SóProvas


ID
3914155
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taubaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas a respeito do Transtorno de Ansiedade de Separação, conforme o DSM-V:

I – Apresenta como características essencial o medo ou a ansiedade excessivos envolvendo a separação de casa ou de figuras de apego.
II – Em crianças, pode ser herdado, com estimativa de herdabilidade superior a 50% em amostra de gêmeos.
III – Quando separadas das figuras importantes de apego, as crianças podem exibir retraimento social, apatia, tristeza ou dificuldade de concentração no trabalho ou nos brinquedos.

Está CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Pelo que pesquisei no DSM-V o gabarito está errado.

    Analise as afirmativas a respeito do Transtorno de Ansiedade de Separação, conforme o DSM-V:

    I – Apresenta como características essencial o medo ou a ansiedade excessivos envolvendo a separação de casa ou de figuras de apego. II – Em crianças, pode ser herdado, com estimativa de herdabilidade superior a 50% em amostra de gêmeos. III – Quando separadas das figuras importantes de apego, as crianças podem exibir retraimento social, apatia, tristeza ou dificuldade de concentração no trabalho ou nos brinquedos.

    Transtorno de Ansiedade de Separação (DSM-V página 190-191)

    Critérios Diagnósticos 309.21 (F93.0)

    A. Medo ou ansiedade impróprios e excessivos em relação ao estágio de desenvolvimento, envolvendo a separação daqueles com quem o indivíduo tem apego, evidenciados por três (ou mais) dos seguintes aspectos:

    1. Sofrimento excessivo e recorrente ante a ocorrência ou previsão de afastamento de casa ou de figuras importantes de apego.

    Características Associadas que Apoiam o Diagnóstico

    Quando separadas das figuras importantes de apego, as crianças com transtorno de ansiedade de separação podem exibir retraimento social, apatia, tristeza ou dificuldade de concentração no trabalho ou nos brinquedos. (DSM-V página 192)

    Fatores de Risco e Prognóstico

    Genéticos e fisiológicos. O transtorno de ansiedade de separação em crianças pode ser herdado. A herdabilidade foi estimada em 73% em uma amostra da comunidade de gêmeos de 6 anos, com taxas mais altas entre as meninas. As crianças com o transtorno exibem sensibilidade particularmente aumentada à estimulação respiratória usando ar enriquecido com CO2. (DSM- V página 193)

    Portanto gabarito incorreto, TODAS AS AFIRMATIVAS ESTÃO CORRETAS!!!!