permitidos etc.

    Denominação social: a razão social;

    Diretores: número mínimo e máximo permitidos, prazo de gestão etc.

    Objeto social: a atividade econômica que gerará receita;

    Prazo de duração: pode ser determinado ou indeterminado;

    Sede: município onde a empresa está localizada;

    Lei n.º 6.404/76 (Lei das S/A):

    Art. 194. O estatuto poderá criar reservas desde que, para cada uma:

          I - indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade;

          II - fixe os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que serão destinados à sua constituição; e

          III - estabeleça o limite máximo da reserva.

  • A questão tem por objeto tratar das sociedades anônimas, sobre a criação das reservas. Segundo Campinho “as reservas representam parcelas do patrimônio liquido da companhia que possuem destinação especifica". O referido autor cita ainda a definição de Túllio Ascarelli afirmando que “traduzem, portanto, valores adicionais nesse patrimônio, servindo como reforço à estrutura financeira" (1).

    As reservas podem ser de Lucro (origem no lucro líquido do exercício) ou de Capital (outros fatores que não sejam resultados sociais). Constituem reservas de lucro: legal; estatutária, para contingência, de incentivos fiscais, de lucros a realizar, de retenção de lucros e especial.

    A questão trata especificamente da reserva estatutária. 


    Letra A) Alternativa Correta. O estatuto poderá criar reservas desde que, para cada uma: I - indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade; II - fixe os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que serão destinados à sua constituição; e III - estabeleça o limite máximo da reserva (art. 194, Lei 6.404/76).  Sendo assim, criar reservas sem indicar a finalidade, de forma ampla, é ilegal. 


    Letra B) Alternativa Incorreta. O estatuto poderá criar reservas desde que, para cada uma: I - indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade; II - fixe os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que serão destinados à sua constituição; e III - estabeleça o limite máximo da reserva (art. 194, Lei 6.404/76).

    Letra C) Alternativa Correta. O estatuto poderá criar reservas desde que, para cada uma: I - indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade; II - fixe os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que serão destinados à sua constituição; e III - estabeleça o limite máximo da reserva (art. 194, Lei 6.404/76).

    Letra D) Alternativa Correta. O estatuto poderá criar reservas desde que, para cada uma: I - indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade; II - fixe os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que serão destinados à sua constituição; e III - estabeleça o limite máximo da reserva (art. 194, Lei 6.404/76).

    Gabarito da Banca e do Professor: B


    Dica: As reservas de capital somente poderão ser utilizadas para: I - absorção de prejuízos que ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros (artigo 189, parágrafo único); II - resgate, reembolso ou compra de ações; III - resgate de partes beneficiárias; IV - incorporação ao capital social; V - pagamento de dividendo a ações preferenciais, quando essa vantagem lhes for assegurada (artigo 17, § 5º).

         

         (1) Campinho. Sérgio. Curso de Sociedade Anônima. Rio de Janeiro: Renovar, 2015. Pág. 414.

  • A análise feita pelas juntas comerciais é estritamente dos requisitos legais FORMAIS do ato. Logo, NÃO ingressam no mérito dos atos arquivados – se são materialmente legais ou não.

    Isso quer dizer que um ato materialmente ilegal pode vir a ser registrado? COM CERTEZA! Porém na prática, muitas das vezes as juntas comerciais fazem uma análise mais profunda dos documentos apresentados, verificando, inclusive, questões que seriam de ordem material.