A) A trajetória do desenvolvimento da linguagem na criança não segue uma sequência identificável quanto ao seu uso para o pensamento ou para a comunicação interpessoal. A antecedência de um desses usos varia conforme a estimulação recebida pela criança.
Primeiro tenho o desenvolvimento INTERpsicológico (contexto social) depois tenho desenvolvimento INTRApsicológico (interiorização)
B) Independentemente da sequência em que aparecem no desenvolvimento, tanto o uso interpessoal da linguagem quanto o uso intrapsíquico avançam conforme a criança supera os níveis de generalização e abstração, tornando-se capaz de um uso concreto dos signos.
Dá ideia que o desenvolvimento INTERpsicológico e INTRApsicológico ocorrem juntos
C) A criança primeiramente utiliza a linguagem como instrumento de pensamento, com a função de adaptação pessoal. Com o desenvolvimento é que ela passa a ser capaz de utilizar a fala socializada, com a função de comunicar, de manter contato social.
Antes da criança desenvolver ela já utiliza a fala socializante
D) A criança primeiramente utiliza a fala socializada, com a função de comunicar, de manter contato social. Com o desenvolvimento é que ela passa a ser capaz de utilizar a linguagem como instrumento de pensamento, com a função de adaptação pessoal.
A primeira função básica da linguagem é INTERCÂMBIO SOCIAL
E) A criança desenvolve, concomitantemente, o uso da linguagem tanto como instrumento de pensamento, com a função de adaptação pessoal, quanto como instrumento de comunicação, com a função de manter contato social.
Primeiro tenho o desenvolvimento INTERpsicológico (contexto social) depois tenho desenvolvimento INTRApsicológico (interiorização)