A questão em análise pergunta qual das alternativas apresentadas nos traz o modelo de administração orientado para o cidadão, e para a obtenção dos resultados etc. Para responder corretamente, vamos analisar cada alternativa.
A - CORRETA. O modelo gerencial é marcado pela vinda de práticas típicas do setor privado para a administração pública. Em razão disso, suas principais características são: a orientação para resultados, foco no cidadão como cliente, descentralização administrativa e política, terceirização etc. Nesse modelo, a eficiência é uma prioridade, tanto que, por meio da EC 19/98 (que introduziu a figura do contrato de gestão na administração pública), a eficiência foi inserido como norteador de toda atividade administrativa no Brasil.
B - INCORRETA. A realidade vista no modelo patrimonialista é a de uma elite política que "manda e desmanda" de forma autoritária na coisa pública como se sua fosse. Essa é, inclusive, umas das grandes marcas desse modelo; a confusão entre o que é público e o que é dessa elite dominante. Além do escalão político, existe uma camada de funcionários públicos marcada pela corrupção, nepotismo e clientelismo (troca de favores).
C - INCORRETA. O modelo burocrático surge no Brasil com o objetivo de combater algumas disfunções do modelo patrimonialista. Por essa razão, o foco é direcionado ao controle e aos procedimentos padronizados, destacando-se a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional e a profissionalização do servidor.
O modelo burocrático é autorreferente, é voltado para si mesmo, isso fica evidente quando as regras e a rigidez nos procedimentos se tornam boas apenas para a administração, foco na estrutura.
D - INCORRETA. Não existe o modelo de administração "descentralizada". A descentralização é uma característica do modelo gerencial.
Diante do que foi exposto, podemos concluir que a questão está se referendo ao modelo gerencial de administração pública. Dessa forma, o gabarito correto é pode ser encontrado na alternativa "D".
GABARITO: A
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.
DE ABREU E LIMA MOREIRA, E. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador, Juspodivm, 2016.
✅Letra A.
Modelo Gerencial = Nova administração pública originária dos EUA (Ronald Reagan) e da Inglaterra ( Margareth Tatcher), suas características atinham-se como a cidadania, democracia, transparência, qualidade na prestação de serviços públicos e ótica do cliente-cidadão, objetiva superar a crise fiscal, em 1995, voltado para os RESULTADOS, controle a posterior, no governo de Fernando Henrique Cardoso, orientado para o cidadão.
Fonte: Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos. BONS ESTUDOS. LUTE PELO QUE QUER!!!✍❤️