SóProvas


ID
3918112
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A família pode fazer muito pelos filhos: educá-los para que respeitem as diferenças, para que sejam honestos e justos, para que sejam virtuosos, respeitosos, solidários e muito mais. Entretanto, o grupo familiar deve ter conhecimento de seus limites. Mais do que nunca, hoje vale muito o provérbio africano “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, não é mesmo? E a nossa grande aldeia global não caminha lá muito bem. Por isso, é necessário dialogar com os filhos a respeito de tudo o que eles aprendem, observam, testemunham fora de casa. [...] A educação que damos aos filhos é a melhor herança que podemos deixar-lhes, mas não é vacina contra nada.
(SAYÃO, R. Revista Veja, ed. 2546. Adaptado.)

Sobre os recursos linguísticos usados para a construção da coesão do texto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO

    [ B] - "As duas ocorrências do pronome relativo que na última frase exercem a função de elemento coesivo e retomam o sentido do mesmo referente."

  • Queremos a incorreta:

    (A) Os pronomes loseles e lhes funcionam como elementos coesivos, retomam o sentido do mesmo vocábulo: filhos.

    A família pode fazer muito pelos filhos: educá-los para que respeitem as diferenças, para que sejam honestos e justos, para que sejam virtuosos, respeitosos, solidários e muito mais. Entretanto, o grupo familiar deve ter conhecimento de seus limites. Mais do que nunca, hoje vale muito o provérbio africano “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, não é mesmo? E a nossa grande aldeia global não caminha lá muito bem. Por isso, é necessário dialogar com os filhos a respeito de tudo o que eles aprendem, observam, testemunham fora de casa. [...] A educação que damos aos filhos é a melhor herança que podemos deixar-lhes, mas não é vacina contra.

    (B) As duas ocorrências do pronome relativo que na última frase exercem a função de elemento coesivo e retomam o sentido do mesmo referente.

     A educação que damos aos filhos é a melhor herança que podemos deixar-lhes.

    (C) O advérbio hoje é uma referência temporal cujo sentido é construído por elemento fora do texto.

    Ocorre o que é chamado de "Exofórica" – relaciona termos de fora do texto para dentro. Também é chamada de dêitica, díctica.

    (D)Nos trechos para que sejam virtuosos e testemunham fora de casa, ocorre coesão pela omissão de um termo facilmente depreendido no contexto.

  • O pronome relativo "que" retoma ao substantivos antecedentes "educação" e "herança", então não são mesmos referentes.