SóProvas


ID
3909949
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de São Roque do Canaã - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Fase do Ciclo Orçamentário de Discussão e Estudo pode ser definida por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    O Ciclo Orçamentário é uma sequência de fases ou etapas que devem ser cumpridas como parte do processo orçamentário, correspondendo ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público. É válido ressaltar que ele é desenvolvido em um período superior ao ano civil.

    Suas fases são divididas em quatro:

    Elaboração e Planejamento

    É a primeira etapa do ciclo e consiste na elaboração da proposta orçamentária (PLOA). Nesta fase, estimam-se as receitas e fixam-se as despesas, que devem ser apresentadas de forma padronizada e discriminada, de acordo com as várias classificações exigidas nos dispositivos legais.

    Estando consolidados os dados e informações, o órgão central de planejamento recebe as propostas de cada unidade orçamentária, realiza ajustes necessários e consolida os dados. Após esse processo, o Chefe do Poder Executivo encaminha uma mensagem com a proposta orçamentária para aprovação de votação do PLOA.

    Discussão e Aprovação

    Após a elaboração, o Projeto de Lei Orçamentária é enviado ao Poder Legislativo e é preciso observar o prazo constitucional de análise e aprovação até o final de cada Legislatura.

    Feitas as considerações e emendas, o Poder Legislativo aprova a Lei Orçamentária Anual e encaminha a mesma para a sanção do Chefe do Poder Executivo e posterior publicação no Diário Oficial.

    Execução

    Feita a discussão e aprovação, a execução consistirá na efetiva arrecadação da receita e realização da despesa, que será processada ao longo de todo o exercício financeiro, iniciado em 1º de janeiro e finalizado em 31 de dezembro. Esse procedimento deve estar em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

    Ainda nesta etapa, para cada unidade orçamentária, são estabelecidos créditos e dotações orçamentárias seguindo a execução dos programas e atividades.

    Avaliação e Controle

    Nessa fase os órgãos internos e externos apreciam e julgam se a aplicação dos recursos públicos ocorreu nos termos previstos da Lei Orçamentária Anual. Os Órgãos de Controle poderão realizar inspeções e auditorias, sem que haja prejuízo da apreciação final das contas.

    Conforme a Lei nº4.320/64, o controle da execução orçamentária compreende: legalidade dos atos que envolvem arrecadação da receita e realização da despesa, fidelidade funcional dos agentes da administração e cumprimento do programa de trabalho.

    O Controle Interno é realizado pela própria administração, ou seja, pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, através dos seus Órgãos. Já o Controle Externo é feito pelo Poder Legislativo, com auxílio do Tribunal de Contas.

    Sabendo da importância da elaboração do Orçamento para o município, a Aspec oferece uma solução que permite a discriminação dos recursos orçamentários e financeiros, viabilizando o Planejamento Governamental conforme as metas estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.

    Fonte: Siconfi, STN, Portal Contabilidade Pública, Portal Segredos de Concurso

  • Legislatura (4 anos) ?

  • Não seria "sessão legislativa"?

  • Acho que o gabarito está equivocado. O ítem "A" fala de legislatura(4 anos) e não em Sessão legislativa.

    Acredito ser o ítem "D" o menos incorreto pois: na fase de elaboração, quando ainda se tem um PLOA, temos as receitas e despesas previstas. Já na fase de Discussão é que realmente, após aprovar o PLOA, é que serão as Receitas previstas e as Despesas FIXADAS.

  • O termo "estudo" dá uma bagunçada na questão. A letra "a" parece ser a mais correta, exceto pelo termo "legislatura".

  • a. Elaboração e Planejamento.

    b. Execução orçamentária e financeira.

    c. Execução orçamentária e financeira.

    d. Elaboração e Planejamento

    e. Conceito de Ciclo orçamentário

    https://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cartilha/cartilha.pdf

  • Doutrina minoritária subsidiando provas de bancas que não sabem nem usar a vírgula, só isso.

  • GAB A

    DISCUSSÃO/ESTUDO: A fase de discussão corresponde ao debate entre os parlamentares sobre a proposta. Segundo o art. 166 da CF/88: Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. Ainda, a CF/88 determina que cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre, entre outros, plano plurianual, diretrizes orçamentárias e orçamento anual e planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento.

    No Poder Legislativo Federal, os projetos dos instrumentos de planejamento e orçamento e dos créditos adicionais transitam por uma comissão mista permanente composta por senadores e deputados, denominada de Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Nos demais entes é uma comissão permanente comum, pois possuem apenas uma casa legislativa, composta por deputados nos estados e vereadores nos municípios.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)