Gab. D
Visualizamos um triplo mérito no Estruturalismo:
Em primeiro lugar, ele introduz uma nova lógica, integrativa e não dicotômica, para tratar da organização e do indivíduo. Com isso, o campo da análise administrativa torna-se muito mais rico, possibilitando uma melhor compreensão das organizações e de seu desempenho.
Em segundo lugar, novos temas que antes recebiam pouca atenção como conflito, alienação, poder passaram a encontrar guarida na teoria organizacional. Não devemos esquecer que a contribuição estruturalista provém fundamentalmente dos sociólogos e que trazem para o campo da Administração a temática que lhes é peculiar.
Em terceiro lugar, o estruturalismo passa a preocupar-se não apenas com as organizações industriais, mas abre um novo leque de opções: hospitais, prisões, escolas, universidades, clubes, exército, ordens religiosas, entre outras, são organizações que passaram a ser objeto de estudo por parte dos estruturalistas.
Acesso: https://www.passeidireto.com/arquivo/36150942/movimento-estruturalista-sist-emico
a) Sistêmica.
ERRADA. A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) trabalha com a ideia de que a organização é composta por atividades, fluxos e processos que interagem entre si e com o ambiente em que atua para que possa alcançar seus objetivos. Considerando-se essa teoria, as organizações que mantêm trocas com o ambiente por meio de entradas e saídas são conhecidas como sistemas abertos.
b) Comportamental.
ERRADA. A teoria comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas para explicar como estas se comportam, essa teoria estuda a motivação humana de uma perspectiva individual.
c) Clássica.
ERRADA. A teoria clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na teoria clássica de Fayol, a eficiência surge do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência a todas as artes envolvidas com abordagem de cima para baixo e do todo para as partes. Segundo Chiavenato (2008),
d) Estruturalista.
CERTA. A teoria estruturalista baseou-se no conceito do homem organizacional. O homem é visto O homem é visto como um ser organizacional que desempenha papéis em diferentes organizações, que se inter-relacionam, a fim de alcançar os objetivos próprios. Outro ponto importante é que a teoria estruturalista, voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático. Essa teoria exatamente passa a dar ênfase em conflito, alienação e poder.
Gabarito: Letra D.